Pular para o conteúdo principal

Respondendo perguntas sobre a relação entre Jesus e seu Pai (Parte 1)


Fonte: jw.org
Um leitor teceu o seguinte comentário:
Graça e paz, apologista da verdade.
Mais uma vez gostaria de parabenizá-lo pelo excelente site e conteúdo bíblico disponível. Lhe escrevi anteriormente sobre alguns artigos expostos em seu site sobre a divindade de Jesus. Observei que, no seu artigo sobre Romanos 9:5, você afirmou que as Testemunhas de Jeová acreditam na divindade de Jesus:
“Em razão disso, as Testemunhas de Jeová reconhecem e aceitam abertamente a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo.[2] No entanto, a divindade de Cristo não pressupõe a igualdade dele com seu Pai, Jeová.”
Nos artigos sobre João 1:18, você defende a ideia de que Jesus deve ser chamado “deus unigênito” baseado em textos mais antigos. Diante disso, fica a pergunta clássica: as Testemunhas de Jeová creem em mais de um deus? 
    Nos e-mails anteriores citei que, nos episódios de Moisés, o termo “deus” foi usado no sentido de que, para Faraó, ele teria os poderes de Jeová outorgados por Este. Ou seja, para o soberano do Egito Moisés seria considerado um deus. Os juízes iníquos são chamados de deuses porque agiam como tais para com o povo, assim como o diabo é chamado de deus deste século (2 Coríntios 4:4) por sua dominação sobre os iníquos.
Porém, no caso de Jesus, considerá-lo como um deus poderoso não seria uma enorme heresia? Esqueçamos por um momento a doutrina da Trindade. Sabemos que o Pai é superior ao Filho e, mesmo considerando o Filho, Jesus Cristo, como o primeiro ser criado, não seria mais lógico acreditar que Jesus é divino da mesma substância do Pai? Poderíamos citar ainda a grande celeuma que é dizer que Jesus Cristo é o Senhor quando Deuteronômio 6:4 diz que apenas Jeová é o Senhor. Ou ainda os textos do Apocalipse, que chamam Jesus e Jeová de Alfa e Ômega. 
Citando um último trecho de Hebreus 1, extraído do site jw.org: 
 “Mas a respeito do Filho ele diz: ‘Deus é o seu trono para todo o sempre, e o cetro do seu Reino é o cetro da retidão. O senhor amou a justiça e odiou o que é contra a lei. É por isso que Deus, o seu Deus, o ungiu com óleo de alegria mais do que aos seus companheiros.’ E: ‘Ó Senhor, no princípio lançaste os alicerces da terra, e os céus são obras das tuas mãos. Eles deixarão de existir, mas tu permanecerás; eles se gastarão como uma roupa, e tu os enrolarás assim como a um manto, como a uma roupa, e eles serão trocados. Mas tu és o mesmo, e os teus anos nunca chegarão ao fim.’”
Eis a confusão: esse texto é extraído do Salmo Salmos 102:24-27. Vemos claramente que esse trecho se refere claramente a Deus, e o autor de Hebreus o aplica a Jesus. Mais uma vez não seria mais óbvio se crer que Jesus e o Pai são da mesma essência, ou seja, consubstanciais, mesmo não se admitindo sua igualdade, ao invés de se afirmar que Jesus é divino, um deus à parte? 
OBS: o referido site alega que os anjos são divinos o que não encontra respaldo bíblico. O fato de serem chamados de Elohim, já que essa palavra também se aplica a seres poderosos, não significa que sejam de natureza divina.
Resposta:
As Testemunhas de Jeová, assim como outros grupos religiosos unitários, são monoteístas, como o eram os judeus pré-cristãos e os cristãos do primeiro século. Assim, reconhecem que “há um só Deus, o Pai” que é Todo-Poderoso, Supremo e merece a adoração exclusiva. – 1 Coríntios 8:6.
Por outro lado, reconhecer a divindade de Jesus não é politeísmo. O artigo Ser Jesus chamado de Deus prova que ele é coigual ao Pai?”, no subtítulo “Em que sentido Jesus é ‘Deus’?”, explicou:
Os que foram aludidos como “Deus” sem conotação adorativa e de modo aprovativo (Moisés e os anjos) o foram por serem representantes de Deus, tendo recebido poder e autoridade da parte dele. No caso dos anjos, foram chamados de elohim também por terem natureza divina. Assim sendo, tendo em vista que o Filho é o maior representante de Deus (sendo o Lógos – o “Verbo”) e tem natureza divina, ele pode corretamente e com muito mais propriedade ser chamado de “Deus” sem ser, contudo, o Deus Todo-Poderoso.

