Pular para o conteúdo principal

Os “Primeiros Escritos” de Ellen G. White – o que revelam sobre a “profetisa” dos adventistas?



Ellen G. White teve notável participação no movimento dos Adventistas do Sétimo Dia, sendo considerada uma profetisa tanto por esse grupo como por outros grupos adventistas. A obra “Primeiros Escritos” foi pela primeira vez escrita e publicada na década de 1850, abrangendo os primeiros livros de Ellen G. White. Mas, o que essa obra revela sobre sua autora?

Seguem abaixo alguns trechos extraídos da obra “Primeiros Escritos”, que ajudarão os leitores a ponderar sobre a natureza e a alegada inspiração da mensagem escrita pela Sra. White.

Satanás é de carne e osso?

“Foi-me então mostrado Satanás como havia sido: um anjo feliz e elevado. Em seguida ele foi-me mostrado como se acha agora. … Sua constituição era ampla; mas a carne lhe pendia frouxamente nas mãos e no rosto.” – Págs. 163-164.

Satanás havia criado como um anjo de Deus, e os anjos são espíritos.  Hebreus 1:7 declara: “Ele [Deus] faz dos seus anjos espíritos.” E Jesus disse: “Um espírito não tem carne nem ossos.” – Lucas 24:39.
  
Anjos usam cartões no céu?

“Então meu anjo assistente me reconduziu à cidade, onde vi quatro anjos voando em direção à porta. Estavam precisamente a apresentar o cartão de ouro ao anjo que estava à porta.” – P. 58.

Ellen G. White sabia o dia e a hora da vinda de Cristo?

“O céu abria-se e fechava-se, e estava em comoção. As montanhas tremiam como uma vara ao vento, e lançavam por todos os lados pedras anfractuosas. O mar fervia como uma panela e lançava pedras sobre a terra. E, falando Deus o dia e a hora da vinda de Jesus, e declarando o concerto eterno com o Seu povo, proferia uma sentença e então silenciava, enquanto as palavras estavam a repercutir pela Terra.” – P. 286.

“Logo ouvimos a voz de Deus, semelhante a muitas águas, a qual nos anunciou o dia e a hora da vinda de Jesus.” – P. 39.

“E ao anunciar Deus o dia e a hora da volta de Jesus e declarar o concerto eterno com Seu povo, Ele proferia uma sentença, e então fazia uma pausa, enquanto as palavras reboavam através da Terra.” – P. 56.

O próprio Jesus havia dito: “A respeito daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas somente o Pai.” (Mateus 24:36) Será que a alegada “profetisa” dos adventistas sabia mais do que o próprio Filho de Deus?

Que os leitores tirem suas conclusões.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: 
o site oapologistadaverdade.org




Comentários

  1. Prevejo muitos reclamadores nessa matéria, chamando atenção para as nossas datas em que houveram expectativas frustradas para dizer que nós estávamos quebrando Mateus 24:36 também..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No nosso caso, não consideramos ninguém como tendo (ou sendo) o "espírito de profecia", e também reconhecemos humildemente nossos erros como parte inevitável do processo de aquisição de conhecimento, e os corrigimos, como esclarecido no artigo "A ciência bíblica – como devemos encará-la?"

      Excluir
    2. Sim, além disso ela foi muito mais especifica, enquanto alguns esperavam acontecimentos marcantes para determinado ANO (não tinham certeza exatamente O QUE esperar, simplesmente tomavam certas datas como significantes dentro do cronograma bíblico), a autodeclarada profetisa especificou que soube o DIA e a HORA da SEGUNDA VINDA do Senhor Jesus, a nossa abordagem distinguem diferentes períodos e eventos tais como o fim do Tempo dos Gentios, a Presença de Cristo, a Guerra Celestial de Miguel contra Sataná, o fechamento da Selagem dos Ungidos, o fim de Babilônia, a Grande Tribulação, o fim dos 6000 anos, a Vinda de Cristo como executor e a Guerra do Armagedon, então não é porque certo ano era esperado com expectativa que Os Estudantes da Bíblia e depois as Testemunhas de Jeová automaticamente determinavam que seria o advento de Cristo, muito menos com hora e dia exatos....

      Excluir
  2. Boa noite, no comentario do Saga ele mencionou "o fim dos 6000 anos".
    Desculpe-me, mas de que se trata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cronologia bíblica mostra que a história da humanidade, a partir da criação de Adão, completou 6 mil anos em 1975.

      Excluir
  3. Obrigado.
    Certa vez, meu instrutor mencionou a possibilidade de os "mil anos" serem o "sétimo dia"
    de Jeová. Dando a entender que os seis mil anos de humanidade são os seis dias. Ou seja, no sétimo ano, começa o reinado milenar de Cristo. Tem apoio essa declarção, é um ensino oficial da congregação?
    Não posso deixar de te agradecer pelo excelente serviço prestado. Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A organização não se tem mais pronunciado a respeito, mas ela não ensinou isso. Mesmo que o mil anos fossem o sétimo dia, os outros seis seriam contados, não a partir da criação de Adão, e sim a partir da criação de Eva, após o que Jeová começou a descansar. (Gên. 2:1-3) Não sabemos quando Eva foi criada.

      Fico contente de que está se beneficiando de meus esforços em prol da mensagem bíblica.

