Pular para o conteúdo principal

A Vida de Jesus – o Evangelho Unificado (Parte 1)

Fonte: jw.org


INTRODUÇÃO
A origem pré-humana do Filho primogênito de Jeová Deus

(João 1:1-5, 9-14)
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era [um] deus. 2 Este estava no princípio com o Deus. 3 Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência. O que veio à existência 4 por meio dele foi a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz está brilhando na escuridão, mas a escuridão não a tem vencido.

9 A verdadeira luz que dá luz a toda sorte de homem estava para vir ao mundo. 10 Ele estava no mundo, e o mundo veio à existência por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio ao seu próprio lar, mas os seus não o acolheram. 12 No entanto, a tantos quantos o receberam, a estes deu autoridade para se tornarem filhos de Deus, porque exerciam fé no seu nome; 13 e nasceram, não do sangue, nem da vontade carnal, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 De modo que a Palavra se tornou carne e residiu entre nós, e observamos a sua glória, uma glória tal como a de um filho unigênito dum pai; e ele estava cheio de benignidade imerecida e de verdade.

(Mat. 1:1)
O livro da história de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.


O CENÁRIO TERRESTRE
Anúncio do nascimento de João Batista (meados de 3 AEC)

Fonte: jw.org

(Luc. 1:5-25)
5 Nos dias de Herodes,[1] rei da Judeia,[2] havia certo sacerdote, de nome Zacarias[3], da turma de Abias[4], e ele tinha por esposa [uma] das filhas de Arão, e o nome dela era Elisabete[5]. 6 Ambos eram justos diante de Deus por andarem inculpes de acordo com todos os mandamentos e exigências legais de Jeová. 7 Mas não tinham filho, porque Elisabete era estéril e ambos já estavam bem avançados em anos.

8 Ora, atuando ele perante Deus como sacerdote na designação de sua divisão, 9 segundo a prática solene do cargo sacerdotal, chegou a sua vez para oferecer incenso ao entrar no santuário de Jeová; 10 e toda a multidão do povo orava do lado de fora, na hora de se oferecer incenso. 11 Apareceu-lhe um anjo de Jeová, parado à direita do altar do incenso. 12 Zacarias, porém, ficou aflito ao vê-lo e foi tomado de temor. 13 No entanto, o anjo disse-lhe: “Não temas, Zacarias, porque a tua súplica tem sido ouvida favoravelmente, e tua esposa Elisabete tornar-se-á para ti mãe dum filho, e hás de dar-lhe o nome de João.[6] 14 E terás alegria e grande regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; 15 pois será grande diante de Jeová. Mas não deve beber nenhum vinho nem bebida forte, e será cheio de espírito santo desde a madre de sua mãe; 16 e retornará muitos dos filhos de Israel a Jeová, seu Deus. 17 Também, irá diante dele com o espírito e o poder de Elias, para retornar os corações dos pais aos filhos e os desobedientes à sabedoria prática dos justos, a fim de aprontar para Jeová um povo preparado.”

18 E Zacarias disse ao anjo: “Como hei de ter certeza disso? Pois sou idoso e minha esposa está bem avançada em anos.” 19 Em resposta, o anjo disse-lhe: “Eu sou Gabriel[7], que está a postos logo diante de Deus, e fui enviado para falar-te e declarar-te as boas novas destas coisas. 20 Mas, eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas ocorram, porque não acreditaste nas minhas palavras, as quais se cumprirão no seu tempo designado.” 21 Entrementes, o povo continuava à espera de Zacarias; e começavam a admirar-se de sua demora no santuário. 22 Mas, quando saiu, não lhes pôde falar, e perceberam que acabara de ter uma visão sobrenatural no santuário; e fazia-lhes sinais, mas permanecia mudo. 23 Completando-se então os dias de seu serviço público, foi para casa.

24 Depois destes dias, porém, Elisabete, sua esposa, ficou grávida; e ela se manteve apartada por cinco meses, dizendo: 25 “É assim que Jeová tem procedido comigo nestes dias, dando-me sua atenção para tirar o meu vitupério entre os homens.”

