Pular para o conteúdo principal

Jesus voltará em forma humana?

Fonte da ilustração: jw.org




A volta de Cristo é uma ocasião muito aguardada por todos os que examinam as Escrituras e afirmam ser cristãos. O próprio Cristo prometeu: “Virei novamente.” (João 14:3)[1] Diversas passagens bíblicas falam da volta de Cristo para recompensar seus escolhidos e para executar os maus:

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se baterão então em lamento, e verão [ὄψονται (ópsontai) futuro do indicativo médio depoente de horáo (ver)] o Filho do homem vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória. E enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e eles ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma extremidade dos céus até à outra extremidade deles.” – Mateus 24:30, 31.

“Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá [ὄψεται (ópsetai), futuro do indicativo médio depoente de horáo (ver)] e aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele.” – Apocalipse 1:7.

“E então verão [ὄψονται (ópsontai) futuro do indicativo médio depoente de horáo (ver)] o Filho do homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.” - Lucas 21:27.

“E então verão [ὄψονται (ópsontai)] o Filho do homem vir nas nuvens, com grande poder e glória.” - Marcos 13:26.

“Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá [ὀφθήσεται (ofthésetai) futuro do indicativo passivo de horáosegunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” – Hebreus 9:28, ACRF.

Com base nos textos acima, muitas pessoas sinceras esperam ver Cristo vindo em forma humana sobre as nuvens acompanhado por anjos. Porém, observe o leitor que NENHUM dos textos acima fala de Jesus voltar em forma humana. ‘Mas, não declaram tais textos que Jesus será ‘visto’ pelas pessoas?’ alguém poderá sinceramente indagar. ‘Como as pessoas o verão se ele não estiver em forma humana, física?’

Como Jesus Cristo é hoje no céu?

Lemos em Hebreus 1:3: “Ele [Jesus] é o reflexo da … glória [de Deus] e a representação exata do seu próprio ser.” Colossenses 1:15 afirma sobre Jesus: “Ele é a imagem do Deus invisível.” Uma vez que “Deus é espírito” (João 4:24), e Jesus é a imagem de Deus e “a representação exata do seu próprio ser”, ele também é um ser espiritual e invisível.

Um evento que ocorreu na vida de Saulo de Tarso (que se tornou o apóstolo cristão Paulo) nos mostra a condição de Jesus após ter voltado para o céu e de que forma as pessoas o verão quando ele voltar.

Como Jesus se manifestou a Saulo

O relato bíblico nos informa sobre isso:

“Então, na viagem, [Saulo] aproximava-se de Damasco, quando repentinamente RELUZIU em volta dele UMA LUZ DO CÉU, e ele caiu ao chão e ouviu uma voz dizer-lhe: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ Ele disse: ‘Quem és, Senhor?’ Ele disse: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Não obstante, levanta-te e entra na cidade, e ser-te-á dito o que tens de fazer.’ Ora, os homens que viajavam com ele ficaram parados sem fala, ouvindo, deveras, o som duma voz, mas NÃO OBSERVANDO NENHUM HOMEM. Saulo, porém, levantou-se do chão, e, embora se lhe abrissem os olhos, não via nada. De modo que o levaram pela mão e o conduziram a Damasco. E ele não viu nada, por três dias, e não comeu nem bebeu.” – Atos 9:3-9.

Observe que o celestial Jesus Cristo não se manifestou a Paulo em forma humana. O que ele viu foi “uma luz do céu”. De modo similar, os homens que estavam com ele ‘não observaram nenhum homem’, ou seja, nenhuma figura humana. (Atos 9:3, 7) Note agora o que o discípulo Ananias disse:

“Ananias foi, assim, e entrou na casa, e pôs as suas mãos sobre ele e disse: ‘Saulo, irmão, o Senhor, O JESUS QUE TE APARECEU na estrada pela qual vieste, enviou-me a fim de que recuperasses a vista e ficasses cheio de espírito santo.’” – At 9:17.

O termo grego para “apareceu” é ὀφθείς (oftheís), que é o aoristo do particípio passivo de horáo, que significa “ver com os olhos” e “ver com a mente, perceber, saber”. No sentido passivo, como ocorre aqui, tem o sentido de “aparecer”.[2] Como Saulo relatou o ocorrido?

Barnabé veio, assim, em … auxílio [de Saulo] e o conduziu aos apóstolos, e ele [Saulo] lhes contou em pormenores como TINHA VISTO O SENHOR na estrada e que este lhe tinha falado, e como em Damasco falara denodadamente no nome de Jesus.

