Pular para o conteúdo principal

Jesus foi criado? (O que significa Primogênito ?) – Parte 2

 

 

Uma conversa significativa sobre temas bíblicos ocorreu entre o autor deste site e uma pessoa num grupo apologético do Facebook. O primeiro artigo desta série abordou o subtema inicial em torno do tema central acima. Segue, neste artigo, a abordagem de outro aspecto do tema central, que envolve o significado da palavra “primogênito” em sua referência a Jesus Cristo em Colossenses 1:15.

 Alcinei:

 Eu sei que você sabe muito bem – você não é bobo nas Escrituras – que a palavra “primogênito” significa:

 1- O mais velho de uma família, primeiro numa série; 

2- O proeminente, o que tem a primazia e domínio. Exemplos: Êxodo 4.22; Salmo 89.27; Jeremias 31.9. Não deixe de comparar com Genesis 48.14. 

Em Colossenses, este seu argumento é baseado em meia verdade; e, se somente tem este significado, não se encaixa no texto de Colossenses. 

1 – A palavra primogênito tem dois significados: (1) O mais velho de uma família, o primeiro filho de alguém dentre outros; (2) O proeminente, o que tem a primazia e domínio (Êxodo 4.22; Salmo 89.27; Jeremias 31.9; compare com Gênesis 48.14. Por favor, não deixe de comparar.) 

2 – Se a palavra “primogênito” tiver só o significado de o mais velho e primeiro filho de alguém dentre outros, a sua interpretação de Colossenses está errada. Se a expressão “o primogênito de faraó” significa o primeiro filho entre outros; o primogênito de Israel, a mesma coisa, e assim por diante; se a expressão “O PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇÃO” for considerada paralela com essas frases, então o significado seria O PRIMEIRO FILHO DE TODA CRIAÇÃO. Isto, porém, seria exatamente o inverso do que o texto diz. O texto não diz que a criação produziu Cristo, mas que CRISTO PRODUZIU A CRIAÇÃO (Colossenses 1.16). Então, para se adequar ao que o senhor pensa, a tradução teria que ser assim: “O PRIMOGÊNITO DE JESUS” ou “A CRIAÇÃO É PRIMOGÊNITA DE JESUS”. 

Mas, se o senhor disser que entende que Deus criou primeiro a Cristo, e Cristo criou depois todas as coisas, mesmo assim a expressão “primogênito de toda a criação” está errada! Se o senhor gera um filho com a mesma natureza que a sua, vai adoecer, crescer, morrer; e este seu filho cria um carro, uma casa, um barco, um avião etc. ... ele não é SEU PRIMOGÊNITO E SIM UNIGÊNITO. Então, não podemos entender que “TODA A CRIAÇÃO” pode ser pai de Jesus Cristo. Nem pode ser considerada a “FAMÍLIA” da qual JESUS faz parte. 

Apologista da verdade: 

Quanto ao sentido de “primogênito” em Colossenses 1:15, quanto à palavra ter ou não dois sentidos, é irrelevante para o ponto em questão. Pois, se Jesus é o primeiro da criação, ele foi criado; se ele é o mais proeminente da criação, ele também foi criado. O primogênito faz parte do grupo. 

O genitivo πάσης (páses) – “de toda a”, referindo-se à criação, não significa que Jesus é “o primeiro filho de toda a criação”, e sim que, em relação à criação (as coisas criadas), Jesus é o “primogênito”. Como realçado acima, o primogênito faz parte do grupo. O “primogênito de toda a criação” faz parte da criação. 

A sua ilustração do filho e do carro não se aplica ao contexto bíblico. Jeová é o Criador de todas as coisas. Ele criou tanto Jesus como as demais coisas. A primeira criação de Jeová foi o Lógos, Jesus Cristo. A palavra “criação”, linguisticamente, refere-se ao que foi criado ou trazido à existência. Neste sentido linguístico, tanto Jesus como as demais coisas foram criadas, ou seja, trazidas à existência. Jesus é “o princípio da criação de Deus”. – Apocalipse 3:14. 

Alcinei: 

Vamos a Colossenses 1.15. 

1 – O que significa a palavra PRIMOGÊNITO? 

2 – O senhor sabe que a palavra PRIMOGÊNITO NÃO TEM UM ÚNICO SENTIDO!!!! Pode ser: 

- O MAIS VELHO DE UMA FAMILIA OU

- O PROEMINENTE, O QUE TEM A PRIMAZIA E DOMÍNIO. 

