Image Map











sábado, 27 de dezembro de 2014

Romanos 8:27 prova a personalidade do espírito santo?


Um leitor fez a seguinte colocação:

Apologista, em Romanos 8:5,6 e 27, a expressão "intenção do espírito" do verso 27 é a mesma em grego usada no verso 6 para a "mentalidade segundo a carne" e a "mentalidade segundo o espírito"? Qual a diferença entre o "phronema" de espírito e o "phronema" de carne? Digo isso porque poderíamos dizer que, assim como o espírito tem "intenção" (Rom 8:27, Almeida), do mesmo modo também a carne tem intenção, vontade ou algo assim? A carne estaria sendo personificada assim como o espírito no contexto de Romanos 8?

     O versículo 5 usa o verbo fronéo, que é definido conforme abaixo:

     φρονέω:
       1) ter compreensão, ser sábio;

       2) sentir, pensar;
     2a) ter uma opinião de si mesmo, pensar em si mesmo, ser modesto, não deixar uma opinião (embora apenas) de si mesmo exceder os limites de;
        2b) modéstia; pensar ou julgar o que uma opinião é;
      2c) ser do da mesma mente; concordarem juntos; acalentar os mesmos pontos de vista;
     3) ser harmonioso para direcionar a mente para uma coisa, para procurar, lutar pela;
   
     Em harmonia com as várias definições acima, a NM traduz por ‘fixar a mente’.

     Já o versículo 6 usa o substantivo frónema, que tem sido definido como “o que se tem em mente, os pensamentos e propósitos”. Assim, a NM traduz por “mentalidade”. O mesmo substantivo é usado no versículo 27, sendo na NM traduzido por “sentido”, ao passo que a nota remissiva diz sobre frónema: “Ou ‘a ideia; o pensamento’.”

     De fato, como você trouxe à atenção em seu comentário, tanto o espírito quanto a carne são personificados. Portanto, tentarem os trinitaristas provar a suposta personalidade do espírito santo usando essa passagem implica em também ter que aceitar a suposta personalidade da carne!

     A respeito dessa passagem, o artigo “Estudo sobre Pneumatologia – Parte 5” (neste blog, no link http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2012/09/estudo-sobre-pneumatologia-parte-5-o.html) fez o seguinte comentário:

    “No que diz respeito a contrastes, ou antíteses, o espírito santo é contrastado com ‘código escrito’ (‘letra’, Al; Rom. 2:29; 7:6; 2 Cor. 3:6), e com ‘tinta’ (2 Cor. 3:3); com o pecado e a morte (Rom. 8:2), e com a ‘carne’. (Rom. 8:4-6; Gál. 5:16-18; 6:8) Nenhuma dessas coisas é uma pessoa, do mesmo modo como o espírito santo não é. Nesse respeito, a Bíblia personifica tanto o espírito quanto a ‘carne’ como tendo ‘desejo’. (Gál. 5:17). Há um contraste entre ‘ficar embriagado [cheio] de vinho’ com ‘ficar cheio de espírito’. – Efé. 5:18.”


Os artigos deste blog podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o blog oapologistadaverdade.blogspot.com



Um comentário:

  1. Muito bom!
    Todos os dias que entrei no blog essa semana tinha artigo novo.Bom,estou gostando.Parabéns pelos ótimos artigos do blog.

    Laís

    ResponderExcluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *