Pular para o conteúdo principal

Como a ação humana afeta a influência do espírito santo?


Davi lamenta seu pecado
Fonte: (jw.org

A respeito do artigo “A possessão demoníaca prova que o espírito santo seja uma pessoa?”, um leitor trouxe o seguinte questionamento: O espírito santo pode ser dominado pela ação humana? Observe a conversa que o autor deste site e o referido leitor tiveram.

Leitor:

Olá, Apologista da Verdade:

Interessante o estudo, assim como os outros estudos. Davi, mesmo pecando, tinha o Espirito Santo. Então, vem a dúvida: Davi, enquanto um ser pessoal, conseguiu com sua ação “dominar” o Espirito Santo e pecar? O Espirito Santo pode ser “dominado” pela ação humana?

Resposta:

Como o artigo mostrou, Jeová, por meio de seu espírito santo, atua sobre seus servos, ajudando-os a fazer o que é certo. Mas, Jeová respeita o livre-arbítrio das pessoas. Ele não força ninguém. Quando alguém, como Davi, age contrário à boa influência do espírito santo de Deus, tal pessoa não está ‘dominando’ tal espírito; está resistindo à boa influência desse espírito.

Leitor:

No exemplo de Davi, se ele resistiu ao espirito santo, então a ação dele prevaleceu sobre a ação de Deus. Se o espirito santo, que veio de Deus, foi impedido de atuar, estando dentro de Davi, então Davi venceu a ação de Deus justamente com o livre-arbítrio. Davi prevaleceu na luta interna.

Resposta:

Como já explicado acima, o espírito santo não FORÇA ninguém a fazer a vontade divina. Portanto, não se trata de uma vitória sobre o espírito santo, pois esse espírito ou energia não é usado por Deus para FORÇAR os seus servos. Davi apenas decidiu não aceitar os bons frutos de qualidades piedosas que o espírito santo estava produzindo no íntimo dele. As qualidades produzidas pelo espírito santo são descritas em Gálatas 5:22, 23, que declara: “Por outro lado, o fruto do espírito é: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, brandura, autodomínio. Contra tais coisas não há lei.”

Leitor:

A ação de Davi baseada no livre-arbítrio superou os frutos do espirito santo, ou seja, mesmo o espirito santo produzindo qualidades de Deus em Davi, tais qualidades foram vencidas pela ação de Davi. Lembrando que o ser humano coopera no processo de salvação.

Resposta:

Isso mostra que a decisão cabe a cada um, e cada um responde pelas decisões tomadas. “O que a pessoa semear, isso também colherá.” - Gálatas 6:7

Leitor:

Olá, Apologista da Verdade:

Muito obrigado pela resposta.

Um abraço.

A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)