Pular para o conteúdo principal

João capítulo 6 faz referência à santa ceia?

 

“Quem se alimenta de minha carne e bebe meu sangue tem vida eterna, e eu o hei de ressuscitar no último dia; pois a minha carne é verdadeiro alimento, e o meu sangue é verdadeira bebida.” – João 6:54, 55.

 

O capítulo seis de João tem sido empregado por alguns religiosos para tentar provar duas coisas: que na chamada “santa ceia” ocorre o milagre da transubstanciação[1] e que todos os cristãos devem participar dessa celebração. Mas, tais afirmações partem do pressuposto de que tal passagem se refere à santa ceia. Mas, será que se refere mesmo?

 

O assunto era exercer fé em Cristo e não participar da santa ceia

 

O tema que levou às palavras de Jesus acima começou com a pergunta que os judeus lhe fizeram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” (João 6:28) Eis a resposta de Jesus: “Esta é a obra de Deus, QUE EXERÇAIS FÉ naquele a quem Este enviou.” (João 6:29) Jesus Cristo comparou o ato de exercer fé nele a simbolicamente alimentar-se dele. Uma comparação dos versículos 40 e 54 mostra isso:

 

“Pois esta é a vontade de meu Pai, que todo aquele que observa o Filho e exerce fé nele tenha vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”  – João 6:40.

 

Quem se alimenta de minha carne e bebe meu sangue tem vida eterna, e eu o hei de ressuscitar no último dia.” – João 6:54.

 

Portanto, ‘comer a carne e beber o sangue’ de Cristo neste contexto significa exercer fé em Cristo, e não é uma referência a participar na santa ceia. 

 

Paralelo com o maná e não com o pão da Páscoa, usado na santa ceia

 

Observe agora a continuação da conversa entre Jesus e os judeus: “‘Nossos antepassados comeram o maná no ermo, assim como está escrito: “Ele lhes deu pão do céu para comer.”’” Por isso, Jesus disse-lhes: ‘Digo-vos em toda a verdade: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.’” (João 6:31-33) Assim, a comparação aqui é feita com o maná, e não com o pão ázimo (sem fermento) da Páscoa judaica, que foi servido na santa ceia.  – Veja também os versículos 48-50.

 

Prova adicional de que tal passagem não faz referência à santa ceia são as palavras seguintes de Jesus: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, não terá mais fome, e quem exerce fé em mim, não terá mais sede.” (João 6:35) Por outro lado, em contraste com isso, o pão da santa ceia não deveria ser comido para tirar a fome do participante. Sobre a celebração da santa ceia, Paulo disse: “Se alguém tiver fome, coma em casa, para que não vos reunais para julgamento.” (1 Coríntios 11:34) Além disso, o vinho servido na santa ceia também não se destina a matar a sede. Afinal, o que mata sede é água. (João 4:14) Por conseguinte, a comparação em João capítulo 6 tem a ver com o maná e a água providos milagrosamente por Jeová no deserto para sustentar os israelitas, provisão essa que também fortaleceu a fé deles no poder de Deus.  – 1 Coríntios 10:1-4.

 

Assim como o maná e a água providos por Deus preservaram a vida dos israelitas, exercer fé na provisão do sacrifício do resgate provido por Jeová mediante Cristo também preserva a espiritualidade dos servos fiéis de Deus e os conduz à vida eterna – que será usufruída no céu por um “pequeno rebanho” de cristãos escolhidos para reinar com Cristo e na Terra pelas “outras ovelhas” de Cristo, que receberão o benefício desse maravilhoso governo celestial. – Lucas 12:32; João 10:16.

 

 

Nota:

 

[1] Transubstanciação se refere á doutrina de que o pão e o vinho da santa ceia se transformaram milagrosamente no corpo e no sangue de Cristo. 

 

 

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

 

 

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 


 

Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)