Pular para o conteúdo principal

O que é o inferno? É um lugar de tormento eterno?


Fonte: jw.org


Contribuído.

A ótica da Bíblia:

Algumas traduções da Bíblia usam a palavra “inferno” para verter a palavra hebraica “Seol” e a palavra grega “Hades”; as duas se referem à sepultura comum da humanidade. Podemos ver isso pela comparação de dois textos bíblicos:

“Porque não deixarás a minha alma no Seol. Não permitirás que aquele que te é leal veja a cova.” – Salmo 16:10.

“Porque não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que aquele que te é leal veja a corrupção.” – Atos 2:27.

Muitas pessoas acreditam num inferno de fogo; pois, infelizmente, quando Jerônimo traduziu a Vulgata latina, ele traduziu as palavras bíblicas Geena, Seol e Tártaro por “inferno”. Então se criou essa grande confusão. Mas a Bíblia ensina outra coisa.

As expressões “alma imortal”, “fogo do inferno”, “purgatório” e “limbo” não se encontram em parte alguma da Bíblia nos manuscritos hebraico e grego.

Os que estão no “inferno” não têm consciência de nada, por isso não sentem dor:

“Não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol.” — Eclesiastes 9:10.

O que é morte? Onde estão os mortos?


“Tu és pó e ao pó voltarás.” — Gênesis 3:19.

 

O que as pessoas pensam:


Algumas pessoas acreditam que existe vida após a morte — no céu, inferno, purgatório ou limbo. Outras acreditam que os mortos renascem em uma forma de vida diferente. Por outro lado, aquelas que rejeitam conceitos religiosos acreditam que a morte é simplesmente o fim da existência da pessoa.

A ótica da Bíblia:

Eclesiastes 9:10 declara: “Não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol [ou sepultura], o lugar para onde vais.” A Bíblia também explica o que acontece com os humanos e animais quando morrem: “Todos vão para um só lugar. Todos eles vieram a ser do pó e todos eles retornam ao pó.” — Eclesiastes 3:20.

 

O que acontece com os mortos?


“Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; neste dia perecem . . . seus pensamentos.” — Salmo 146:4.

 

O que as pessoas dizem:


Muitos aprendem que as ações da pessoa determinam o que vai acontecer com ela depois que morre. Se ela fez coisas boas, sua recompensa será a felicidade eterna; se fez coisas ruins, sofrerá o tormento eterno. Acredita-se que a pessoa primeiro precisa passar pelo purgatório para ser purificada de seus pecados antes de entrar na presença de Deus. E que a pessoa que não for purificada nunca terá essa alegria.

A ótica da Bíblia:

Os mortos não sentem felicidade nem sofrem tormento. Na verdade, visto que estão inconscientes, eles não podem sentir nada; nem podem ajudar ou prejudicar os vivos. Isso está de acordo com Eclesiastes 9:5, 6: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada. . . . Também seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram, e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se tem de fazer debaixo do sol.”

 

Pessoas boas vão para o inferno bíblico?

 

Homens fiéis como Jacó e Jó sabiam que um dia iriam para lá.

 

“E todos os seus filhos e todas as suas filhas se levantavam para consolá-lo [a Jacó], mas ele se negava a ser consolado e dizia: ‘Pois descerei pranteando para meu filho ao Seol!’ E seu pai continuava a chorar por ele.” — Gênesis 37:35.

“Quem dera que me escondesses no Seol, que me mantivesses secreto até que a tua ira recuasse, que me fixasses um limite de tempo e te lembrasses de mim!” – Jó 14:13.


Para que tenha vida após a morte temos que ter uma alma imortal

 

As religiões têm opiniões conflitantes sobre a alma e sobre o que acontece com ela quando morremos. Mas a Bíblia dá uma explicação clara sobre esse assunto. O artigo seguinte considerará esta questão.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

  1. Bom saber a verdade sobre este assunto, afinal, acreditar num inferno de fogo onde as pessoas são punidas, é acreditar que Deus é um ser vingativo e sadics.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)