Pular para o conteúdo principal

Qual é o conceito bíblico de alma? (Parte 2)



Fonte da ilustração:


 Esta segunda parte deste tema objetiva mostrar textos bíblicos em algumas traduções da cristandade, que revelam claramente que a alma é um ser – humano ou animal – material, tangível e mortal. Seguem abaixo os textos:

Levítico 11:46, Almeida Revista e Atualizada:
“Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda alma vivente que se move nas águas, e de toda criatura que povoa a terra.”

Ezequiel 13:19, 20, Almeida Revista e Atualizada: “Vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer e para preservardes com vida as almas que não haviam de viver, mentindo, assim, ao meu povo, que escuta mentiras. Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis aí vou eu contra vossos invólucros feiticeiros, com que vós caçais as almas como aves, e as arrancarei de vossas mãos; soltarei livres como aves as almas que prendestes.”

Ezequiel 13:18, 20, Ave Maria: “O oráculo seguinte: eis o que diz o Senhor Javé: ai daquelas que cosem faixas para todos os punhos, que confeccionam véus para as cabeças de todos os tamanhos, com o fito de fazerem caça às almas. Como?! Capturais as almas do meu povo, enquanto vós conservais em vida vossas próprias almas! Eis por que diz o Senhor: vou contra as ligaduras de que vos servis para dar caça às almas: eu as arrancarei de vossos braços e darei vôo às almas que, como pássaros, apanhastes na armadilha.”

Josué 11:11, Ave Maria: Passaram ao fio da espada toda alma viva nessa cidade e votaram-na ao interdito. Nada ficou de tudo o que tinha vida, e incendiou-se Asor.”

Tiago 5:20, Ave Maria: “Saiba: aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados.”

Jó 33:22, 28, 30, Ave Maria: “Sua alma aproxima-se da sepultura, e sua vida, daqueles que estão mortos. Poupou minha alma de descer à sepultura [“cova”,  ARA, ARC, TB], e minha alma bem viva goza a luz. A fim de tirar-lhe a alma da sepultura [“cova”,  Almeida Revista e Atualizada, Almeida Revista e Corrigida, Tradução Brasileira], para iluminá-la com a luz dos vivos.” – Também ARA, ARC, TB.

A palavra hebraica para “cova” na passagem acima (Strong # 7845) é שַׁחַת(Shachath) e tem o sentido de “poço”, “destruição”, “túmulo”.

Isaías 10:18, Ave Maria: “O esplendor de seu bosque e de seu jardim ele o aniquilará, corpo e alma. (Será como um doente que definha.)”

Salmo 56:13, Almeida Revista e Atualizada: “Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida.” – Veja também Almeida Revista e Corrigida e Tradução Brasileira.

Salmo 86:13, Almeida Revista e Atualizada: “Pois grande é a tua misericórdia para comigo, e me livraste a alma do mais profundo poder da morte [da sepulturaAlmeida Revista e Corrigidado mais profundo SheolTradução Brasileira].”

Salmo 89:48, Almeida Revista e Atualizada: “Que homem há, que viva e não veja a morte? Ou que livre a sua alma das garras do sepulcro [do poder do Sheol?Tradução Brasileira]?”

Jó 11:20, Almeida Revista e Corrigida: “Mas os olhos dos ímpios desfalecerão, e perecerá o seu refúgio; e a sua esperança será o expirar da alma.”

Espero que os textos acima possam servir como útil instrumento aos evangelizadores para que possam ajudar aos sinceros a entender o conceito bíblico do que é alma. O artigo seguinte desta série analisará os textos usados pela cristandade para tentar perpetuar o ensino falso da imortalidade da alma.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Comentários

  1. Esse é o grande diferencial, entre a verdade e os conceitos introduzidos por Satanás na mente da humanidade primeiro pelas religiões pagãs que contaminou também a cristandade. Com essa mentira Satanás tenta minimizar o efeito destruidor que ele causou à humanidade. "Você não morre sua alma continua viva, morre esse corpo podre" Os seres angélicos podem materializar corpos a partir dos elementos químicos que compõe os humanos como demonstrado por dezenas de vezes que tais seres em missões especiais são relatados na Bíblia. Entretanto são seres extremamente poderosos, e todos os casos mencionados nas escrituras são de seres leais ao Supremo do Universo. Seus nomes nunca foram revelados exceto Gabriel. O outro nome revelado é o do único Arcanjo Miguel, em ações superespeciais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)