Portanto, tendo em vista o uso que a Bíblia faz do termo “Deus”, não é politeísmo aceitar a divindade de Cristo e sua limitação de poder, autoridade e tempo de existência em relação a seu Deus e Pai, Jeová.
O Filho é da mesma substância que o Pai?
A questão sobre Jesus ser “da mesma substância” (do grego homoousia) que seu Pai gerou uma discussão acirrada no quarto século, que encontrou o seu clímax no Concílio de Niceia, em 325 EC. Dois teólogos, Atanásio e Alexandre, afirmavam que o Filho era da mesma substância, ou essência (homoousios) que o Pai, sendo coiguais, sendo um só Deus. Por outro lado, o teólogo Ário negava a teoria da consubstancialidade entre o Pai e o Filho, sustentando que o Filho foi criado, teve princípio, e que somente o Pai era incriado.
De onde surgiu a teoria da “mesma substância”? A Encyclopœdia Britannica declara: 
A teologia cristã tomou a metafísica [filosofia] neoplatônica da substância, bem como a sua doutrina da hipóstases [essência ou natureza] como ponto de partida para interpretar o relacionamento do “Pai” com o “Filho”.
[…]
Desde o início, a controvérsia entre ambas as partes [em Niceia] se deu sobre a base comum do conceito neoplatônico de substância, estranho ao próprio Novo Testamento. Não é de admirar que o prosseguimento da disputa sobre a base da metafísica da substância conduzisse igualmente a conceitos que não encontram respaldo no Novo Testamento. (Negrito acrescentado.)

Em adição, note como a Nova Enciclopédia Católica (em inglês) explica a teoria da mesma substância, sob o verbete “Consubstancialidade”: 
A consubstancialidade definida pelo [Concílio] de Nicéia I [325 E. C.], portanto, …  afirma essencialmente que o Filho é igual ao Pai, é tão divino como o Pai, sendo de Sua substância e da mesma substância que Ele; segue-se daí, necessariamente; que o Filho não pode pertencer ao que foi criado . . . Por causa da absoluta unicidade, união e simplicidade de Deus, a identidade da substância não é apenas específica [como no caso dos humanos, que têm em comum a natureza humana], mas absoluta ou numérica. (Negrito acrescentado.)

Curiosamente, a trindade do budismo chinês é descrita de um modo quase idêntico ao conceito trinitário. A obra Origin and Evolution of Religion (“Origem e Evolução da Religião”, p. 348) declara:

Os Três estão todos incluídos numa única essência substancial. Os três são iguais a um; não um, e ainda assim não diferentes; sem partes nem composição. Quando consideradas como uma só, fala-se das três pessoas como sendo o Perfeito (Tatagata). Não há nenhuma diferença real [entre as três pessoas da trindade]; são manifestações, aspectos diferentes da mesma substância imutável.

Assim, o conceito de o Pai e o Filho terem a mesma substância se ancora na filosofia grega de Platão, e não nas Escrituras.
O Padre Marcelo Chelles, em sua oitava aula de Cristologia, comenta o seguinte sobre Ário:

[…] a partir de 318, começou a ensinar a subordinação do Verbo ao Pai, retomando assim a posição de autores anteriores; dizia: “Deus nem sempre foi Pai; houve um tempo em que era somente Deus.., O Verbo de Deus foi feito a partir do nada; houve um tempo em que ele não existia” (Fragmenta ex Thalia em Enchiridion Patristicum n°s 648s). O Verbo é a primeira e mais digna criatura do Pai. (Negrito acrescentado.)[1]

Embora as Testemunhas de Jeová não sejam arianas, reconhecem que Ário estava biblicamente correto em defender a subordinação do Verbo (Jesus Cristo) ao Pai. – João 14:28; 1 Coríntios 15:27, 28.
Sobre a teoria da consubstancialidade, note o que Isaac Newton declarou:

Homoousion [a doutrina pela qual o Filho é da mesma substância que o Pai] é ininteligível. Não foi entendido no Concílio de Nicéia, nem desde então. O que não pode ser entendido, não é objeto de crença.[2]

Portanto, o conceito da “mesma substância” entre o Pai e o Filho não tem respaldo bíblico.

As demais questões levantadas pelo citado leitor serão consideradas em um futuro artigo.


Notas:

[1] O SÉCULO QUARTO NICÉIA I (325) e CONSTANTINOPLA I (381). Disponível em:< http://www.pnsassuncao.org.br/images/curso-de-teologia/iii-semestre/viii-cristologia-pe-marcelo.pdf>.

[2] Sir Isaac Newton Theological Manuscripts, p. 17. Apud revista “A Sentinela” de 15 de outubro de 1977, p. 628: Isaac Newton em busca de Deus.


