Pular para o conteúdo principal

Corrigindo ideias erradas sobre Filipenses 2:5, 6


Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/w20121115/jesus-era-humilde/

“Mantenham a mesma atitude que Cristo Jesus teve: embora ele existisse em forma de Deus, não pensou numa usurpação, isto é, em ser igual a Deus.” – Filipenses 2:5, 6.

Um leitor me enviou uma matéria sobre Filipenses 2:5, 6, na qual o autor da matéria cita duas traduções desse texto sem fonte, em que se coloca o advérbio “como”, o qual não existe no texto grego, conforme mostrou o artigo deste site sobre o mesmo texto, intitulado “DIREITO OU ‘USURPAÇÃO’? (Filipenses 2:6)”. (Queira ver.)

As traduções sem fonte desse texto citadas pelo autor da referida matéria contêm a frase “não como uma usurpação considerou o ser igual a Deus”. Contudo, em grego não ocorre o advérbio “como” (ώς; hos) nem a ideia dele.

Além disso, as duas traduções citadas não são diferentes no que tange a colocar Cristo como “igual a Deus”. Uma diz que Cristo não considerou usurpação “ser igual a Deus”, ao passo que outra diz que ele não se aferrou a “ser igual a Deus”. Assim, tal autor não foca realmente a tradução que torna claro que Cristo considerou uma usurpação “ser igual a Deus”. Desse modo, ele não desenvolve nenhuma argumentação contra essa forma de traduzir, o que não exige nem sequer uma réplica.

Ademais, ele parte do pressuposto errado de que a palavra harpagmós também possa significar, além de usurpação, ‘algo a se apegar [aferrar]’.
Então, partindo da premissa correta, de que harpagmós significa “usurpação”, ele chega a uma conclusão de que Jesus não pensou em usurpar a igualdade com Deus porque ele já subsiste em forma de Deus.

Isso é totalmente absurdo! Pois, se Cristo já fosse o Deus Todo-Poderoso, a “igualdade com Deus” não seria nenhuma usurpação! Não há como ele pensar em uma usurpação que não é nenhuma usurpação. O “ser igual a Deus” só seria uma usurpação se Cristo fosse uma criatura.

O autor ainda afirma que, em sua existência pré-humana, Jesus era igual ao Pai. Se assim fosse, por que Jesus é apresentado como “mestre de obras” (“aluno”, Almeida Revista e Corrigida) em Provérbios 8:30?

Também afirma que, se Cristo é uma criatura, então não usurpar a igualdade com Deus seria um exemplo de obediência, não de humildade. Acontece que ele desconsidera aqui a continuação da passagem: “Pelo contrário, ele abriu mão de tudo que tinha [Ou: “ele se esvaziou”, nota], assumiu a forma de escravo e se tornou humano.” (Filipenses 2:7) Que exemplo sublime de humildade!

O autor afirma que os antitrinitaristas não conseguem expor suas ideias e ao mesmo tempo mostrar como essa passagem nos ensina a humildade, afirmação que foi contestada no artigo “DIREITO OU ‘USURPAÇÃO’? (Filipenses 2:6)”.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

  1. Por mais que eles tantao provar a trindade...eles sempre ficam encurralados com o contexto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EM OUTRAS PALAVRAS: POR MAIS QUE ELES TENTEM PROVAR A TRINDADE ELES SEMPRE SÃO ENCURRALADOS PELA VERDADE!

      Excluir
  2. Olá Apologista, que o Sr Jeová continue te abençoando com muito espírito santo,em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Eu éra trinitario ate aprender coms as testemunhas de JEOVÁ

    ResponderExcluir
  4. Russell e Rutherford erraram feio suas previsões de datas para o retorno de Jesus, até que a saída foi desistir de tentar adivinhar e sim passar a pregar o fim iminente do "sistema de coisas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi erro nenhum.

      Russell acertou sobre 1914, apenas errou seu significado. Mas a data é certa.

      E o fim "iminente do sistema de coisas" não é doutrina das Tjs, e sim bíblica.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)