Pular para o conteúdo principal

O que significa o texto de Mateus 8:11?


Fonte: jw.org

“Mas, eu vos digo que muitos virão das regiões orientais e das regiões ocidentais e se recostarão à mesa junto com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus.” – Mateus 8:11.

Alguns religiosos, por não analisarem o contexto bíblico, concluem de prontidão que os mencionados nesse texto estarão todos no céu. No entanto, o Senhor Jesus Cristo, que trouxe a esperança de vida celestial, estabeleceu uma condição para ela. Lemos em João 3:5: “Jesus respondeu: ‘Eu te digo em toda a verdade: A menos que alguém nasça de água e espírito, não pode entrar no reino de Deus.’”

Esta é uma condição sine qua non: “A MENOS QUE …” O que significa nascer “de água e espírito”? A água se refere evidentemente ao batismo em água, ritual pelo qual todos os seguidores de Cristo deveriam passar. Jesus ordenou a seus discípulos: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, BATIZANDO-AS em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas.” – Mateus 28:19-20.

E o que significa ‘nascer do espírito’?

Significa receber a operação do espírito santo que gera a pessoa como filho espiritual de Deus, dando-lhe uma perspectiva de vida celestial. João Batista afirmou o seguinte sobre Jesus Cristo: “O que vem depois de mim é mais forte do que eu, não sendo eu nem apto para tirar-lhe as sandálias. Este vos batizará com espírito santo.”

Quando começaria esse batismo figurativo?

O próprio Jesus explicou, após sua ressurreição: “Porque João, deveras, batizou com água, mas vós sereis batizados em espírito santo, não muitos dias depois disso.” (Atos 1:5) Esses “não muitos dias depois” foi o Pentecostes (festividade judaica) do ano 33 EC, quando ocorreu o derramamento do espírito santo – e, por consequência, o batismo em espírito santo. Atos 2:1-4 descreve-nos o que ocorreu: “Então, estando em progresso o dia da festividade de Pentecostes, todos eles estavam juntos no mesmo lugar, e, repentinamente, ocorreu do céu um ruído, bem semelhante ao duma forte brisa impetuosa, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E línguas, como que de fogo, tornaram-se-lhes visíveis e se distribuíram, e sobre cada um deles assentou-se uma, e todos eles ficaram cheios de espírito santo e principiaram a falar em línguas diferentes, assim como o espírito lhes concedia fazer pronunciação.” O que tudo isso significa?

Derramamento do espírito santo em Pentecostes de 33 EC
Fonte: jw.org

Que os que viveram em tempos anteriores a esse figurativo batismo e nascimento NÃO TÊM ESPERANÇA CELESTIAL, e não irão para o céu. A esperança deles é de viver aqui na Terra no Paraíso, conforme lemos no Salmo 37:29: “Os próprios justos possuirão a terra E residirão sobre ela para todo o sempre.”

Os antepassados de Cristo viverão no Paraíso na Terra
Fonte: jw.org

Em especial os que foram antepassados de Cristo, como Abraão, Isaque e Jacó (mencionados em Mateus 8:11) terão posições principescas aqui na Terra. O salmista bíblico profetizou:  “Em lugar de teus antepassados [do Messias] virá a haver teus filhos, os quais designarás para príncipes em toda a terra.” – Salmo 45:16.

Então, qual é o significado de Mateus 8:11?

Nessa passagem, Abraão, Isaque e Jacó são representativos do arranjo do “reino dos céus”. Abraão representa Jeová Deus, como na parábola do Rico e de Lázaro. (Lucas 16:22; veja o artigo O Rico e Lázaro – história real ou parábola?) Isaque, filho de Abraão, representa Jesus Cristo. O apóstolo Paulo explicou: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e a seu descendente. [O descendente direto era Isaque] Não diz: ‘E a descendentes’, como no caso de muitos, mas como no caso de um só: ‘E a teu descendente”, que é Cristo.’” – Gálatas 3:16.

A disposição de Abraão de sacrificar Isaque prefigurou a disposição e ação de Jeová em dar seu Filho em sacrifício pela humanidade. Gênesis 22:2 descreve as palavras de Jeová a Abraão: “E prosseguiu, dizendo: ‘Toma, por favor, teu filho, TEU ÚNICO FILHO A QUEM TANTO AMAS, Isaque, e faze uma viagem à terra de Moriá e oferece-o ali como oferta queimada num dos montes que te designarei.’” Com respeito à ação de Jeová, lemos as magnânimas palavras de João 3:16: “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.”

Abraão se dispôs a oferecer Isaque
Fonte: jw.org 

Jacó, filho de Isaque, teve seu nome mudado para Israel, nome dado à nação de seus descendentes. (Gênesis 32:28; 35:10; Êxodo 14:30, 31) Ele representa os cristãos, chamados no “Novo Testamento” de “Israel de Deus”. – Gálatas 6:16.

Quem são os “das regiões orientais e das regiões ocidentais”?

O que motivou Jesus a falar as palavras registradas em Mateus 8:11 foi a fé incomum de um oficial do exército romano, em contraste com a pouca fé, e até a falta dela, encontrada entre os israelitas. Leia abaixo o relato:

“Quando entrou em Cafarnaum, veio a ele [a Jesus] um oficial do exército, suplicando-lhe e dizendo: ‘Senhor, meu servo está de cama em casa, com paralisia, sendo terrivelmente atormentado.’ Disse-lhe ele: ‘Quando eu chegar lá, irei curá-lo.’ O oficial do exército disse, em resposta: ‘Senhor, eu não sou homem apto para entrares debaixo do meu teto, mas, dize apenas a palavra e meu servo estará curado. Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, tendo soldados sob as minhas ordens, e digo a este: “Vai!” e ele vai, e a outro: “Vem!” e ele vem, e ao meu escravo: “Faze isto!” e ele o faz.’ Ouvindo isso, Jesus ficou pasmado e disse aos que o seguiam: ‘Em verdade vos digo: Em ninguém em Israel tenho encontrado tamanha fé. Mas, eu vos digo que muitos virão das regiões orientais e das regiões ocidentais e se recostarão à mesa junto com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus; ao passo que os filhos do reino [os israelitas naturais sem fé] serão lançados na escuridão lá fora. Ali é que haverá o seu choro e o ranger de seus dentes.’”

Um centurião romano demonstra fé incomum
Fonte: jw.org

Portanto, os ‘muitos que viriam das regiões orientais e das regiões ocidentais’ seriam os gentios (os não judeus) que aceitariam o cristianismo já no primeiro século, recebendo o batismo e o nascimento à base da operação do espírito santo e, assim, passando a ter a perspectiva de viver no céu com Jeová e Cristo, como membros do “Israel de Deus”.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org









Comentários

  1. Ter de nascer de novo realmente é verdadeiro no entanto a aplicação dos nomes é especulação afinal Jesus quando citou Jonas fez referencia ai em verso 11 não faz referencia alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O “nascer de novo” somente ocorreu a partir do derramamento do espírito santo em Pentecostes de 33 EC. Portanto, todos os que morreram antes disso não nasceram de novo, e que forem considerados dignos da ressurreição terão a maravilhosa perspectiva de viver para sempre no paraíso na Terra. Visto que a Bíblia revela os nomes de muitos que morreram antes do derramamento do espírito santo, citar tais nomes não é especulação.


      Excluir
  2. Respostas
    1. A expressão “espírito santo” não é um título e sim uma descrição da força ativa, ou energia, proveniente de Deus. Por isso é escrita com letras iniciais minúsculas.

      Excluir
  3. Esse texto mais parece uma indireta aos judeus que independentemente do que faziam achavam que iriam para o reino prometido por serem descendentes de Abraão . Mas na verdade estavam perdendo seu privilégio por não terem fe. No entanto Jesus se referia as Nações fora de israel. Da pra perceber porque anteriormente ele elogiou a fé de um romano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha entendido assim mas não sabia explicar rs

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)