      Excluir
  4. Rodrigo Silva dos adventistas prega que Satanas , segundo Ellen White, era um "anjo cobridor. Ele explica que no céu , Deus é uma luz muito forte que nem mesmo anjos perfeitos conseguem ficar na presença dele , então "Satanas e outros Querubins os cobriam com suas asas para protege-los da luz de Deus". Ele diz tambem que nos outros "planetas ha arvores do conhecimento do que é bom e do que é mau e,segundo ela, só na terra essa arvore foi usada de modo irresponsavel pelo homem. Agora entendo poque ele acredita que a Terra é plana.

    ResponderExcluir
  5. Um adventista se defendeu dizendo;

    Veja eu li o artigo e pelo artigo deu pra perceber que Ellen white não disse que sabia o dia da volta de Jesus.
    O contexto mostra que quando na terra estiver caindo a quarta ou3 ° praga sobre os ímpios e os santos estiverem sendo perseguidos Deus anunciaria no céu o dia que Cristo iria voltar pra confortar os santos que estiveram sendo perseguidos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto de Ellen White é claro: “A VOZ DE DEUS, semelhante a muitas águas, … NOS ANUNCIOU O DIA E A HORA da vinda de Jesus.” (P. 39) Assim, qualquer tentativa de modificar o que foi declarado na obra “Primeiros Escritos” não convence.

      Excluir
  6. Irmão Apolo, tudo bem?


    A Bíblia diz em Gênesis 5:3 que Adão se tornou pai de Sete aos 130 anos de idade. Porém antes disso ele já era pai de Caim e Abel, resultados das relações sexuais que teve com sua esposa Eva.

    Embora não saibamos a data de quando Eva foi criada, poderemos deduzir que foi aproximadamente 100 anos após a criação de Adão?

    Se levarmos isso em conta, poderíamos fazer a dedução que os seis mil anos terminaram por volta do ano de 2.075?

    No seu modo de entender, será que isso faz algum sentido?

    De todas as formas, estamos muito, mas muito próxima do grande dia de Jeová.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo Francisco Xavier:

      A questão da cronologia bíblica é algo muito interessante e até fascinante. O seu raciocínio é bastante interessante e baseado nos dados que as Escrituras nos fornecem. O fato é que não dispomos de datas exatas para fazer um cálculo preciso.

      O artigo “As Testemunhas de Jeová afirmaram que o ‘fim do mundo’ viria em 1975?” (deste site) teceu o seguinte comentário:

      “Na época [década de setenta], as Testemunhas de Jeová entendiam o figurativo ‘dia’ de ‘descanso’ de Deus com sendo um período de 7.000 anos, e os últimos mil anos desse período de sete milênios como sendo o Reinado Milenar de Cristo, que restaurará as condições paradisíacas na Terra. (Gênesis 2:1-3; Hebreus 4:3, 6, 10; Apocalipse 20:4-6)[1].”

      A nota de rodapé do mesmo artigo afirmou: “Esse conceito não foi declaradamente abandonado. Ocorreu que, em publicações mais recentes, ele deixou de ser mencionado. Assim, a obra Estudo Perspicaz das Escrituras (id.) menciona o ‘período de descanso do sétimo dia’ criativo como tendo ‘milhares de anos de duração’. – Vol. 1, p. 710; vol. 3, p. 475”. (Fonte: http://www.oapologistadaverdade.org/2012/05/as-testemunhas-de-jeova-afirmaram-que-o.html)

      De qualquer forma, como você mesmo colocou, cremos que o dia de Jeová deve estar bem próximo. Por outro lado, o mais importante, penso eu, é fixarmos a nossa atenção em nossa vida como cristão.

      Grande abraço e fique com Jeová!

      Excluir
    2. Francisco, este teu raciocínio NÃO FAZ O MENOR SENTIDO, embora possa ter a melhor das intenções. Não faz sentido querer adivinhar quando Eva foi criada, pois a Bíblia não nos fornece este detalhe. Se Jeová não incluiu este detalhe, é porque não é importante. E outra: NUNCA SE ESQUEÇA QUE É UMA REGRA DE JEOVÁ E DE JESUS: 'NÃO NOS CABE CONHECER DATAS QUE O PAI RESERVOU APENAS PARA ELE SABER"!!! Ninguém está capacitado para adivinhar o dia e a hora em que o Fim virá! Simplesmente ERROU todo aquele que faz ou fez contas para tentar acertar o ano da vinda do Senhor Jesus! Nós só vamos saber que a Grande Tribulação começou quando DE FATO as coisas começarem a ocorrer conforme as profecias dizem! É por isso que os avisos de Jesus sempre são no sentido de "PERMANEÇAM ESPERTOS, ACORDADOS, VIGIANDO O QUE ACONTECE NO MUNDO, POIS VIREI DE SURPRESA, COMO UM LADRÃO!" Ou seja, de NADA adianta saber quando Eva foi criada, ou quando se completam 6 mil ou 7 mil anos da criação do homem. Tudo isso é baboseira de quem acha que pode ignorar o aviso CLARÍSSIMO DE CRISTO, de que "sobre aquele dia e aquela hora NINGUÉM SABE, MAS APENAS O PAI SABE!"

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)