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terça-feira, 3 de março de 2015

1 Reis 17:21 endossa a doutrina da imortalidade da alma?



Fonte: jw.org

Um leitor apresentou a seguinte questão:

No relato em que o profeta Elias ressuscita o filho de uma viúva, lemos que ele pede a Jeová que ‘faça a alma do menino voltar’ para que viva (1 Reis 17:21). Uma vez que sabemos que alma é a pessoa e que a mesma está no sangue, é razoável imaginar que a doença que a criança sofria teve como consequência talvez uma hemorragia, e por isso Elias pediu para que Jeová fizesse voltar sua alma? Perdão por esse raciocínio, mas às vezes meditando chegamos a conclusões desse tipo. Tenho certeza que estou consultando a pessoa certa.

Resposta do Apologista:

O livro "É Esta Vida Tudo o Que Há?" (publicado pelas Testemunhas de Jeová, pp. 42-43), esclarece o sentido desse texto. Diz:

O texto em Jó 33:22, escrito em estilo poético, fornece a chave para o entendimento destas passagens. Ali, “alma” e “vida” são colocadas paralelas, de modo que estas duas palavras podem ser trocadas entre si sem mudar o sentido da passagem. Lemos: “Sua alma se chega à cova e sua vida aos que infligem a morte.” Em vista deste paralelismo, podemos ver que a palavra “alma” pode significar vida como pessoa, e, portanto, pode-se entender que a partida da alma se refere ao fim da vida como pessoa.
Como ilustração: Um homem poderá dizer que seu cão ‘perdeu a vida’ quando foi atropelado por um caminhão. Quer dizer com isso que a vida deste animal partiu do corpo e continua existindo? Não, ele simplesmente usa uma figura de retórica para indicar que o animal morreu. O mesmo se dá quando dizemos que certo homem ‘perdeu a vida’. Não queremos dizer que a vida dele passou a existir independente do corpo. De modo similar, ‘perder a alma’ significa ‘perder a vida como alma’, e não tem o significado de haver uma existência continuada após a morte. Reconhecendo isso, O Dicionário do Interpretador da Bíblia (em inglês) diz:
“A ‘partida’ de néfes [alma] precisa ser encarada como figura de retórica, porque ela não continua a existir independente do corpo, porém, morre junto com ele (Núm. 31:19; Juí. 16:30; Eze. 13:19). Nenhum texto bíblico autoriza a declaração de que a ‘alma’ se separa do corpo no instante da morte.”

Portanto, o texto de 1 Reis 17:21 não apoia a doutrina antibíblica da imortalidade da alma.

Este livro constitui uma joia rara como expositor da verdade sobre a condição dos mortos



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org








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