Em que sentido Saulo ‘viu’ Jesus? Evidentemente, no sentido de “ver com a mente, perceber, saber”[3], pois ele não viu nenhuma figura humana. Ao relatar novamente o ocorrido, Saulo declarou:

“Mas, enquanto eu viajava e chegava perto de Damasco, por volta do meio-dia, RELUZIU repentinamente do céu UMA GRANDE LUZ toda em volta de mim, e eu caí ao chão e ouvi uma voz dizer-me: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ Eu respondi: ‘Quem és, Senhor?’ E ele me disse: ‘Eu sou Jesus, o nazareno, a quem persegues.’ Mas, visto que EU NÃO PODIA VER NADA, POR CAUSA DA GLÓRIA DAQUELA LUZ, cheguei a Damasco levado pela mão daqueles que estavam comigo.” – Atos 22:6-8, 11.

Relatando as palavras adicionais que Jesus lhe falou naquela ocasião, Paulo disse:

“Levanta-te e fica de pé. Pois, para este fim ME TORNEI VISÍVEL A TI [“te apareci”, IBBACRF], a fim de te escolher como assistente e testemunha, tanto das coisas que viste como das coisas que eu te farei ver com respeito a mim.” – Atos 26:16.

A palavra grega usada no texto acima é  ὤφθην (ófthen), derivada de horáo, no passivo: “tornar-se visível”, “ser visto”, “aparecer”.

A experiência pela qual Saulo de Tarso passou antes de se tornar o apóstolo Paulo mostra que Jesus não tem forma humana no céu. Em vez disso, ele é um poderoso ser espiritual, cuja glória é mais ofuscante do que o Sol, chegando a cegar um ser humano. Isso está em harmonia com os textos abaixo:

Deveras, o segredo sagrado desta devoção piedosa é admitidamente grande: ‘Ele [Jesus Cristo] foi manifestado em carne, foi declarado justo EM ESPÍRITO, apareceu a anjos, foi pregado entre nações, foi crido no mundo, foi recebido acima em glória.’” – 1 Timóteo 3:16.

“Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas VIVIFICADO NO ESPÍRITO.” – 1 Pedro 3:18, IBB.[4]

Por isso, lemos em 1 Timóteo 6:14-16:

“Para que observes o mandamento dum modo imaculado e irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. Esta manifestação, o feliz e único Potentado mostrará nos seus próprios tempos designados, ele, o Rei dos que reinam e Senhor dos que dominam, o único que tem imortalidade, que MORA EM LUZ INACESSÍVEL, A QUEM NENHUM DOS HOMENS TEM VISTO NEM PODE VER. A ele seja honra e poderio eterno. Amém.”

Muitos religiosos aplicam o texto acima a Deus, o Pai. Todavia, observe que o tema gira em torno de Jesus Cristo, de sua “manifestação” (grego epifanéias), ou “aparição” (ACRF). O substantivo grego epifanéias (aportuguesado como epifania) está diretamente relacionado com a segunda vinda de Cristo, sendo mencionado seis vezes na Bíblia: em 2 Tessalonicenses 2:8; 1 Timóteo 6:14; 2 Timóteo 1:10; 4:1, 8; e Tito 2:13.[5]

O problema é que várias traduções vertem as palavras do texto de forma equivocada, dificultando o entendimento. Por exemplo, vertem “único Potentado” por “único soberano” (IBB), sendo que a palavra grega usada, dynástes, significa “poderoso” (ACRF) e não “soberano”. Ademais, as expressões “Rei dos reis” e “Senhor dos senhores” são aplicadas a Cristo. (Apocalipse 17:14; 19:16) A expressão “o único que tem imortalidade” deve ser entendida num sentido relativo: em relação aos “reis” e “senhores” sobre os quais Jesus é “Rei” e “Senhor”, ele é realmente o “único que tem imortalidade”.

Outro erro de tradução está na expressão “a quem nenhum dos homens VIU” (ACRF)sendo que o correto é verter “a quem nenhum dos homens TEM VISTO.” (IBB)

A palavra grega em questão é εἶδεν (eíden), 2.º aoristo de horão (“ver”). Ela pode ser traduzida “viu” ou “tem visto”. O contexto obviamente aponta que a tradução correta é: “tem visto”. E assim é vertido pela Sociedade Bíblica Britânica, pela versão João Ferreira de Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira, pela versão Almeida Atualizada[6] e pela Tradução do Novo Mundo.

