Pular para o conteúdo principal

Conceito bíblico sobre a apostasia

Fonte da ilustração: 
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/ws20140715/jeova-conhece-os-que-lhe-pertencem/


“Se alguém se chegar a vós e não trouxer este ensino, nunca o recebais nos vossos lares, nem o cumprimenteis. Pois, quem o cumprimenta é partícipe das suas obras iníquas.” – 2 João 10, 11.

     
Em seu ministério de evangelização, bem como no convívio social e profissional, as Testemunhas de Jeová entram em contato com muitas pessoas que não possuem o conhecimento exato da verdade bíblica e, portanto, não têm “este ensino” mencionado no texto acima. Naturalmente, as Testemunhas não se refreiam de conversar com tais pessoas, nem de recebê-las em seus lares. De fato, reconhecem que a comissão dada por Cristo em Mateus 28:19 e 20 exige o contato religioso com pessoas de toda sorte. Então, de que trata o texto de 2 João 10 e 11?

Observe que a passagem não está fazendo alusão a alguém que meramente tem ensinos falsos e os expressam, mas a alguém que ‘se chega’ aos verdadeiros cristãos evidentemente com a intenção de influenciar e/ou de contestar os ensinos bíblicos. Trata-se patentemente de um militante religioso que toma a iniciativa nesse sentido. O versículo 9 mostra que tal militante pode ser um apóstata, alguém que outrora esteve no “ensino de Cristo” mas que não ‘permaneceu’ em tal ensino. Tal ex-cristão promove ativamente falsos ensinos, canalizando-os para tentar corromper os genuínos cristãos.

A fraseologia do texto mostra que, nos tempos bíblicos, possivelmente alguns com conceito religioso falso iam até os verdadeiros cristãos – aos lares destes – tentando influenciá-los ou contestá-los. Após o advento da imprensa, militantes de ensinos falsos puderam valer-se com mais facilidade de matéria escrita para “se chegar”, por meio delas, aos verdadeiros defensores da fé cristã. Na era da informática, muitos se utilizam de matéria em formato eletrônico para atingir o mesmo objetivo iníquo. Qual deveria ser a postura do cristão verdadeiro ante esse ataque anticristão?

“Nunca o recebais nos vossos lares”, diz categoricamente a Palavra de Deus. Isto indica que devemos evitar decididamente a presença em pessoa de indivíduos ou qualquer matéria impressa ou eletrônica que vise influenciar ou contestar as Testemunhas cristãs de Jeová. Alguém talvez diga: ‘Mas eu não me deixo influenciar por tais matérias.’ No entanto, não é uma questão de ser forte o bastante para não ser influenciado, mas é uma questão de lealdade à clara diretriz da Bíblia. Reajustar qualquer conceito errado nesse assunto resulta na bênção e na aprovação de Jeová Deus. (Provérbios 10:22; 22:4) Inclusive, o autor deste artigo teve, no passado, de ajustar-se para poder se enquadrar na diretriz de 2 João 10 e 11.

A clara exortação de ‘cessar de tocar em coisa impura’ aplica-se também a evitar qualquer conteúdo proveniente de apóstatas ou de militantes da religião falsa que tenha por objetivo corromper os verdadeiros cristãos. Por mantermos essa postura determinada, vivenciaremos em nossa vida de forma mais abundantemente o cumprimento das calorosas palavras de nosso amoroso Pai celestial: “‘Eu vos acolherei. E eu serei pai para vós e vós sereis filhos e filhas para mim’, diz Jeová, o Todo-poderoso.” – 2 Coríntios 6:17, 18.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)