Pular para o conteúdo principal

A Vida de Jesus – o Evangelho Unificado (Parte 1)

Fonte: jw.org


INTRODUÇÃO
A origem pré-humana do Filho primogênito de Jeová Deus

(João 1:1-5, 9-14)
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era [um] deus. 2 Este estava no princípio com o Deus. 3 Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência. O que veio à existência 4 por meio dele foi a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz está brilhando na escuridão, mas a escuridão não a tem vencido.

9 A verdadeira luz que dá luz a toda sorte de homem estava para vir ao mundo. 10 Ele estava no mundo, e o mundo veio à existência por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio ao seu próprio lar, mas os seus não o acolheram. 12 No entanto, a tantos quantos o receberam, a estes deu autoridade para se tornarem filhos de Deus, porque exerciam fé no seu nome; 13 e nasceram, não do sangue, nem da vontade carnal, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 De modo que a Palavra se tornou carne e residiu entre nós, e observamos a sua glória, uma glória tal como a de um filho unigênito dum pai; e ele estava cheio de benignidade imerecida e de verdade.

(Mat. 1:1)
O livro da história de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.


O CENÁRIO TERRESTRE
Anúncio do nascimento de João Batista (meados de 3 AEC)

Fonte: jw.org

(Luc. 1:5-25)
5 Nos dias de Herodes,[1] rei da Judeia,[2] havia certo sacerdote, de nome Zacarias[3], da turma de Abias[4], e ele tinha por esposa [uma] das filhas de Arão, e o nome dela era Elisabete[5]. 6 Ambos eram justos diante de Deus por andarem inculpes de acordo com todos os mandamentos e exigências legais de Jeová. 7 Mas não tinham filho, porque Elisabete era estéril e ambos já estavam bem avançados em anos.

8 Ora, atuando ele perante Deus como sacerdote na designação de sua divisão, 9 segundo a prática solene do cargo sacerdotal, chegou a sua vez para oferecer incenso ao entrar no santuário de Jeová; 10 e toda a multidão do povo orava do lado de fora, na hora de se oferecer incenso. 11 Apareceu-lhe um anjo de Jeová, parado à direita do altar do incenso. 12 Zacarias, porém, ficou aflito ao vê-lo e foi tomado de temor. 13 No entanto, o anjo disse-lhe: “Não temas, Zacarias, porque a tua súplica tem sido ouvida favoravelmente, e tua esposa Elisabete tornar-se-á para ti mãe dum filho, e hás de dar-lhe o nome de João.[6] 14 E terás alegria e grande regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; 15 pois será grande diante de Jeová. Mas não deve beber nenhum vinho nem bebida forte, e será cheio de espírito santo desde a madre de sua mãe; 16 e retornará muitos dos filhos de Israel a Jeová, seu Deus. 17 Também, irá diante dele com o espírito e o poder de Elias, para retornar os corações dos pais aos filhos e os desobedientes à sabedoria prática dos justos, a fim de aprontar para Jeová um povo preparado.”

18 E Zacarias disse ao anjo: “Como hei de ter certeza disso? Pois sou idoso e minha esposa está bem avançada em anos.” 19 Em resposta, o anjo disse-lhe: “Eu sou Gabriel[7], que está a postos logo diante de Deus, e fui enviado para falar-te e declarar-te as boas novas destas coisas. 20 Mas, eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas ocorram, porque não acreditaste nas minhas palavras, as quais se cumprirão no seu tempo designado.” 21 Entrementes, o povo continuava à espera de Zacarias; e começavam a admirar-se de sua demora no santuário. 22 Mas, quando saiu, não lhes pôde falar, e perceberam que acabara de ter uma visão sobrenatural no santuário; e fazia-lhes sinais, mas permanecia mudo. 23 Completando-se então os dias de seu serviço público, foi para casa.

24 Depois destes dias, porém, Elisabete, sua esposa, ficou grávida; e ela se manteve apartada por cinco meses, dizendo: 25 “É assim que Jeová tem procedido comigo nestes dias, dando-me sua atenção para tirar o meu vitupério entre os homens.”

