Há quem afirme que Jesus começou a reinar como Rei do Reino messiânico desde 33 EC. Os que sustentam essa crença apoiam-se nos seguintes textos:
“Ele nos livrou da autoridade da escuridão e nos transferiu para o reino do Filho do seu amor.” – Col. 1:13.
Como o texto menciona a palavra “reino” em conexão com Cristo, argui-se que Jesus passou a reinar no primeiro século EC.
“A pronunciação de Jeová a meu Senhor é: ‘Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.’ Jeová enviará de Sião o bastão da tua força, dizendo [a Jesus]: ‘Subjuga no meio dos teus inimigos.’”
A Bíblia menciona que, ao ascender ao céu, Jesus Cristo “foi enaltecido à direita de Deus” e que “está sentado à direita de Deus”. (Atos 2:33; Romanos 8:34; Colossenses 3:1; Hebreus 10:12; 1 Pedro 3:22) Assim, à base desses textos, e do Salmo 110:1, alguns argumentam que ‘assentar-se à direita de Deus’ significou a coroação de Jesus, ter sido ele entronizado qual Rei.
O Salmo 110:2 é referido em Hebreus 10:12, 13:
“Mas, este homem [Jesus] ofereceu um só sacrifício pelos pecados, perpetuamente, e se assentou à direita de Deus, daí em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés.”
Uma vez que interpretam que o assentar-se no trono representa a entronização de Jesus como Rei do Reino messiânico, argumentam que o ato de Cristo subjugar seus inimigos, após um período de espera, não significa começar a reinar; apenas significaria que o Rei, já exercendo seu reinado desde 33 EC, atuaria contra seus inimigos quando Jeová lhe desse tal ordem.
E, para completar a linha de argumentação, citam 1 Coríntios 15:25, onde Paulo declarou:
“Pois ele tem de reinar até que Deus lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.”
Tendo em vista o texto acima, argumentam: ‘A Bíblia não diz que Jesus começaria seu Reino quando dominasse seus inimigos. Ao contrário, diz que seu Reino seria exercido ATÉ o domínio de seus inimigos.’
Mas, o que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto? A proposição que afirma que Jesus começou a reinar como Rei do Reino messiânico desde 33 EC desconsidera aspectos fundamentais da Bíblia:
1) O “reino” delegado a Cristo, mencionado em Colossenses 1:13 não é o Reino messiânico. Como exemplo disso, podemos citar o seguinte: Jeová sempre foi Rei sobre seus súditos. (Salmo 10:16; 1 Timóteo 1:17) No entanto, fala-se de ele ‘começar a reinar’, em Apocalipse 11:17. A conclusão óbvia é a de que Apocalipse 11:17 se refere a uma nova expressão – ou ramificação – do Reino universal de Jeová, neste caso o Reino messiânico por meio de Cristo. (Apocalipse 11:15) Do mesmo modo, Jesus também poderia ter um “reino” sem ser o Reino messiânico pedido na oração modelo. (Mat. 6:9, 10) Como mostra o próprio texto de Colossenses 1:13, trata-se de um governo apenas sobre seus discípulos, ao passo que o Reino messiânico se estenderá a toda a Terra. – Veja Da 2:35, 44, 45.
2) ‘Sentar no trono’ não significa necessariamente ser entronizado. O Dicionário Michaelis define “entronizar” por “elevar ao trono” e “pôr(-se) no trono”. A ideia é de receber o reino. Se fosse sinônimo de sentar no trono, cada vez que um rei se sentasse no seu trono teríamos de concluir que ele estaria sendo entronizado, o que seria um absurdo. Portanto, a aceitação do convite divino de ‘sentar-se à direita’ de Jeová’ (Sal. 110:1) não significa em si uma entronização.
Assim, o período de ‘espera’ (Heb.10:13) não seria forçosamente o exercício do Reino celestial.
3) O contexto de 1 Coríntios, capítulo 15 mostra que Cristo começa a reinar em sua parousia, no tempo do fim. Paulo fala sobre a ressurreição celestial, e mostra que ela ocorrerá ‘durante a presença [parousia]’ de Cristo. (vers. 23). É dentro desse período que “[Cristo] tem de reinar”, (vers. 25) e não desde sua ascensão ao céu em 33 EC.
Ao citarem 1 Coríntios 15:25, os proponentes do Reino messiânico tendo começado em 33 EC desconsideram o uso da palavra “todos” nesse texto. O texto declara:
“Pois ele tem de reinar até que Deus lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.”
Os textos de Salmo 110:1, Hebreus 10:12, 13 e Atos 2:34, 35 não usam a palavra “todos”.
“A pronunciação de Jeová a meu Senhor é: ‘Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.’”
“[Jesus] se assentou à direita de Deus, daí em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés.”
“Realmente, Davi não ascendeu aos céus, mas ele mesmo diz: ‘Jeová disse a meu Senhor: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.”’
