Pular para o conteúdo principal

Qual é o sentido de Eclesiastes 7:14?

Fonte: jw.org

 

 Um leitor escreveu: “Se possível, gostaria de obter mais esclarecimento do texto de Eclesiastes 7:14.” 

Resposta: 

Lemos em Eclesiastes 7:14: “Num dia bom seja bom também; mas, num dia de dificuldades, lembre-se de que o verdadeiro Deus fez tanto um como o outro, de modo que os homens não podem ter certeza de nada do que lhes acontecerá no futuro.” O versículo anterior declara: “Considere o trabalho do verdadeiro Deus: quem pode endireitar o que ele fez torto?” – Eclesiastes 7:13. 

Alguns podem se perguntar: Como Deus pode ter feito o “dia de dificuldades”, ou ter feito algo “torto”? Um esclarecimento sobre esse uso dos verbos em hebraico foi trazido à lume pela obra Estudo Perspicaz das Escrituras, a qual declarou: 

[…] o apêndice da tradução de Rotherham mostra que, em hebraico, a ocasião ou a permissão de um evento é muitas vezes apresentada como se fosse a causa do evento, e que “até mesmo ordens positivas devem ocasionalmente ser aceitas como não significando nada mais do que uma permissão”. – Volume 2, p. 707, verbete “Presciência, Predeterminação”. 

Em outras palavras, em diversos casos o verbo “fazer” tem o sentido de “permitir”. Por exemplo, quando a Bíblia diz, em Êxodo 9:12, que “Jeová endureceu o coração de Faraó” (Sociedade Bíblica Britânica), na realidade ela está querendo dizer que “Jeová deixou o coração de Faraó ficar endurecido(Tradução do Novo Mundo Revisada 2105). 

Assim, Eclesiastes 7:13 diz respeito à impossibilidade de endireitar as imperfeições e os defeitos que Deus permite. Do mesmo modo, Deus permite a ocorrência de ‘dias bons’ e também de ‘dias de dificuldades’. (Eclesiastes 7:14) Qual é a consequência disso para nós? O congregante responde: “De modo que os homens não podem ter certeza de nada do que lhes acontecerá no futuro.” (Eclesiastes 7:14b) Diante dessa incerteza, o congregante nos aconselha e levarmos a vida com mais leveza. Ele disse: “Não seja justo demais nem excessivamente sábio. Por que deveria causar ruína a si mesmo? Não seja excessivamente mau, nem seja tolo. Por que deveria morrer antes do seu tempo?” (Eclesiastes 7:16, 17) Assim, por buscarmos o equilíbrio, focando nas “coisas mais importantes”, poderemos evitar sofrimento desnecessário. – Filipenses 1:10.

 

Referências:

Deus escreve por linhas “tortas”? Revista “A Sentinela”. 1.º maio 1999, p. 29.

O Que o Sábio Queria Dizer? Revista “A Sentinela”. 15 jan 1978, pp. 63-64.

 

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

 

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.

 

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

 

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

 

 

 

 

 


Comentários

Fran disse…
Olá, tudo bem? Eu não entendi muito bem essa parte de Eclesiastes 7:14, como assim Deus permite os dias de "dificuldades"? Deus não quer que nós sofremos, não? Ele não é responsável pelos dias de dificuldade. Eu sempre tive em mente que o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos nós (Eclesiastes 9) e que Deus não nos livre destes. Poderia me explicar e esclarecer melhor? Eu agradeço de coração. Fiquem com Deus!

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)