Fonte: jw.org


Anúncio do nascimento de Jesus (fins de 3 AEC)
(Luc. 1:26-38)
26 No sexto mês dela, o anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus a uma cidade da Galileia[8], de nome Nazaré[9], 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José[10], da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.[11] 28 E, ao se lhe apresentar, disse: “Bom dia, altamente favorecida, Jeová está contigo.” 29 Mas ela ficou profundamente perturbada com estas palavras e começou a raciocinar que sorte de cumprimento era este. 30 De modo que o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois achaste favor diante de Deus; 31 e eis que conceberás na tua madre e darás à luz um filho, e deves dar-lhe o nome de Jesus.[12] 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e Jeová Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33 e ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre, e não haverá fim do seu reino.”

34 Maria, porém, disse ao anjo: “Como se há de dar isso, visto que não tenho relações com um homem?” 35 O anjo disse-lhe, em resposta: “Espírito santo virá sobre ti e poder do Altíssimo te encobrirá. Por esta razão, também, o nascido será chamado santo, Filho de Deus. 36 E eis que a própria Elisabete, tua parenta, também concebeu um filho, na sua velhice, e este é o sexto mês para ela, a chamada estéril; 37 porque para Deus nenhuma declaração será uma impossibilidade.” 38 Maria disse então: “Eis a escrava de Jeová! Ocorra comigo segundo a tua declaração.” Com isso, o anjo ausentou-se dela.



Explicação das siglas usadas:

AEC: Antes de nossa Era Comum.
EC: Era Comum
it: obra Estudo Perspicaz das Escrituras. O número em sequência indica o volume.




Notas:

[1] Herodes, o Grande, reinou de 39 AEC a janeiro/fevereiro de 1 AEC ou 1 EC. Segundo Josefo, Herodes morreu pouco depois de um eclipse lunar e antes da Páscoa. Houve um eclipse total em 8/1/1 AEC, cerca de três meses antes da Páscoa, e um eclipse parcial em 27/12/1 AEC. – It-2, pp. 320-1.
[2] [Do hebr.: De (Pertencente a) Judá]. Não há certeza das fronteiras exatas desta região da Palestina. Pelo visto, a Judeia abrangia uma área de aproximadamente 80 km de leste a oeste, e de uns 50 km de norte a sul. Samaria ficava ao norte e a Idumeia ao sul. O mar Morto e o vale do Jordão constituíam a fronteira oriental. Todavia, quando o território idumeu foi incluído na Judeia, a fronteira meridional parece ter-se estendido desde abaixo de Gaza, no oeste, até Massada, no leste. – It-2, p. 621.
[3] “Jeová lembrou-se”. – It- 3, p. 807.
[4] [Meu Pai É Jeová]. Descendente sacerdotal de Arão. Davi dividiu o sacerdócio em 24 turmas, ou divisões, cada uma delas servindo no santuário de seis em seis meses por uma semana. – It-1, p. 16.
[5] Grego: E·lei·sá·bet, do hebr.: ’E·li·shé·va, que significa “Meu Deus É Abundante; Deus de Abundância”. – It-1, p. 795.
[6] Equivalente português de Jeoanã, que significa “Jeová Mostrou Favor; Jeová Foi Clemente”. – It-2 p. 568.
[7] “Um vigoroso de Deus”. – It-2, p. 165.
[8] [Região; Circuito [duma raiz que significa “rolar; rolar para longe”]] No tempo do ministério terrestre de Jesus Cristo, enquanto estava sob a jurisdição de Herodes Ântipas (Luc. 3:1), a Galileia estendia-se apenas uns 40 km de L a O, e uns 60 km de N a S. – It-2, p. 174.
[9] Provavelmente: Cidade [do] Rebentão. – It-3 p. 69.
[10] Forma abreviada de Josifias, que significa “Que Jah Acrescente (Aumente); Jah Acrescentou (Aumentou)”. – It-2, p. 596.
[11] Da palavra hebr. Miriã, que possivelmente significa “Rebelde”. – It-2, p. 773.
[12] Forma lat. da gr. I·e·soús, que corresponde à hebr. Ye·shú·a‛ ou Yehoh·shú·a‛, e significa “Jeová É Salvação”. – It-2 p. 533.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

Comentários

Parabéns Apologista da Verdade pelo trabalho!
Jeová continue a te abençoar!
Parabéns Apologista da Verdade pelo trabalho!
Jeová continue a te abençoar!

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)