Pular para o conteúdo principal

Respondendo questões sobre a pronúncia do nome de Deus – Parte 1

Fonte: jw.org

Diversos leitores fizeram comentários a respeito do artigo “Qual é a pronúncia correta do nome de Deus?”Esta série de artigos aborda cada comentário, junto com uma consideração feita pelo autor do artigo.

Um leitor fez o seguinte comentário:

Ainda não percebi como pessoas com tantos estudos e Teologias não deram por isso que não se pode traduzir nomes. Como exemplos, temos Yesha‘yáhu (Isaías, “Salvação de Jeová”), ’Ahhazyáhu (Acazias, “Jeová se Apoderou”), ’Eliyáhu (Elias, “Meu Deus é Jeová”), Amatsyáhhu (Amazias, “Jeová É Poderoso”), Hhizqyáhu (Ezequias, “Jeová Fortalece”), e Yekhonyáhu (Jeconias, “Jeová Estabelece Firmemente”).

O seu Sagrado nome é imutável, é o mesmo antes dos idiomas, e o mesmo hoje e amanhã, nunca muda. Um nome traduzido é um impostor. Não admira que a Bíblia avise sobre isto, porque todo o mundo cristão adora impostores. Os nomes nunca deveriam ter sido traduzidos; mas, isto tem um objetivo: é desviar o maior número possível de humanos da verdadeira adoração. Mas o trigo está a restabelecer as origens de novo, e os filhos da luz e os filhos das trevas.

Resposta:

Como demonstrou o artigo “Qual é a pronúncia correta do nome de Deus?”, os nomes que incorporam o nome divino como prefixo mantêm a vogal “o”, iniciando como Yeo- ou Yo- (latinizado como Jeo- ou Jo-). Portanto, a pronúncia Yahu está descartada. A pronúncia “Jeová” não é uma tradução e sim uma forma latinizada, transliterada do hebraico Yehováh. Ela já está em uso há séculos e identifica satisfatoriamente a Pessoa por trás do Nome: o Deus Criador e Todo-Poderoso, cumprindo textos como Êxodo 9:16, onde Jeová declarou a respeito do Faraó do Egito: “Mas é exatamente por esta razão que o deixei vivo: para lhe mostrar o meu poder e para que o meu nome seja declarado em toda a terra.”

O artigo seguinte dará prosseguimento aos comentários dos leitores.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)