Qual é a diferença? Quando Jeová ‘envia de Sião o bastão da sua força, dizendo: “Subjuga no meio dos teus inimigos’”, Jesus começa seu Reino dominando seus inimigos. Mas, como diz 1 Coríntios 15:25, “ele tem de reinar até que [Deus] lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés”. Ou seja, longe de provar que Cristo começou a reinar em 33 EC, o texto (cujo contexto faz referência à “presença” de Cristo) mostra que ele continua exercendo seu reinado subjugando seus inimigos até que todos eles sejam eliminados, o que ocorrerá no fim do Reinado Milenar de Cristo.
4) A descrição do nascimento do Reino em Apocalipse, capítulo 12, mostra que foi APÓS o lançamento de Satanás e de seus demônios à Terra que o Reino foi estabelecido. O contexto mostra que tal evento ocorre no “dia do Senhor”. (Apocalipse 1:10) O que foi revelado a João não eram coisas já acontecidas, mas sim “as coisas que têm de ocorrer”. (Apocalipse 1:1) O livro de Apocalipse foi escrito por volta de 96 EC, bem depois de 33 EC.
Apocalipse 12:10 mostra que foi APÓS o lançamento de Satanás e de seus demônios à Terra que o Reino foi estabelecido, nestas palavras:
“Agora se realizou a salvação, e o poder, e o reino de nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, porque foi lançado para baixo o acusador dos nossos irmãos, o qual os acusa dia e noite perante o nosso Deus!”
Como resultado dessa expulsão, a Bíblia declara:
“Ai da terra e do mar, porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto período de tempo.” (Apocalipse 12:12)
Após a ascensão de Cristo ao céu em 33 EC não houve nenhuma mudança significativa nas condições mundiais, e sim a partir de 1914. As drásticas mudanças no cenário mundial a partir de 1914 mostram que vivemos no “curto período de tempo” da atuação de Satanás.
Assim, em harmonia com o inteiro contexto bíblico, Jesus começa a reinar assim que passa a ‘subjugar seus inimigos’. (Salmo 110:2) Contudo, ele continua a “reinar até que [Deus] lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés”. – 1 Cor. 15:25.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
Os artigos deste blog podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o blog oapologistadaverdade.blogspot.com
Comentários
“Ele nos livrou da autoridade da escuridão e nos transferiu para o reino do Filho do seu amor.” – Col. 1:13.
O que é o "reino do Filho"?
Bom, se você crer que Jesus é o Filho de Deus, o Filho de Jah , ou em outras palavras, se você crer que Jesus é o Cristo, ou ainda, crer que Jesus é o MESSIAS, então o "reino do Filho" é o Reino do MESSIAS ou Reino Messiânico.
Agora, caso o leitor escolha ser Anti-Cristo,ou Anti-Messias, ou preferir não acreditar que aquele homem que ensinou-nos o Sermão do Monte é o Messias , então o reino do Filho realmente "não é o Reino messiânico" para você
Para os que exercem fé em Jesus como sendo o Cristo, ou o Messias , o reino do Filho é o Reino Messiânico: pois o Filho é o Messias.
A expressão "reino do Filho" pode ser expandida como "reino de Jesus - o Messias" - "reino do Messias" --> Reino Messiânico
Jesus o Messias, logo o Reino de Jesus é o Reino Messiânico.
A mulher disse-lhe: “Eu sei que vem [o] Messias, que é chamado Cristo. Quando este chegar, ele nos declarará abertamente todas as coisas.” 26 Jesus disse-lhe: “Eu, que falo contigo, sou ele.”
Mas Re 22:5 afirma que os corregentes de Cristo “reinarão para todo o sempre”. O v. 1 também fala do ‘trono do Cordeiro’. Obviamente, não será um período de restauração, mas será algum tipo de administração.
Portanto, o artigo trata do tempo em que Jesus começa a reinar no Reino profetizado para restaurar o Paraíso. (Gn 49:10; Núm 24:17; 2Sa 7:16; Da 2:44)
João:18 36 (Almeida)
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
O MEU REINO - O REINO DO MESSIAS - REINO MESSIÂNICO
Aquilo que Jesus referiu como "o meu reino" é o Reino do Messias, que conforme ele explicou, exercia jurisdição "nos domínios de cima".
O ponto que os "apologistas da WT" desconsideram é justamente aquilo que o Pai fez:
O Pai entrega o Reino dos céus nas mãos do Filho - no primeiro Século EC:
João 3:35 “O Pai ama o Filho e tem entregue todas as coisas na sua mão”
João 16:15 "Todas as coisas que meu Pai tem são minhas."
De modo que o Reino Messiânico corresponde à "Todas as coisas que meu Pai tem" e que Foram ENTREGUES na mão do Filho, nas mãos do Messias.
