Image Map











terça-feira, 24 de março de 2020

“Dádivas EM homens” ou “dons AOS homens” – Parte 2

Fonte: jw.org


O primeiro artigo desta série analisou duas formas básicas de tradução de Efésios 4:8, conforme mostrado no tema acima. Das traduções da Bíblia pesquisadas em português, inglês e espanhol, apenas a Tradução do Novo Mundo usa a expressão “em homens”. (Para ler o primeiro artigo, clique aqui.)



O artigo anterior também demonstrou que a expressão grega em pauta está no caso dativo. Demonstrou, ademais, que o dativo não possui apenas a tradução “para” ou “ao”. A pergunta que ficou para ser respondida neste artigo é:

Qual o tipo de dativo foi usado em Efésios 4:8?

Pelo que parece, foi utilizado o dativo de esfera, que pode ser traduzido pelas preposições “em”, ”mediante” ou “ao lado”, (quando apropriado); esse uso do dativo tem a ideia de “na esfera de” ou “no domínio de”. A palavra relacionada está incorporada dentro da dimensão do dativo. Veja os exemplos abaixo:

Mateus 5:3:

Μακάριοι οἱ πτωχοὶ τῷ πνεύματι,
Markárioi hoi ptokhoì tôi pneúmati
Felizes os pobres quanto ao espírito

A ideia é de ‘os pobres na esfera do espírito’. A obra em espanhol Comentario Biblico Com Aplicación NVI: Mateo traz o seguinte comentário:


O dativo de esfera “em/de espírito” deve ser entendido como praticamente equivalente a um advérbio, o qual aludiria aos “pobres espiritualmente (cf. Wallace, Greek Grammar, 155).”[1]


 

Romanos 4:19:

καὶ μὴ ἀσθενήσας τῇ πίστει
kaì mè athenésas têi pístei
e não tendo enfraquecido quanto à fé

Novamente, o sentido é o de que Abraão (verso 16) não enfraqueceu na esfera (ou no domínio) da fé.

Daniel B. Wallace cita ainda como exemplos de dativo de esfera os textos de Atos 14:22; 1 Coríntios 14:20; Filipenses 2:7; Tito 2:2; Tiago 2:5; 1 Pedro 4:6. Estes textos transmitem a ideia de ‘permanecer na esfera da fé’ (Atos 14:22), de ‘não se tornar crianças na esfera do entendimento, mas ser crianças na esfera da maldade, e adultos na esfera do entendimento’ (1 Coríntios 14:20), de que Jesus ‘veio a existir na esfera da semelhança de homens’ (Filipenses 2:7), de ‘os homens idosos serem moderados nos hábitos, sérios, sensatos, sãos na esfera da fé, do amor e da perseverança’ (Tito 2:2), dos ‘pobres na esfera do mundo’ e ‘ricos na esfera da fé’ (Tiago 2:5), de ser ‘julgado na esfera da carne segundo os homens e viver segundo Deus na esfera do espírito’ (1 Pedro 4:6).

Em Efésios 2:1, vemos o dativo de esfera: “Embora estáveis mortos em [na esfera de] vossos pecados”.

Καὶ  ὑμᾶς ὄντας νεκροὺς τοῖς  παραπτώμασιν  καὶ  ταῖς  ἁμαρτίαις  ὑμῶν
kaì hymãs ontas necroùs toîs paraptómasin kaì taîs hamartíais hymôn)
e vós estando mortos na esfera das falhas e na esfera dos pecados vossos

Que base temos para crer que Efésios 4:8 usa um dativo de esfera?

Esta questão será analisada no próximo artigo desta série.



Nota:
[1] WILKINS, Michael. Comentario Biblico Com Aplicación NVI: Mateo. Edição em espanhol publicada por Editorial Vida-2016. Nashville, Tenenssee.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org









Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *