Pular para o conteúdo principal

Destaques da Leitura da Bíblia: 2 Crônicas 15-19

Fonte da ilustração: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2015602


A bênção de Jeová é condicional

2 Crônicas 15:2-5: “Jeová estará com vocês enquanto continuarem com ele; se vocês o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se vocês o abandonarem, ele os abandonará. Durante muito tempo, Israel ficou sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote para ensinar, e sem lei. Mas, quando eles estavam em aflição e voltaram para Jeová, o Deus de Israel, e o buscaram, ele deixou que o encontrassem. Naqueles tempos ninguém podia viajar com segurança, pois havia muita desordem entre todos os habitantes das terras.”

2 Crônicas 15:17-19: “O coração de Asa foi pleno durante toda a sua vida. E ele levou para dentro da casa do verdadeiro Deus as coisas que ele e o seu pai haviam tornado sagradas: prata, ouro e diversos utensílios. Não houve guerra até o trigésimo quinto ano do reinado de Asa.”

2 Crônicas 17:3-6: “Jeová estava com Jeosafá porque ele andava nos caminhos em que Davi, seu antepassado, tinha andado nos tempos antigos, e não buscava os baalins. Ele buscava o Deus do seu pai e seguia Seu mandamento, não as práticas de Israel. Jeová manteve o reino firmemente estabelecido nas mãos de Jeosafá; e todo o Judá lhe dava presentes, de modo que ele teve muitas riquezas e muita glória. Ele foi corajoso em seguir os caminhos de Jeová e até mesmo removeu de Judá os altos sagrados e os postes sagrados.”

As obras não salvam, mas elas são importantes

2 Crônicas 15:7: “Mas, quanto a vocês, sejam fortes e não desanimem, pois vocês serão recompensados pelas suas ações.”

Salmo 1:1-3: “Feliz é o homem que nãoanda segundo o conselho dos maus, não pisa no caminho dos pecadores, nem se senta com o grupo dos zombadores. Mas seu prazer está na lei de Jeová, e ele lê a Sua lei em voz baixa dia e noite. Ele será como uma árvore plantada junto a correntes de água, uma árvore que dá fruto na sua estação e cuja folhagem não murcha. Tudo o que ele fizer será bem-sucedido.”
  
Laços familiares não estão acima da adoração a Jeová

2 Crônicas 15:16: “O rei Asa até mesmo removeu a sua avó Maacá da posição de rainha-mãe, porque ela tinha feito um ídolo obsceno para a adoração do pos-te sagrado. Ele derrubou o ídolo obsceno dela, o despedaçou e o queimou no vale do Cédron.”

Sobre isso, lemos na revista A Sentinela de 1.º de julho de 1981, p. 15:

Quanto a Asa, não se deteve nem mesmo de agir contra sua avó idólatra, Maacá, tida como uma espécie de ‘primeira dama’ no reino. Asa não a deixou continuar em sua posição, “porque ela tinha feito um ídolo horrível ao poste sagrado”, à deusa Axerá. — 1 Reis 15:13; 2 Crô. 15:16. (w81 1/7 p. 15, sob o tema “‘Tal pai, tal filho’ — não no caso de Asa!”)


Resolvida uma aparente discrepância

2 Crônicas 15:19: “Não houve guerra até o trigésimo quinto ano do reinado de Asa.”

1 Reis 15:16: “Sempre houve guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel.”

A obra Estudo Perspicaz das Escrituras comenta:


[…] a aparente discrepância entre a declaração em 2 Crônicas 15:19, no sentido de que, quanto à “uma guerra, não ocorreu até o trigésimo quinto [realmente o décimo quinto] ano do reinado de Asa”, e a declaração em 1 Reis 15:16, no sentido de que “sucedeu haver mesmo guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel, em todos os seus dias”, pode ser explicada no sentido de que, uma vez iniciados os conflitos entre os dois reis, eles depois foram contínuos, assim como Hanani predissera. — 2Cr 16:9. (it-1, p. 241, verbete “Asa”.)


Os designados a aconselhar precisam ser corajosos

2 Crônicas 16:7-9: “Naquele tempo Hanani, o vidente, dirigiu-se a Asa, rei de Judá, e disse-lhe: ‘Visto que o senhor confiou no rei da Síria e não confiou em Jeová, seu Deus, o exército do rei da Síria escapou das suas mãos. Não eram os etíopes e os líbios um exército muito grande, com muitos carros de guerra e cavaleiros? Mas, visto que o senhor confiou em Jeová, ele os entregou nas suas mãos. Pois os olhos de Jeová percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles que têm o coração pleno para com ele. Mas o senhor agiu de modo tolo nesse caso; de agora em diante haverá guerras contra o senhor.’”

2 Crônicas 19:2: “Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: ‘É aos maus que o senhor deve ajudar, e é aos que odeiam a Jeová que deve amar? Por causa disso, Jeová está indignado com o senhor.’”

2 Crônicas 19:9, 10: “E lhes ordenou: ‘Isto é o que vocês devem fazer, com temor de Jeová, com fidelidade e de pleno coração: sempre que os seus irmãos que moram em outras cidades trouxerem uma causa que envolva derramamento de sangue ou uma questão sobre uma lei, um mandamento, decretos ou decisões judiciais, vocês devem aconselhá-los para que eles não se tornem culpados perante Jeová; do contrário, ele ficará indignado com vocês e seus irmãos. Isso é o que vocês devem fazer para não se tornarem culpados.”

Não se ofenda com os conselhos da parte de Jeová
 
2 Crônicas 16:10: “No entanto, Asa se ofendeu com o vidente e o pôs na prisão, pois estava furioso com ele por causa disso. E a partir daquela ocasião Asa começou a maltratar alguns do povo.”

Jeová usa sua capacidade de inspeção para ver o que é bom nas pessoas

2 Crônicas 16:9: “Pois os olhos de Jeová percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles que têm o coração pleno para com ele.”

Os servos de Deus recorrem à medicina, mas priorizam a saúde espiritual

Mateus 9:12: “Ele [Jesus] os ouviu e disse: ‘As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes.’”

2 Crônicas 16:12: “No trigésimo nono ano do seu reinado, Asa passou a sofrer de um mal dos pés e ficou muito doente; e mesmo durante a sua doença não recorreu a Jeová, mas sim aos médicos.”

Temos o comentário de Estudo Perspicaz das Escrituras:

Doença e Morte. Os últimos três anos de Asa trouxeram-lhe sofrimento devido a uma enfermidade dos pés (talvez gota) e ele insensatamente procurou antes a cura física do que a espiritual. – it-1, p. 241, verbete “Asa”.

Pelo visto Asa negligenciava sua saúde espiritual”, declara a revista A Sentinela de 15 de agosto de 2012, p. 10.

Não há divisão da Lei mosaica em “lei moral” e “cerimonial”

2 Crônicas 17:9: “Eles começaram a ensinar em Judá, levando consigo o livro da Lei de Jeová; percorreram todas as cidades de Judá, ensinando o povo.”

Note que a “Lei de Jeová” também estava registrada no livro. Portanto, os Dez Mandamentos também estavam registrados no livro.

Deuteronômio 30:10: “Pois então você escutará a voz de Jeová, seu Deus, guardará seus mandamentos e decretos, escritos neste livro da Lei, e voltará para Jeová, seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma.”

Neemias 8:8: “E liam em voz alta o livro, a Lei do verdadeiro Deus, explicando-a claramente e dando o sentido dela; assim ajudavam o povo a entender o que estava sendo lido.

Para mais informações, veja a série “Os ‘Dez Mandamentos’ com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos?” neste site.

 

Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 1

 

Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 2

 

Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 3

 

Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 4

 

Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 5

 

Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 6


Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 7

 

Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 8

 

Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 9



Más companhias trazem consequências desastrosas

2 Crônicas 18:1, 2, 28-31: “Jeosafá teve muitas riquezas e muita glória, mas ele formou uma aliança matrimonial com Acabe. Portanto, depois de alguns anos foi visitar Acabe em Samaria, e Acabe sacrificou grande quantidade de ovelhas e de bois para ele e para os que estavam com ele. E insistiu que Jeosafá  fosse com ele contra Ramote-Gileade. Então o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, subiram a Ramote-Gileade. O rei de Israel disse a Jeosafá: ‘Vou me disfarçar e entrar na batalha, mas você deve usar as suas vestes reais.’ Assim, o rei de Israel se disfarçou, e eles entraram na batalha. O rei da Síria tinha dado a seguinte ordem aos chefes dos seus carros de guerra: ‘Não lutem com ninguém, nem com o pequeno nem com o grande, apenas com o rei de Israel.’ Por isso, assim que os chefes dos carros de guerra viram Jeosafá, disseram: ‘É o rei de Israel!’ E foram em sua direção para atacá-lo. Então Jeosafá começou a gritar por socorro, e Jeová o ajudou; Deus imediatamente os afastou dele.”

Observe como as pessoas sem princípios divinos agem: Acabe procurou agradar Jeosafá, fazendo aquele enorme sacrifício, mas com segundas intenções: queria que ele o auxiliasse contra Ramote-Gileade. Mais do que isso, Acabe queria fazer de Jeosafá o alvo em lugar dele, pois se disfarçou, mas quis que Jeosafá continuasse com as vestes de rei. Jeosafá foi repreendido por ter se envolvido com o mau Rei Acabe:

2 Crônicas 19:1, 2: “E Jeosafá, rei de Judá, voltou são e salvo para a sua casa em Jerusalém. Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: ‘É aos maus que o senhor deve ajudar, e é aos que odeiam a Jeová que deve amar? Por causa disso, Jeová está indignado com o senhor.’”

Mesmo quando repreende, Jeová destaca o que é bom nas pessoas

2 Crônicas 19:3: “No entanto, há coisas boas no senhor, porque o senhor eliminou do país os postes sagrados e preparou seu coração para buscar o verdadeiro Deus.”

Pesada responsabilidade designada aos que julgam

2 Crônicas 19:6, 7: “E [Jeosafá] disse aos juízes: ‘Prestem atenção ao que fazem, pois vocês não julgam para o homem, mas para Jeová; e ele está com vocês quando julgam. Agora, tenham temor de Jeová. Tomem cuidado com o que fazem, pois com Jeová, nosso Deus, não há injustiça, nem parcialidade,  nem suborno.’”


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)