Pular para o conteúdo principal

Gênesis capítulo 3 diz respeito à morte física?



Crédito do vídeo: canal “A Verdade É Lógica”, que contém o áudio da matéria abaixo.


“A serpente era o mais cauteloso de todos os animais selvagens, que Jeová Deus havia feito. Assim, ela disse à mulher: ‘Foi isso mesmo que Deus disse, que vocês não devem comer de toda árvore do jardim?’ Então a mulher disse à serpente: ‘Podemos comer do fruto das árvores do jardim. Mas, sobre o fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: “Não comam dele, não, nem toquem nele; do contrário, vocês morrerão.”’ Então a serpente disse à mulher: ‘Vocês certamente não morrerão.’”  – Gênesis 3:1-4.


Certo defensor da doutrina da imortalidade da alma afirmou que o relato de Gênesis, capítulo 3, diz respeito ao que ele chamou de “morte espiritual”, no sentido de perda da relação com Deus e afastamento Dele. Assim, segundo tal defensor, a passagem não faz referência à morte física, e nada diz sobre a existência ou não de uma alma imortal que sobreviva após a morte física.

Mas, o que o Gênesis, capítulo 3, tem a dizer sobre isso?

1.    Qual era o conceito que o primeiro casal humano tinha sobre a morte?

 Em primeiro lugar, é preciso salientar que, até a conversa entre Satanás, a “serpente original”, e Eva, nenhum humano havia experimentado a morte. (Apocalipse 12:9) Assim, quando Deus mencionou a Adão que a desobediência levaria à morte e, posteriormente, quando Satanás afirmou a Eva que tal desobediência não incidiria em morte, o que o casal humano poderia entender do que significaria a morte?

O único conhecimento que tinham da morte era da observação da morte dos animais, os quais, segundo as Escrituras, foram destinados por natureza à … morte”. (Bíblia Pastoral) Obviamente, Deus, como o Comunicador por excelência, deseja ser corretamente entendido, em harmonia com o conceito que ele mesmo estabeleceu em 1 Coríntios 14:9: “Se com a língua vocês não proferirem palavras que sejam fáceis de entender, como alguém saberá o que se fala? Vocês estarão, na verdade, falando ao vento.”

Se ele estivesse falando de outra morte que não fosse aquela que o casal humano conhecia, isso soaria ininteligível. Exigiria naturalmente explicação adicional, o que não ocorreu. Diante disso, Deus só poderia estar falando da morte biológica.

Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/historias-biblicas/2/10-pragas/


2. Qual seria a punição pelo pecado?

Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/estudo-da-biblia/que-acontece-quando-morremos/

Jeová proferiu a seguinte sentença pela desobediência:

“No suor do seu rosto comerá pão, até que você volte ao solo, pois dele foi tirado. Porque você é pó e ao pó voltará.” – Gênesis 3:19.

Se houvesse vida após a morte para o transgressor Adão, talvez um inferno de fogo eterno, não seria justo que Adão fosse informado sobre isso, a fim de poder avaliar, antes de pecar, as implicações ou consequências de seu pecado? Por que ele não foi informado disso? Simplesmente porque a penalidade que Adão sofreria por seu pecado seria a morte eterna, como cessação da vida que ele usufruía, e não uma vida após a morte em tormento eterno, ou uma sucessão de reencarnações para ‘aperfeiçoamento’, ou uma transmigração para outros corpos, ou ficar vagando sem rumo etc.

Se Adão tivesse uma “alma”, ou espírito, dentro do corpo, Deus não diria: “Você é pó.” Nem informaria que o homem simplesmente ‘voltaria ao pó’, algo de fácil compreensão para o primeiro casal ao ver a deterioração da vida animal. Sendo justo, Deus informaria as plenas consequências ao primeiro casal humano pela desobediência, como ele fez posteriormente, com riqueza de detalhes, ao avisar seu povo das consequências da desobediência. – Veja Levítico, capítulo 26; Deuteronômio, capítulo 28; 1 Samuel 8:10-18.

Assim, sem adentrarmos no contexto da Bíblia como um todo sobre o que a morte significa, podemos ver com clareza que Gênesis, capítulo 3, de fato diz respeito à morte como o fim da vida total, consciente.

Fonte da foto: 
http://diariodebiologia.com/2015/09/o-que-acontece-com-o-corpo-logo-apos-a-morte/


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)