Pular para o conteúdo principal

Qual é o conceito bíblico de alma? (Parte 2)



Fonte da ilustração:


 Esta segunda parte deste tema objetiva mostrar textos bíblicos em algumas traduções da cristandade, que revelam claramente que a alma é um ser – humano ou animal – material, tangível e mortal. Seguem abaixo os textos:

Levítico 11:46, Almeida Revista e Atualizada:
“Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda alma vivente que se move nas águas, e de toda criatura que povoa a terra.”

Ezequiel 13:19, 20, Almeida Revista e Atualizada: “Vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer e para preservardes com vida as almas que não haviam de viver, mentindo, assim, ao meu povo, que escuta mentiras. Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis aí vou eu contra vossos invólucros feiticeiros, com que vós caçais as almas como aves, e as arrancarei de vossas mãos; soltarei livres como aves as almas que prendestes.”

Ezequiel 13:18, 20, Ave Maria: “O oráculo seguinte: eis o que diz o Senhor Javé: ai daquelas que cosem faixas para todos os punhos, que confeccionam véus para as cabeças de todos os tamanhos, com o fito de fazerem caça às almas. Como?! Capturais as almas do meu povo, enquanto vós conservais em vida vossas próprias almas! Eis por que diz o Senhor: vou contra as ligaduras de que vos servis para dar caça às almas: eu as arrancarei de vossos braços e darei vôo às almas que, como pássaros, apanhastes na armadilha.”

Josué 11:11, Ave Maria: Passaram ao fio da espada toda alma viva nessa cidade e votaram-na ao interdito. Nada ficou de tudo o que tinha vida, e incendiou-se Asor.”

Tiago 5:20, Ave Maria: “Saiba: aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados.”

Jó 33:22, 28, 30, Ave Maria: “Sua alma aproxima-se da sepultura, e sua vida, daqueles que estão mortos. Poupou minha alma de descer à sepultura [“cova”,  ARA, ARC, TB], e minha alma bem viva goza a luz. A fim de tirar-lhe a alma da sepultura [“cova”,  Almeida Revista e Atualizada, Almeida Revista e Corrigida, Tradução Brasileira], para iluminá-la com a luz dos vivos.” – Também ARA, ARC, TB.

A palavra hebraica para “cova” na passagem acima (Strong # 7845) é שַׁחַת(Shachath) e tem o sentido de “poço”, “destruição”, “túmulo”.

Isaías 10:18, Ave Maria: “O esplendor de seu bosque e de seu jardim ele o aniquilará, corpo e alma. (Será como um doente que definha.)”

Salmo 56:13, Almeida Revista e Atualizada: “Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida.” – Veja também Almeida Revista e Corrigida e Tradução Brasileira.

Salmo 86:13, Almeida Revista e Atualizada: “Pois grande é a tua misericórdia para comigo, e me livraste a alma do mais profundo poder da morte [da sepulturaAlmeida Revista e Corrigidado mais profundo SheolTradução Brasileira].”

Salmo 89:48, Almeida Revista e Atualizada: “Que homem há, que viva e não veja a morte? Ou que livre a sua alma das garras do sepulcro [do poder do Sheol?Tradução Brasileira]?”

Jó 11:20, Almeida Revista e Corrigida: “Mas os olhos dos ímpios desfalecerão, e perecerá o seu refúgio; e a sua esperança será o expirar da alma.”

Espero que os textos acima possam servir como útil instrumento aos evangelizadores para que possam ajudar aos sinceros a entender o conceito bíblico do que é alma. O artigo seguinte desta série analisará os textos usados pela cristandade para tentar perpetuar o ensino falso da imortalidade da alma.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Comentários

OBSERVADOR disse…
Esse é o grande diferencial, entre a verdade e os conceitos introduzidos por Satanás na mente da humanidade primeiro pelas religiões pagãs que contaminou também a cristandade. Com essa mentira Satanás tenta minimizar o efeito destruidor que ele causou à humanidade. "Você não morre sua alma continua viva, morre esse corpo podre" Os seres angélicos podem materializar corpos a partir dos elementos químicos que compõe os humanos como demonstrado por dezenas de vezes que tais seres em missões especiais são relatados na Bíblia. Entretanto são seres extremamente poderosos, e todos os casos mencionados nas escrituras são de seres leais ao Supremo do Universo. Seus nomes nunca foram revelados exceto Gabriel. O outro nome revelado é o do único Arcanjo Miguel, em ações superespeciais.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)