Fonte: jw.org


Anúncio do nascimento de Jesus (fins de 3 AEC)
(Luc. 1:26-38)
26 No sexto mês dela, o anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus a uma cidade da Galileia[8], de nome Nazaré[9], 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José[10], da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.[11] 28 E, ao se lhe apresentar, disse: “Bom dia, altamente favorecida, Jeová está contigo.” 29 Mas ela ficou profundamente perturbada com estas palavras e começou a raciocinar que sorte de cumprimento era este. 30 De modo que o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois achaste favor diante de Deus; 31 e eis que conceberás na tua madre e darás à luz um filho, e deves dar-lhe o nome de Jesus.[12] 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e Jeová Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33 e ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre, e não haverá fim do seu reino.”

34 Maria, porém, disse ao anjo: “Como se há de dar isso, visto que não tenho relações com um homem?” 35 O anjo disse-lhe, em resposta: “Espírito santo virá sobre ti e poder do Altíssimo te encobrirá. Por esta razão, também, o nascido será chamado santo, Filho de Deus. 36 E eis que a própria Elisabete, tua parenta, também concebeu um filho, na sua velhice, e este é o sexto mês para ela, a chamada estéril; 37 porque para Deus nenhuma declaração será uma impossibilidade.” 38 Maria disse então: “Eis a escrava de Jeová! Ocorra comigo segundo a tua declaração.” Com isso, o anjo ausentou-se dela.



Explicação das siglas usadas:

AEC: Antes de nossa Era Comum.
EC: Era Comum
it: obra Estudo Perspicaz das Escrituras. O número em sequência indica o volume.




Notas:

[1] Herodes, o Grande, reinou de 39 AEC a janeiro/fevereiro de 1 AEC ou 1 EC. Segundo Josefo, Herodes morreu pouco depois de um eclipse lunar e antes da Páscoa. Houve um eclipse total em 8/1/1 AEC, cerca de três meses antes da Páscoa, e um eclipse parcial em 27/12/1 AEC. – It-2, pp. 320-1.
[2] [Do hebr.: De (Pertencente a) Judá]. Não há certeza das fronteiras exatas desta região da Palestina. Pelo visto, a Judeia abrangia uma área de aproximadamente 80 km de leste a oeste, e de uns 50 km de norte a sul. Samaria ficava ao norte e a Idumeia ao sul. O mar Morto e o vale do Jordão constituíam a fronteira oriental. Todavia, quando o território idumeu foi incluído na Judeia, a fronteira meridional parece ter-se estendido desde abaixo de Gaza, no oeste, até Massada, no leste. – It-2, p. 621.
[3] “Jeová lembrou-se”. – It- 3, p. 807.
[4] [Meu Pai É Jeová]. Descendente sacerdotal de Arão. Davi dividiu o sacerdócio em 24 turmas, ou divisões, cada uma delas servindo no santuário de seis em seis meses por uma semana. – It-1, p. 16.
[5] Grego: E·lei·sá·bet, do hebr.: ’E·li·shé·va, que significa “Meu Deus É Abundante; Deus de Abundância”. – It-1, p. 795.
[6] Equivalente português de Jeoanã, que significa “Jeová Mostrou Favor; Jeová Foi Clemente”. – It-2 p. 568.
[7] “Um vigoroso de Deus”. – It-2, p. 165.
[8] [Região; Circuito [duma raiz que significa “rolar; rolar para longe”]] No tempo do ministério terrestre de Jesus Cristo, enquanto estava sob a jurisdição de Herodes Ântipas (Luc. 3:1), a Galileia estendia-se apenas uns 40 km de L a O, e uns 60 km de N a S. – It-2, p. 174.
[9] Provavelmente: Cidade [do] Rebentão. – It-3 p. 69.
[10] Forma abreviada de Josifias, que significa “Que Jah Acrescente (Aumente); Jah Acrescentou (Aumentou)”. – It-2, p. 596.
[11] Da palavra hebr. Miriã, que possivelmente significa “Rebelde”. – It-2, p. 773.
[12] Forma lat. da gr. I·e·soús, que corresponde à hebr. Ye·shú·a‛ ou Yehoh·shú·a‛, e significa “Jeová É Salvação”. – It-2 p. 533.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

Comentários

  1. Parabéns Apologista da Verdade pelo trabalho!
    Jeová continue a te abençoar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Apologista da Verdade pelo trabalho!
    Jeová continue a te abençoar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)