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quinta-feira, 26 de março de 2015

O que significa o texto de Mateus 8:11?


Fonte da ilustração:http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/ws20141015/um-reino-de-sacerdotes/

“Mas, eu vos digo que muitos virão das regiões orientais e das regiões ocidentais e se recostarão à mesa junto com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus.” – Mateus 8:11.


Alguns religiosos, por não analisarem o contexto bíblico, concluem de prontidão que os mencionados nesse texto estarão todos no céu.

No entanto, o Senhor Jesus Cristo, que trouxe a esperança de vida celestial, estabeleceu uma condição para ela:

Jesus respondeu: “Eu te digo em toda a verdade: A menos que alguém nasça de água e espírito, não pode entrar no reino de Deus. – João 3:5.

Esta é uma condição sine qua non: “A menos que …”
O que significa nascer “de água e espírito”?
A água se refere evidentemente ao batismo em água, ritual pelo qual todos os seguidores de Cristo deveriam passar:

“Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, 20 ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas.” – Mateus 28:19-20.


E o que significa ‘nascer do espírito’?

Significa receber a operação do espírito santo que gera a pessoa como filho espiritual de Deus, dando-lhe uma perspectiva de vida celestial:

“O que vem depois de mim é mais forte do que eu, não sendo eu nem apto para tirar-lhe as sandálias. Este vos batizará com espírito santo.” – Mateus 3:11.

Quando começaria esse batismo figurativo?

O próprio Jesus explicou após sua ressurreição:

“Porque João, deveras, batizou com água, mas vós sereis batizados em espírito santo, não muitos dias depois disso.” – Atos 1:5.

Esses “não muitos dias depois” foi o Pentecostes (festividade judaica) do ano 33 EC, quando ocorreu o derramamento do espírito santo – e, por consequência, o batismo em espírito santo:

“Então, estando em progresso o dia da festividade de Pentecostes, todos eles estavam juntos no mesmo lugar, 2 e, repentinamente, ocorreu do céu um ruído, bem semelhante ao duma forte brisa impetuosa, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 E línguas, como que de fogo, tornaram-se-lhes visíveis e se distribuíram, e sobre cada um deles assentou-se uma, 4 e todos eles ficaram cheios de espírito santo e principiaram a falar em línguas diferentes, assim como o espírito lhes concedia fazer pronunciação.” – Atos 2:1-4.

O que tudo isso significa?

Que os que viveram em tempos anteriores a esse figurativo batismo e nascimento NÃO TÊM ESPERANÇA CELESTIAL, e não irão para o céu. A esperança deles é de viver aqui na Terra no Paraíso:
“Os próprios justos possuirão a terra E residirão sobre ela para todo o sempre.” – Salmo 37:29.

Em especial os que foram antepassados de Cristo, como Abraão, Isaque e Jacó (mencionados em Mateus 8:11) terão posições principescas aqui na Terra:

“Em lugar de teus antepassados virá a haver teus filhos, os quais designarás para príncipes em toda a terra.” – Salmo 45:16.

Então, qual é o significado de Mateus 8:11?

Nessa passagem, Abraão, Isaque e Jacó são representativos do arranjo do “reino dos céus”.

Abraão representa Jeová Deus, como na parábola do Rico e de Lázaro. (Lucas 16:22; veja o artigo O Rico e Lázaro – história real ou parábola?)

Isaque, filho de Abraão, representa Jesus Cristo.

“Ora, as promessas foram feitas a Abraão e a seu descendente. [O descendente direto era Isaque] Não diz: ‘E a descendentes’, como no caso de muitos, mas como no caso de um só: ‘E a teu descendente”, que é Cristo.’” – Gálatas 3:16.

A disposição de Abraão de sacrificar Isaque prefigurou a disposição e ação de Jeová em dar seu Filho em sacrifício pela humanidade.

“E prosseguiu, dizendo: ‘Toma, por favor, teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaque, e faze uma viagem à terra de Moriá e oferece-o ali como oferta queimada num dos montes que te designarei.’” – Gênesis 22:2.

“Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.” – João 3:16.

Jacó, filho de Isaque, teve seu nome mudado para Israel, nome dado à nação de seus descendentes. (Gênesis 32:28; 35:10; Êxodo 14:30, 31) Ele representa os cristãos com esperança celestial, chamados no “Novo Testamento” de “Israel de Deus”. – Gálatas 6:16.

Quem são os “das regiões orientais e das regiões ocidentais”?

O que motivou Jesus a falar as palavras registradas em Mateus 8:11 foi a fé incomum de um oficial do exército romano, em contraste com a pouca fé, e até a falta dela, encontrada entre os israelitas.

Leia abaixo o relato:

“Quando entrou em Cafarnaum, veio a ele um oficial do exército, suplicando-lhe 6 e dizendo: ‘Senhor, meu servo está de cama em casa, com paralisia, sendo terrivelmente atormentado.’ 7 Disse-lhe ele: ‘Quando eu chegar lá, irei curá-lo.’ 8 O oficial do exército disse, em resposta: ‘Senhor, eu não sou homem apto para entrares debaixo do meu teto, mas, dize apenas a palavra e meu servo estará curado. 9 Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, tendo soldados sob as minhas ordens, e digo a este: ‘Vai!’ e ele vai, e a outro: ‘Vem!’ e ele vem, e ao meu escravo: ‘Faze isto!’ e ele o faz.’ 10 Ouvindo isso, Jesus ficou pasmado e disse aos que o seguiam: ‘Em verdade vos digo: Em ninguém em Israel tenho encontrado tamanha fé. 11 Mas, eu vos digo que muitos virão das regiões orientais e das regiões ocidentais e se recostarão à mesa junto com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus; 12 ao passo que os filhos do reino [os israelitas naturais sem fé] serão lançados na escuridão lá fora. Ali é que haverá o seu choro e o ranger de seus dentes.’”

Portanto, os ‘muitos que viriam das regiões orientais e das regiões ocidentais’ seriam os gentios (não judeus) que aceitariam o cristianismo já no primeiro século, recebendo o batismo e o nascimento à base da operação do espírito santo e, assim, passando a ter a perspectiva de viver no céu com Jeová e Cristo, como membros do “Israel de Deus”.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org








4 comentários:

  1. Ter de nascer de novo realmente é verdadeiro no entanto a aplicação dos nomes é especulação afinal Jesus quando citou Jonas fez referencia ai em verso 11 não faz referencia alguma.

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    1. O “nascer de novo” somente ocorreu a partir do derramamento do espírito santo em Pentecostes de 33 EC. Portanto, todos os que morreram antes disso não nasceram de novo, e que forem considerados dignos da ressurreição terão a maravilhosa perspectiva de viver para sempre no paraíso na Terra. Visto que a Bíblia revela os nomes de muitos que morreram antes do derramamento do espírito santo, citar tais nomes não é especulação.


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  2. Respostas
    1. A expressão “espírito santo” não é um título e sim uma descrição da força ativa, ou energia, proveniente de Deus. Por isso é escrita com letras iniciais minúsculas.

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