Uma vinda impressionante

Embora Cristo não retorne em forma humana, sua vinda será extraordinariamente impactante. Observe isso nos textos abaixo:

“. . .por ocasião da revelação do Senhor Jesus desde o céu, com os seus anjos poderosos, em fogo chamejante, ao trazer vingança sobre os que não conhecem a Deus e os que não obedecem às boas novas acerca de nosso Senhor Jesus. Estes mesmos serão submetidos à punição judicial da destruição eterna de diante do Senhor e da glória da sua força, no tempo em que ele vem para ser glorificado em conexão com os seus santos e para ser considerado com admiração, naquele dia em conexão com todos os que exerceram fé, porque o testemunho que demos encontrou fé entre vós.” – 2 Tessalonicenses 1:7-10.

“E os reis da terra, e os dignitários, e os comandantes militares, e os ricos, e os fortes, e todo escravo e toda pessoa livre esconderam-se em cavernas e nas rochas dos montes. E estão dizendo aos montes e às rochas: ‘Caí sobre nós e escondei-nos do rosto Daquele que está sentado no trono [Jeová] e do furor do Cordeiro [Jesus Cristo], porque veio o grande dia do seu furor, e quem é que pode ficar de pé?’” – Apocalipse 6:15-17.

“E eu vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. E o sentado nele chama-se Fiel e Verdadeiro, e ele julga e guerreia em justiça. Seus olhos são chama ardente e na sua cabeça há muitos diademas. … e o nome pelo qual é chamado é A Palavra de Deus. Seguiam-no também os exércitos que havia no céu, montados em cavalos brancos, e eles se trajavam de linho fino, branco e puro. E da sua boca se estende uma longa espada afiada, para que golpeie com ela as nações, e ele as pastoreará com vara de ferro. Ele pisa também o lagar de vinho da ira do furor de Deus, o Todo-poderoso. E sobre a sua roupa exterior, sim, sobre a sua coxa, ele tem um nome escrito: Rei dos reis e Senhor dos senhores.” – Apocalipse 19:11-16.

Os dois últimos textos, embora com diversos simbolismos, são claros em mostrar a gloriosa manifestação de Cristo na sua vinda, na qualidade de Executor dos iníquos. Assim, como cristãos, aguardamos com viva expectativa esse evento momentoso, sem igual, ao passo que nos esforçamos em viver à altura do significado de ser cristão.


Notas:

[1] Para um estudo mais detalhado sobre este tema, leia o artigo “Estudo sobre a Presença e a Vinda de Cristo”, neste site.

[2] LÉXICO DO NOVO TESTAMENTO GREGO / PORTUGUÊS, F. Wilbur Gingrich, revisado por Frederick W. Danker, 1993, EDIÇÕES VIDA NOVA, São Paulo – SP.

[3] Outros exemplos de ver no sentido de “perceber” encontram-se em Atos 8.23; Romanos 15.21; Hebreus 2. 8; Tiago 2.24.

[4] Algumas traduções vertem por “vivificado pelo Espírito” (ACRF). No entanto, o versículo seguinte acrescenta: “NO QUAL também foi, e pregou aos espíritos em prisão.” (1 Pedro 3:19, ACRF) A expressão “NO qual” indica que Jesus foi NO espírito e não “pelo” espírito. A expressão indica o ESTADO em que Jesus está: como pessoa espiritual.

[5] Veja o artigo “A ‘manifestação’ de Cristo indica um retorno visível?”, neste site.

[6] Não se trata da versão Almeida Revista e Atualizada. Para ler a versão Almeida Atualizada, acesse o link: http://biblia.com.br/joao-ferreira-almeida-atualizada/1-timoteo/1tm-capitulo-6/


Sigla das traduções usadas:

ACRF: Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
IBB: Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

  1. Muito interessante esse texto!
    Nilson Rocha!

    ResponderExcluir
  2. A NTLH diz: `` 14 Cumpra a sua missão com fidelidade, para que ninguém possa culpá-lo de nada, e continue assim até o dia em que o nosso Senhor Jesus Cristo aparecer. 15 Quando chegar o tempo certo, Deus fará com que isso aconteça, o mesmo Deus que é o bendito e único Rei, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, 16 o único que é imortal. Ele vive na luz, e ninguém pode chegar perto dela. Ninguém nunca o viu, nem poderá ver. A ele pertence a honra e o poder eterno! Amém!``