Referências:

CHELLES, Marcelo. O SÉCULO QUARTO NICÉIA I (325) e CONSTANTINOPLA I (381). Disponível em:< http://www.pnsassuncao.org.br/images/curso-de-teologia/iii-semestre/viii-cristologia-pe-marcelo.pdf>.

Sir Isaac Newton Theological Manuscripts, p. 17. Apud revista “A Sentinela” de 15 de outubro de 1977, p. 628: Isaac Newton em busca de Deus.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

  1. As perguntas do leitor acima é um conjunto de suposições que contém equívocos já na sua essência.
    Por exemplo, a que mais me chamou à atençao pela falta de lógica foi SUPOR que o fato de reconhecer a JESUS como deus faria das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, obrigatoriamente, defensores de algum ensino antibíblico. Essa acusação é totalmente infundada, baseada em pré-conceitos!
    Um exemplo, RECONHECIDO pelo próprio questionador, serve para demonstrar:

    O CASO DE MOISÉS SER COLOCADO NA FUNÇÃO DE UM DEUS PERANTE FARAÓ e PERANTE O POVO DE ISRAEL:

    HAVIA JEOVÁ DEUS E MOISÉS COMO "SEGUNDO DEUS", UM REPRESENTANTE MENOR DO DEUS MAIOR JEOVÁ.
    Fato!

    Pois bem...Por acaso O POVO DE ISRAEL ERA POLITEÍSTA PELO FATO DE TEREM QUE OBEDECER A DOIS PERSONAGENS, dois "deuses", A JEOVÁ E A MOISÉS ?
    O MONOTEÍSMO DE ISRAEL EXIGIRIA QUE OS JUDEUS NÃO OUVISSEM O QUE MOISÉS ORDENAVA ???
    Por essa lógica, alguém também poderia dizer que os Israelitas deveriam exigir falar DIRETAMENTE COM DEUS, UNICAMENTE COM DEUS, NINGUÉM ALÉM DE DEUS, sem a necessidade de MOISÉS, um segundo personagem servindo no cargo de autoridade entre Jeová e o Povo !
    O cargo de Moisés era ilegítimo ??!! Ele estava ocupando o lugar de Deus, que só cabe a Jeová no monoteísmo!

    Tem lógica acusar Moisés disso ? Teria base acusar os israelitas de violarem o "monoteísmo" por terem DUAS AUTORIDADES na Liderança do povo, MOISÉS E JEOVÁ ?!
    Claro que não!

    Da mesma forma, não há base BÍBLICA para dizer que as Testemunhas de Jeová estariam erradas por reconhecerem a AUTORIDADE DE JEOVÁ como sendo O DEUS E A AUTORIDADE DE JESUS como sendo um deus que está debaixo do comando do Deus Jeová, o Supremo!

    Outro erro gritante foi a base que o leitor usou para dizer que Jeová é o único "senhor", usando para tal argumento o texto de Deuteronômio 6:4, tirado de versões bíblicas que APAGAM O NOME DE JEOVÁ.
    Meu caro "Leitor"! Por favor!
    O texto ORIGINAL não diz isso! Não diz que Jeová é o único Senhor!
    A palavra "Senhor" NÃO EXISTE NO TEXTO HEBRAICO ORIGINAL!
    O texto VERDADEIRO está de acordo com diz a Bíblia das testemunhas de Jeová:
    "Escute, Israel: JEOVÁ é o nosso Deus, Jeová é o ÚNICO!"

    Portanto, NÃO tem base BÍBLICA dizer que o "shemá Israel" entraria em conflito com a doutrina que reconhece a Jeová como Deus ao mesmo tempo que permite reconhecer o "senhorio" de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Politeísmo é defendido como a crença e SUBSEQUENTE ADORAÇÃO a mais de um Deus,as Testemunhas de Jeová não adoram a mais de um Deus consequentemente não são politeísta.

    ResponderExcluir
  3. O fato é que Jeová diz que seus filhos são deuses. Salmo 82:6
    Ora, acaso anjos não são filhos de Deus?
    Jó 1:6; 2:1.

    Anjos são divinos, vide salmos 8:5. Se o próprio Deus diz isso, quem ousa discordar? Ora, quem além de Deus tem autoridade pra definir quem é deus ou não? Is 44:6 "...além de mim não há Deus"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No sentido de ser o único Deus supremo e o único que deve ser adorado, 'além de Jeová não há Deus'. - Isaías 44:6.

      Excluir
  4. Se os anjos não são seres divinos, embora chamados de deuses em Sal. 138:1, então o que são ? A palavra anjo significa mensageiro, não uma espécie ou raça, então, o que são tais mensageiros ? Espíritos ? Jeová também o é (joão 4:24).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)