3 – ‘Se Jesus é o primeiro da criação, ele foi criado; se ele é o mais proeminente da criação ele também foi criado.’ ESTA INTERPRETAÇÃO É SUA E NÃO DA BÍBLIA. 

Quando a Bíblia diz que EFRAIM É MEU PRIMOGÊNITO (Jeremias 31.9), aqui só pode TER O SENTIDO DE PROEMINENTE. SERÁ QUE EFRAIM TAMBEM FOI CRIADO? E O QUE ME DIZER DO POVO DE ISRAEL (Êxodo 4.22) e Davi (Salmo 89.27)? 

Apologista da verdade: 

Quanto a Colossenses 1:15, já demonstrei que o sentido de “primeiro” ou “proeminente” é irrelevante na tentativa de provar que Jesus não teve princípio. Pois o primogênito faz parte do grupo ao qual é referido como tal. Esta não é uma interpretação minha, e sim da Bíblia. Assim, sendo primogênito “de toda a criação”, Jesus é uma criatura. Foi criado. 

Alcinei: 

Colossenses 1.15: 

1 – A PALAVRA PRIMOGÊNITO NÃO TEM APENAS UM SIGNIFICADO. Quando Deus fala em Êxodo 4.22, não significa que ISRAEL foi a primeira nação a ser CRIADA. O Salmo 147.19, 20 diz o motivo disto. 

Em Jeremias 31.9 não significa PRIMEIRO criado. 

2 – A palavra para “PRIMEIRA CRIATURA” É PROTOCTISIS E NÃO PROTOTOKES. QUAL PALAVRA QUE PAULO USOU? Tem mais, porém vou parar por aqui. 

Apologista da verdade: 

Quanto a primogênito, já demonstrei claramente que ele faz parte do grupo ao qual se refere. Logo, Jesus, sendo primogênito de toda a criação, faz parte dela. 

Não é necessária a Bíblia usar a expressão “primeira criatura”. Isso é claramente entendido à base do contexto. 

Alcinei: 

“Não é necessário a escritura usar a palavra PRIMEIRA CRIATURA.” O senhor está totalmente enganado. O contexto não fala que Cristo é a PRIMEIRA CRIATURA, e sim que QUE ELE É O CRIADOR. 

Apologista da verdade: 

Sobre Colossenses 1:15, você afirmou: “O contexto não fala que Cristo é a PRIMEIRA CRIATURA, e sim que QUE ELE É O CRIADOR”. Contudo, o Criador não é referido como “primogênito”. O Criador é referido como “Pai” (Originador). (Mateus 6:9) Além disso, como expliquei de forma recorrente, o primogênito faz parte do grupo. Assim, sendo “o primogênito de toda a criação”, Jesus foi criado. 

[Continua na parte 3.] 

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová. 

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 

 

Comentários

  1. Bom dia, ainda nao li a parte 1, estava fazendo uma outra pesquisa quando acabei lendo tudo. Mas gostaria de dá os parabéns. Imagino como foi cansativo, eu fiquei cansado só de ler o Alcinei falar as mesma coisa, tentando de qualquer forma ter razão. Pela explicação da própria bíblia com reforço da sua ele não entendeu que é o primeiro do grupo em questão. Na relação entre o Jeová e tudo que criou, o Pai é o criador, entre as coisas criadas Jesus foi o primeiro, logo primogênito de toda criação.

    Quando ele cita Êxodo 4:22, ele foca no termo criação e não consegue ver que quando Jeová chama Israel(nação) de primigênio, foi foi por que a nação foi criada primeiro, mas sim que dentro todas as existente Jeová tinha escolhido como sua (Deuteronômio 7:6).

    ResponderExcluir
  2. Hola...
    Saludos!

    Pregunta: Cuál es la.mejor traducción de Juan 10:38 ?

    RVA
    Mas si las hago, aunque á mí no creáis, creed á las obras; para que conozcáis y creáis que el Padre está en mí, y yo en el Padre.
    SRV-BRG
    Mas si las hago, aunque á mí no creáis, creed á las obras; para que conozcáis y creáis que el Padre está en mí, y yo en el Padre.
    TLA
    Pero si yo lo obedezco, crean en lo que hago, aunque no crean en lo que digo. Así, de una vez por todas, sabrán que mi Padre y yo somos uno solo.

    (Aprovechando el espacio)
    Excelentes aportes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Miguel:

      Um artigo está sendo preparado em consideração à sua pergunta.

      Grande abraço e muito obrigado pelo seu elogio!

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)