https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/ws201401/adore-jeova-rei-eternidade/
Um leitor escreveu o seguinte:
Me tira uma dúvida. Na
tnm [Tradução do Novo Mundo] em João 12:41, no fim, tem uma referência (f) a
Isaías 6:1. Acho que a tnm deu um equívoco em fazer isso. O que você acha?
Resposta:
No capítulo 12 de seu Evangelho, versículos
37 a 43, o apóstolo João explica que a incredulidade dos judeus foi profetizada
por Isaías, o qual é citado na seguinte ordem: Isaías 53:1; 6:10, 1, 8. Assim,
não houve equívoco por parte da Comissão de Tradução do Novo Mundo ao remeter o
leitor para Isaías 6:1 na nota de rodapé.
Os trinitários se apressam a usar
Isaías 6:1 em associação com João 12:41 para tentar provar equivocadamente que
Jeová no “Velho Testamento” é Jesus no “Novo Testamento”[1].
Baseiam-se superficialmente na declaração de João:
“Isaías disse isso porque viu a glória dele e falou sobre ele.”
Tais trinitários raciocinam assim: ‘João
diz que Isaías viu a glória de Jesus
ao passo que a passagem de Isaías diz que Isaías viu a glória de Jeová! Pois é o que lemos em Isaías
6:1.’
Isaías 6:1 declara: “No ano em que o
rei Uzias morreu, vi
Jeová sentado num trono enaltecido e elevado, e
as abas da sua veste enchiam o templo.”
‘Assim’, raciocinam apressadamente os
trinitaristas, ‘Jeová é Jesus’. No entanto, uma leitura mais
ponderada e sem ideias preconcebidas mostra que não é assim.
Lemos em Isaías 6:8:
“Então ouvi a voz de Jeová, dizendo: ‘A
quem enviarei e quem irá por nós?’ E eu [Isaías] disse:
‘Aqui estou! Envia-me!’”
Observe que Jeová não fala usando o
pronome pessoal oblíquo MIM, como ele usou quando o assunto era sua adoração:
“Eu sou Jeová,
seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão. Não tenha
outros deuses além de mim.”
– Êxodo 20:2, 3.
Quando Jeová
usa o pronome NÓS, ele está também se referindo ao Lógos (a “Palavra, ou o “Verbo”) – Jesus na sua existência pré-humana.
(Gênesis 1:26; 3:22; 11:7) O próprio Jesus falou a respeito da ‘glória
que ele teve junto do Pai antes de o
mundo existir’. – João 17:5.[2]
Portanto, o
contexto de Isaías, capítulo 6, mostra que Isaías não viu somente a glória de
Jeová, mas também daquele que estava ao lado de Jeová, o amado Filho unigênito
Dele. É por isso que o evangelista João afirmou que Isaías “viu a glória dele [a de Jesus em sua existência pré-humana]
e falou sobre ele [em várias de suas profecias, como em Isaías capítulo 53]”.
O contexto de João capítulo 12
Outro fator a
considerar é que, no próprio capítulo 12 de seu Evangelho, João faz clara
distinção entre Jesus e Jeová. Observe o que João disse:
“No entanto, Jesus disse bem
alto: ‘Quem deposita fé em mim deposita fé não somente em mim, mas também naquele que me enviou; e quem me vê, vê
também Aquele que me enviou. Pois
não falei de minha própria iniciativa, mas o
Pai, que me enviou, ele mesmo me deu um mandamento sobre o que dizer e o
que falar. E eu sei que o seu mandamento significa vida eterna. Portanto, tudo
o que eu falo, falo assim como o
Pai me disse.’” – João 12:44, 45, 49, 50.
Observamos nas
palavras de Jesus acima uma clara distinção entre o Filho (Jesus Cristo) e seu
Pai, que o enviou, algo que os trinitaristas também aceitam. Mas, perguntamos:
quem é o Pai?
Jesus afirmou:
“É o meu Pai quem me glorifica, aquele que vocês dizem ser o seu Deus.” – João 8:54.
Quem é que os
judeus diziam ser o Deus deles? Se você ler as Escrituras Hebraicas (“Velho
Testamento”) verá que os judeus fiéis reconheciam SOMENTE a JEOVÁ como sendo o Deus
supremo.[3]
No texto
supracitado de Êxodo 20:2, lemos que o próprio Jeová disse a eles: “Eu sou Jeová, seu
Deus.”
lemos no Salmo 83:18:
“Para
que saibam que tu, a quem só
pertence o nome de Jeová, és o
Altíssimo
sobre toda a terra.” – Almeida
Revista e Corrigida.
E lemos em
Lucas 2:32:
“Este [Jesus] será grande e será chamado Filho do Altíssimo.” – Almeida Revista
e Corrigida.
Assim, ao fazer distinção entre o Pai e o Filho,
também está implícita a distinção entre Jeová e o Filho, pois o Pai é Jeová.
Portanto,
Isaías, capítulo 6, não identifica Jeová com Jesus Cristo. De fato, a Bíblia
inteira faz distinção entre os dois.
Notas:
[1] Veja o artigo “Malabarismo de textos bíblicos para tentar provar a Trindade”
[2] Para uma consideração de João 17:5, veja o artigo “Jesus tem a mesma glória que seu Pai?”.
A
menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do
Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
Os
artigos deste site podem ser citados
ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários
Você disse:
“Então ouvi a voz de Jeová, dizendo: ‘A quem enviarei e quem irá POR NÓS?’ E eu [Isaías] disse: ‘Aqui estou! Envia-me!’”
Observe que Jeová não fala usando o pronome pessoal oblíquo MIM, como ele usou quando o assunto era sua adoração:..."
Mas o versículo 2 diz (NVI):
Acima dele estavam SERAFINS; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.
Isaías 6:2-2
É evidente ao ler o texto de Isaías que "NÓS" se refere a ele e aos Serafins, mas segundo o seu argumento Jesus era um Serafim?
O artigo afirmou: “Quando Jeová usa o pronome NÓS, ele está TAMBÉM se referindo ao Lógos (a ‘Palavra, ou o “Verbo’) – Jesus na sua existência pré-humana.”
A conjunção aditiva “também” usada na frase reconhece que o pronome oblíquo “nós” envolve os serafins, mostrados no contexto imediato (uma categoria de seres celestiais). Porém, o CONTEXTO BÍBLICO COMO UM TODO mostra que Jeová usa o pronome NÓS citando o Lógos, tanto no “Velho Testamento” (Gênesis 1:26; 3:22; 11:7) quanto no “Novo Testamento” (João 12:41; João 17:5) Diz a Bíblia que “a Palavra ESTAVA COM Deus”. (João 1:1) Assim sendo, Deus não poderia ter deixado de incluir a “Palavra” (o Lógos) ao falar de “NÓS”.
Sugiro que dê mais atenção ao que lê antes de formular uma resposta, pois sabiamente diz o provérbio inspirado: “Responder antes de ouvir [ou: atentar para] os fatos é tolice e resulta em humilhação.” – Provérbios 18:13.