    A NVI diz: ``14 Guarde este mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16 o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.``

    A BIBLIA LITERAL DO TEXTO TRADICIONAL ANOTADA (2009) reza:
    - 14 Preservar[es]- e- obedecer[es] ao mandamento sem mácula, irrepreensível, até à aparição d[o] nosso Senhor Jesus Cristo, 15 A qual, em tempos próprios dEle, Ele mostrará, [o Qual é] o bem-aventurado e único Potentado, o Rei daqueles [que estão] reinando, e Senhor daqueles [que estão] sendo senhores; 16 Aquele [que está] tendo, Ele só, [a] imortalidade, e habitando n[a] luz inacessível; a Quem nenhum d[os] homens viu nem pode ver: A Ele [sejam] honra e poder sempiterno! Amém. ``

    A Nota Diz:::1Tm 6:15 “ELE (O CRISTO) “: O TC não difere do TT neste verso, eventuais problemas são de tradutores:
    - “A QUAL (APARIÇÃO)”: Em grego, “a qual” é pronome feminino, portanto se refere ao mais próximo feminino anterior, que é “aparição”, no v. 14. - O correto é tomarmos como sujeito (implícito) de “mostrará” (e recebedor da linda doxologia, a adoração dos versos 15-16) o atuador mais próximo referido anteriormente, que é o nosso Senhor Jesus Cristo, v. 14. Mas os traídutores da NIV e da NVI interpolam (sem itálicas!) a palavra "Deus" como sujeito de “mostrará” e como proprietário dos tempos, portanto mudam completamente a doxologia de 15-16, fazendo-a ser dirigida a Deus e não diretamente a Cristo! Em inglês, por exemplo, lemos: "a qual Deus mostrará no seu próprio tempo -- Deus, o bendito e único Governador, o Rei dos reis e Senhor dos senhores"! Será que doeu aos traídutores da NIV e da NVI adorarem ao nosso Senhor Jesus Cristo, chamá-lo de "o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores"?!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição desse importante material, Saga.

      Excluir
    2. Apologista. Sobre o ponto de vista da Trindade, o texto é problemático tanto se entendido como se referindo ao Pai quanto se referido ao Filho, pois se existem três seres imortais de poder soberano, xomo pode a pessoa descrita na pasaagem ser o único?? Não pode, a teologia trinitária não tem resposta para isso, terão novamente de apelar ao mistério, porém nós podemos evitar a contradição.

      Excluir

  3. δυναστης (dunastes)
    Este é o termo diversamente traduzido como único Potentado, único Soberano, único poderoso senhor, único rei no texto referido.

    A mesma palavra também aparece em Atos 8:27.

    ACF - Atos 8:27 E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração
    AXXI - Atos 8:27 Ele se levantou e foi. Um eunuco etíope, administrador de Candace, rainha dos etíopes, e superintendente de todos os seus tesouros, que tinha ido a Jerusalém para adorar
    AVE - Atos 8:27 Filipe levantou-se e partiu. Ora, um etíope, eunuco, ministro da rainha Candace, da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, tinha ido a Jerusalém para adorar.
    NVI - Atos 8:27 Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e,
    BJ - Atos 8:27 Ele se levantou e partiu. Ora, um etíope, eunuco e alto funcionário de Candace, rainha da Etiópia, que era superintendente de todo o seu tesouro, viera a Jerusalém para adorar
    TNM - Atos 8:27 Em vista disso, levantou-se e foi, e eis um eunuco etíope, homem de poder sob Candace, rainha dos etíopes, que estava sobre todo o tesouro dela. Tinha ido a Jerusalém para adorar

    G1413 (Strong Português)
    G01413 δυναστης dunastes de 1410; TDNT - 2:284,186; n m
    1) príncipe, potentado 2) cortesão, alto oficial, ministro real de grande autoridade

    Então Cristo seria o primeiro-ministro ou o príncipe dos tesouros do Reino de Deus né.

    ResponderExcluir
  4. Se "três"; o Pai, o Filho e o Espírito Santo são o Mesmo, e contudo não há três "deuses" como querem os Trinitaristas. Então hoje não estaríamos a discutir esse Assunto. Pois o Inimigo numero 1 teria tomado todo o cuidado para que esses "três" nunca saíssem do Sepulcro Guardado pela Guarda do Templo. De fato nós nascidos neste século XX e XXI Nem saberíamos desse Deus Criador do Universo. he he he

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)