Pular para o conteúdo principal

O que são “os céus e a Terra que agora existem”?

O sistema mundial de Satanás será destruído
Fonte: jw.org

Um leitor fez o seguinte comentário debaixo do artigo “Novos céus e uma nova terra” – o que significam?”:

Os céus e terra que agora existem refere-se ao céus e terra dos tempos de Pedro, isto é, o sistema judaico. Este passou no primeiro século 66-70 DC. Os céus e terra presentes [governo de Cristo] jamais passarão.

Resposta:

Pedro falou dos céus e a terra de agora’ em contraste com a estrutura de coisas antediluviana. Observe o que ele disse:

“Pois eles propositalmente ignoram este fato: há muito tempo havia céus e uma terra situada firmemente fora da água e no meio da água pela palavra de Deus; e, por meio dessas coisas, o mundo daquele tempo sofreu destruição ao ser inundado pela água. Mas, pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo e estão sendo guardados até o dia do julgamento e da destruição das pessoas ímpias.” – 2 Pedro 3:5-7.

O atual sistema passou a existir após o Dilúvio
Fonte: jw.org

O sistema judaico veio à existência mais de 850 anos depois do Dilúvio, nos dias de Moisés. (Êxo. 24:3, 8) Além disso, o contexto de 2 Pedro capítulo 3 mostra que os “céus e a terra que agora existem” acabarão junto com a “destruição dos homens ímpios” e serão substituídos pelos “novos céus e uma nova terra”, algo ainda futuro. (2 Ped. 3:7-13) Portanto, os referidos “céus e a terra que agora existem” são, como mostrou o artigo citado no início, “o sistema de coisas que passou a existir após o Dilúvio, constituído de poderes governamentais e de uma sociedade humana corrupta”.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)