Pular para o conteúdo principal

Romanos 8:27 prova a personalidade do espírito santo?


O espírito santo desceu como pomba, não como pessoa
Fonte: jw.org


Um leitor fez a seguinte colocação:

Apologista, em Romanos 8:5,6 e 27, a expressão “intenção do espírito” do verso 27 é a mesma em grego usada no verso 6 para a “mentalidade segundo a carne” e a “mentalidade segundo o espírito”? Qual a diferença entre o “phrónema” de espírito e o ”phrónema” de carne? Digo isso porque poderíamos dizer que, assim como o espírito tem “intenção” (Romanos 8:27, Almeida), do mesmo modo também a carne tem intenção, vontade ou algo assim? A carne estaria sendo personificada assim como o espírito no contexto de Romanos 8?

Resposta:

O versículo 5 usa o verbo fronéo, que é definido conforme abaixo:

φρονέω:

1) ter compreensão, ser sábio;

2) sentir, pensar;

2a) ter uma opinião de si mesmo, pensar em si mesmo, ser modesto, não deixar uma opinião (embora apenas) de si mesmo exceder os limites de;

2b) modéstia; pensar ou julgar o que uma opinião é;

2c) ser da mesma mente; concordarem juntos; acalentar os mesmos pontos de vista;

3) ser harmonioso para direcionar a mente para uma coisa, para procurar, lutar por.
   
Em harmonia com as várias definições acima, a NM traduz por ‘fixar a mente’.

Já o versículo 6 usa o substantivo frónema, que tem sido definido como “o que se tem em mente, os pensamentos e propósitos”. Assim, a NM traduz por “mentalidade”. O mesmo substantivo é usado no versículo 27, sendo na NM traduzido por “sentido”, ao passo que a nota remissiva diz sobre frónema: “Ou ‘a ideia; o pensamento’.”

De fato, como o leitor citado acima trouxe à atenção em seu comentário, tanto o espírito quanto a carne são personificados. Portanto, tentarem os trinitaristas provar a suposta personalidade do espírito santo usando essa passagem implica em também ter que aceitar a suposta personalidade da carne!

A respeito dessa passagem, o artigo “Estudo sobre Pneumatologia –Parte 5” fez o seguinte comentário:

No que diz respeito a contrastes, ou antíteses, o espírito santo é contrastado com “código escrito” (“letra”, Al; Rom. 2:29; 7:6; 2 Cor. 3:6), e com “tinta” (2 Cor. 3:3); com o pecado e a morte (Rom. 8:2), e com a “carne”. (Rom. 8:4-6; Gál. 5:16-18; 6:8) Nenhuma dessas coisas é uma pessoa, do mesmo modo como o espírito santo não é. Nesse respeito, a Bíblia personifica tanto o espírito quanto a “carne” como tendo “desejo”. (Gál. 5:17). Há um contraste entre ‘ficar embriagado [cheio] de vinho’ com ‘ficar cheio de espírito’. – Efé. 5:18.

Portanto, é irrefutável a verdade bíblica de que o espírito santo não é uma pessoa espiritual, e sim uma força impessoal.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (NM), publicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org



Comentários

Anônimo disse…
Muito bom!
Todos os dias que entrei no blog essa semana tinha artigo novo.Bom,estou gostando.Parabéns pelos ótimos artigos do blog.

Laís
nilsom rocha disse…
Muito bom tanto Romanos 8:26 como o 27 são usados para provar que o espirito é uma pessoa,27 ele pensa e no 26 ele intercede.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

O Faraó do Egito teve relações sexuais com a esposa de Abraão?