Pular para o conteúdo principal

Palavra de Deus versus tradição

 

Jesus condena os judeus por seguirem tradições em vez de a Palavra de Deus. 

Fonte: jw.org 

A Bíblia de Jerusalém contém a seguinte nota de rodapé a respeito de Mateus 28:19:

É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula [“em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”] reflita influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro de Atos fala em batizar “no nome de Jesus” (cf. At 1,5+; 2,38+). Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da Trindade. Quaisquer que tenham sido as variações nesse ponto, a realidade profunda permanece a mesma. O batismo une à pessoa de Jesus Salvador; ora, toda a sua obra salvífica  procede do amor do Pai e se completa pela efusão do Espírito. (Negrito acrescentado.)

O comentário desta nota de rodapé sugere que a chamada fórmula batismal encontrada em Mateus 28:19 é uma interpolação, uma adição de escribas posteriores à escrita da Bíblia. O motivo exposto no comentário acima é da suposta contradição entre essa fórmula batismal e o batismo “em nome de Jesus” apresentado no livro de Atos dos Apóstolos.

Porém, o artigo “Batismo em nome de quem?” mostrou bíblica e logicamente que não há contradição entre as duas formas de mencionar o batismo cristão. (Queira ler.)

Sobre a referida nota de rodapé da Bíblia de Jerusalém, um leitor teceu um interessante comentário, que segue abaixo: 

As fontes usadas pelos críticos de Mateus 28:19, como as notas da Bíblia de Jerusalém, ignoram que a BJ acredita numa evolução doutrinal e litúrgica dos primeiros cristãos, bem como na Teoria Documental a respeito da autoria e escrita bíblica.

Os autores das notas da BJ supõe que o autor (ou autores) do evangelho de Mateus (que nem seria o apóstolo com esse nome) transcreveram o texto em sua época (80 d.C), conforme era a liturgia batismal comum naquele ponto da história cristã, batizar em nome “do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (conforme também o Didaquê instrui).

Aí a nota supõe que Atos está citando um costume mais antigo, que era apenas batizar “em nome de Jesus” (entre 30-50 d.C). Afinal, Atos teria sido escrito antes de Mateus (por volta de 60 d.C), então houve uma evolução das crenças, fraseados, liturgias e formulas cristãs.

Os acadêmicos católicos não costumam ter muito problema com isso, pois defendem que seus Papados, Concílios, Credos e Magistério tenham tal autoridade, inclusive se gabam de terem sido eles a editarem o conteúdo e o cânon bíblico, sendo a Bíblia um produto católico, escrito por católicos, para leitores católicos. e tendo direitos de autoria pertencentes à Igreja Católica.

Sendo assim, não importa se Judite não é histórico, se Tobias não é cronologicamente exato, se não foi Salomão quem escreveu o livro de “Sabedoria de Salomão” – pois a autoridade eclesiástica da Igreja Romana os declarou canônicos, então são. Não se importam com os adendos a Daniel, com a suposta escrita tardia de Jó ou se por acaso a história de Jonas é fictícia, independente disso a Igreja os determinou como livros canônicos, que podem ser lidos nas missas e usados pelos católicos. Também não os interessa se a Perícope da Adultera [João 7:53 a 8:11] não fazia parte do Evangelho de João, mas sim uma lenda da Tradição Católica, e nem que a conclusão longa de Marcos (16:9-20) tenha sido posteriormente acrescida por piedosos copistas que acharam o final do evangelho original muito abrupto, pois a Igreja Católica homologou tais versículos também como sendo canônicos e dignos de fé. Afinal, São Jerônimo os pôs na Vulgata; sendo assim, a Bíblia Oficial da Igreja Romana por decreto dos “infalíveis” Papas inclui tais passagens.

Que a Comma Joanina [1 João 5:7, 8] não é algo que foi originalmente escrito por João em sua primeira epístola, os eruditos, biblistas e teólogos católicos não têm dúvida; mesmo assim não veem nada na Comma que seja problemático, afinal esta está em plena consonância com a trinitária Tradição Patrística da Igreja e surgiu dela. 

Então a elite acadêmica do catolicismo não vê muita diferença entre o que é biblicamente original e o que é tradição católica. Para ela Escritura e Tradição têm o mesmo valor e ambas estão sujeitas ao crivo da Santa Sé, que é guiada pelo “Sucessor de Pedro” e pelo Santo Magistério. Se Roma diz que algo é canônico, então pronto, é e ponto final; as questões de crítica textual, acuidade cientifica e de historicidade ficam em segundo ou terceiro plano, pois o conteúdo católico verdadeiramente bíblico (Existência de Deus, Jesus Cristo, Anjos, Diabo, Vida Eterna, Nascimento Virginal) e o conteúdo provindo da Tradição (Trindade, Purgatório, Imaculada Conceição, Cruz, Missa, Domingo, Natal, Apócrifos, Patrística) teriam o mesmo valor.

[Fim do comentário do referido leitor.]

Os judeus dos dias de Jesus Cristo também colocavam a tradição em pé de igualdade com a Palavra de Deus e até acima dela. Jesus condenou esta atitude ao dizer a eles: “Vocês abandonam o mandamento de Deus e se apegam à tradição de homens. […] Vocês sabem muito bem como pôr de lado o mandamento de Deus, a fim de manter a sua tradição.” (Marcos 7:8, 9) E o apóstolo Pedro fala de os cristãos terem sido “livrados da vossa forma infrutífera de conduta, recebida por tradição de vossos antepassados”. (1 Pedro 1:18) Assim, os verdadeiros cristãos levam a sério a sábia admoestação inspirada: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize por meio de filosofia e vão engano, que são baseados em tradições humanas, nas coisas elementares do mundo, e não em Cristo.” – Colossenses 2:8.

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová. 

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 

 

 

 

 

Comentários

  1. Pois é, até mesmo aqueles que hoje conseguiram juntar as verdades fundamentais da bíblia como o conceito unitarista de Deus, a condição dos mortos, a importância do nome divino, o proposito de Deus para com a terra precisam ter cuidado e examinar se tradições humanas não estão tomando equivalência com as verdades biblicas defendidas por eles.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)