Pular para o conteúdo principal

Isaías 6:1 identifica Jeová com Jesus Cristo?




Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/ws201401/adore-jeova-rei-eternidade/

Um leitor escreveu o seguinte:

Me tira uma dúvida. Na tnm [Tradução do Novo Mundo] em João 12:41, no fim, tem uma referência (f) a Isaías 6:1. Acho que a tnm deu um equívoco em fazer isso. O que você acha? 

Resposta:

No capítulo 12 de seu Evangelho, versículos 37 a 43, o apóstolo João explica que a incredulidade dos judeus foi profetizada por Isaías, o qual é citado na seguinte ordem: Isaías 53:1; 6:10, 1, 8. Assim, não houve equívoco por parte da Comissão de Tradução do Novo Mundo ao remeter o leitor para Isaías 6:1 na nota de rodapé.

Os trinitários se apressam a usar Isaías 6:1 em associação com João 12:41 para tentar provar equivocadamente que Jeová no “Velho Testamento” é Jesus no “Novo Testamento”[1]. Baseiam-se superficialmente na declaração de João:

Isaías disse isso porque viu a glória dele e falou sobre ele.”

Tais trinitários raciocinam assim: ‘João diz que Isaías viu a glória de Jesus ao passo que a passagem de Isaías diz que Isaías viu a glória de Jeová! Pois é o que lemos em Isaías 6:1.’

Isaías 6:1 declara: “No ano em que o rei Uzias morreu, vi Jeová sentado num trono enaltecido e elevado, e as abas da sua veste enchiam o templo.

‘Assim’, raciocinam apressadamente os trinitaristas, ‘Jeová é Jesus’. No entanto, uma leitura mais ponderada e sem ideias preconcebidas mostra que não é assim.

Lemos em Isaías 6:8:

Então ouvi a voz de Jeová, dizendo: ‘A quem enviarei e quem irá por nós?’ E eu [Isaías] disse: ‘Aqui estou! Envia-me!’”

Observe que Jeová não fala usando o pronome pessoal oblíquo MIM, como ele usou quando o assunto era sua adoração:

“Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão. Não tenha outros deuses além de mim.” – Êxodo 20:2, 3.

Quando Jeová usa o pronome NÓS, ele está também se referindo ao Lógos (a “Palavra, ou o Verbo”) – Jesus na sua existência pré-humana. (Gênesis 1:26; 3:22; 11:7) O próprio Jesus falou a respeito da ‘glória que ele teve junto do Pai antes de o mundo existir’. – João 17:5.[2]

Portanto, o contexto de Isaías, capítulo 6, mostra que Isaías não viu somente a glória de Jeová, mas também daquele que estava ao lado de Jeová, o amado Filho unigênito Dele. É por isso que o evangelista João afirmou que Isaías “viu a glória dele [a de Jesus em sua existência pré-humana] e falou sobre ele [em várias de suas profecias, como em Isaías capítulo 53]”.

O contexto de João capítulo 12

Outro fator a considerar é que, no próprio capítulo 12 de seu Evangelho, João faz clara distinção entre Jesus e Jeová. Observe o que João disse:

“No entanto, Jesus disse bem alto: ‘Quem deposita fé em mim deposita fé não somente em mim, mas também naquele que me enviou; e quem me vê, vê também Aquele que me enviou. Pois não falei de minha própria iniciativa, mas o Pai, que me enviou, ele mesmo me deu um mandamento sobre o que dizer e o que falar. E eu sei que o seu mandamento significa vida eterna. Portanto, tudo o que eu falo, falo assim como o Pai me disse.’” – João 12:44, 45, 49, 50.

Observamos nas palavras de Jesus acima uma clara distinção entre o Filho (Jesus Cristo) e seu Pai, que o enviou, algo que os trinitaristas também aceitam. Mas, perguntamos: quem é o Pai?

Jesus afirmou: É o meu Pai quem me glorifica, aquele que vocês dizem ser o seu Deus.” – João 8:54.

Quem é que os judeus diziam ser o Deus deles? Se você ler as Escrituras Hebraicas (“Velho Testamento”) verá que os judeus fiéis reconheciam SOMENTE a JEOVÁ como sendo o Deus supremo.[3]

No texto supracitado de Êxodo 20:2, lemos que o próprio Jeová disse a eles: “Eu sou Jeová, seu Deus.”

lemos no Salmo 83:18:

Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de Jeováés o Altíssimo sobre toda a terra.” – Almeida Revista e Corrigida.

E lemos em Lucas 2:32:

“Este [Jesus] será grande e será chamado Filho do Altíssimo.” Almeida Revista e Corrigida.

Assim, ao fazer distinção entre o Pai e o Filho, também está implícita a distinção entre Jeová e o Filho, pois o Pai é Jeová.

Portanto, Isaías, capítulo 6, não identifica Jeová com Jesus Cristo. De fato, a Bíblia inteira faz distinção entre os dois.


Notas:
[2] Para uma consideração de João 17:5, veja o artigo “Jesus tem a mesma glória que seu Pai?”.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org








Comentários

  1. Não estou aqui defendendo a Trindade, mas o seu argumento é mais que furado, é tão errado que eu aconselho você a deletar esse post para não passar vergonha.

    Você disse:

    “Então ouvi a voz de Jeová, dizendo: ‘A quem enviarei e quem irá POR NÓS?’ E eu [Isaías] disse: ‘Aqui estou! Envia-me!’”

    Observe que Jeová não fala usando o pronome pessoal oblíquo MIM, como ele usou quando o assunto era sua adoração:..."


    Mas o versículo 2 diz (NVI):
    Acima dele estavam SERAFINS; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.
    Isaías 6:2-2


    É evidente ao ler o texto de Isaías que "NÓS" se refere a ele e aos Serafins, mas segundo o seu argumento Jesus era um Serafim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que você não prestou boa atenção nem ao artigo nem ao contexto da Bíblia como um todo.

      O artigo afirmou: “Quando Jeová usa o pronome NÓS, ele está TAMBÉM se referindo ao Lógos (a ‘Palavra, ou o “Verbo’) – Jesus na sua existência pré-humana.”

      A conjunção aditiva “também” usada na frase reconhece que o pronome oblíquo “nós” envolve os serafins, mostrados no contexto imediato (uma categoria de seres celestiais). Porém, o CONTEXTO BÍBLICO COMO UM TODO mostra que Jeová usa o pronome NÓS citando o Lógos, tanto no “Velho Testamento” (Gênesis 1:26; 3:22; 11:7) quanto no “Novo Testamento” (João 12:41; João 17:5) Diz a Bíblia que “a Palavra ESTAVA COM Deus”. (João 1:1) Assim sendo, Deus não poderia ter deixado de incluir a “Palavra” (o Lógos) ao falar de “NÓS”.

      Sugiro que dê mais atenção ao que lê antes de formular uma resposta, pois sabiamente diz o provérbio inspirado: “Responder antes de ouvir [ou: atentar para] os fatos é tolice e resulta em humilhação.” – Provérbios 18:13.

      Excluir
  2. Olá meu querido irmão na fé em Cristo Jesus, obrigado por tirar minha duvida, ficou mas do que claro.. que o espirito de Jeová Deus esteja sempre com você! muito muito obrigdo!

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho. Que o nome de Jeová e seus maravilhosos feitos sejam louvados para todo o sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)