Assim, diferente dos sistemas políticos-religiosos "terráqueos", o reino dos Céus não é um Reino Dividido (Mateus 12:25). Quando Jah entregou o reino ao Cristo, entregou TODAS AS COISAS. Fato que comprova isso é que até mesmo os ANJOS foram feitos súditos do Rei Celestial Jesus Cristo: O Messias.
1 Pedro 3:22 “Ele está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos anjos, e autoridades, e poderes.” --- os anjos foram feitos Súditos
João 16:15 "Todas as coisas que meu Pai tem são minhas."
Os anjos foram feitos súditos do Messias qual Rei Celestial - 1 Pedro 3:22
Assim é evidente que NÃO se "trata de um governo apenas sobre seus discípulos" e sim Um Governo que foi dado ao Messias cuja autoridade é sobre "TODAS as coisas que meu Pai tem": - anjos, querubins , os sete espíritos, e TAMBÉM a congregação na terra: sobre AQUELE que O OBEDECE: (João 3:35, 16:15)
João 17:23 Em resposta, Jesus disse-lhe: “Se alguém me amar, observará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos a nossa residência [CASA/REINO/MORADA] com ele.
Em vez de ser um "sub reino", o reino dado ao Messias (Reino Messiânico) exerce sua jurisdição sobre tudo que pertence a Deus. Tanto que o Messias disse em relação ao seu Pai: Nós somos UM. (João 10:30)
João 3:35 “O Pai ama o Filho e tem entregue todas as coisas na sua mão”
DEUS DEU O SEU PRÓPRIO TRONO AO MESSIAS:
Rev 3:21 "eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono" -
De modo que o Reino Messiânico veem exercendo poder sobre tudo aquilo que está ligado à Deus: "Todas as coisas que meu Pai tem são minhas".
Obviamente, o Mundo ainda não faz parte desse reino. Por Enquanto.
Jo 14:24 Quem não me ama, não observa as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas pertence ao Pai que me enviou.
Entrementes:
Lucas 12:1 ... havendo-se ajuntado uma multidão de tantos milhares, que se pisavam uns aos outros, ele principiou a dizer, primeiro aos discípulos: “Vigiai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Mas não há nada cuidadosamente oculto que não venha a ser revelado, nem secreto que não venha a ser conhecido.
Reino CELESTIAL : Jurisdição dos domínios de CIMA (sobre tudo que faz parte dos domínios de cima: sobre os anjos, sobre os cristãos que não fazem parte do mundo desde o primeiro século, etc).
Reino sobre o MUNDO: Jurisdição dos domínios de BAIXO.
A WT e seus apologistas afirmam duas coisas em relação à data de 1914:
1) Que Jesus começou a reinar NOS CÉUS a partir de 1914.
2) E que Jesus começou a reinar sobre o Mundo em 1914
Ela usa essa "interpretação dúplice". (Ezequiel 12:24 )
A WT diz que o texto de Rev 11:15 se cumpriu em 1914.
Rev 11:15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta. E houve vozes altas no céu, dizendo: “O reino do mundo tornou-se o reino de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”
Contudo Quem AINDA REALMENTE Governa o Reino do MUNDO é o Satanás (O Governante desse mundo).
Quando a profecia de Revelação 11:15 VERDADEIRAMENTE se cumprir, aí os domínios de Baixo também serão o Reino de Deus e do Seu Cristo (Paraíso na terra).
Assim Jesus é o Rei Celestial (jurisdição de cima, sobre anjos, etc) desde o primeiro século EC.
E Quando, no futuro, o sétimo anjo tocar a sua trombeta. Aí sim, o reino do mundo tornar-se-há o reino de nosso Senhor e do seu Cristo.
Quando a Bíblia diz que ‘foram-lhe sujeitos [a Cristo] anjos”, (1Pe 3:22) é evidente que não se trata do Reino restaurador. Primeiro, porque anjos não precisam de restauração: “Pois ele [Cristo] realmente não auxilia em nada os anjos, mas auxilia o descendente de Abraão.” (He 2:16) Segundo, porque, mesmo quando o Reino restaurador tiver finalizado, e Cristo “entregar o reino ao seu Deus e Pai” (1Co 15:24) os anjos ainda lhe continuarão sujeitos, uma vez que “todas as outras coisas [o que inclui os anjos] foram criadas por intermédio dele [Cristo] E PARA ELE.” (Col 1:15-17)
Se fosse como você afirmou – “o reino dado ao Messias (Reino Messiânico) exerce sua jurisdição sobre tudo que pertence a Deus”, uma vez que ele devolvesse a Deus esse Reino, ele perderia sua jurisdição sobre os anjos.
Com relação a Re 11:15, a Bíblia é explícita em mostrar que, quando ‘o reino do mundo torna-se o reino de nosso Senhor [Jeová] e do seu Cristo’, isso não resulta em imediata paz na Terra; pelo contrário, o relato prossegue: “Mas as nações ficaram furiosas.” (Versículo 17)
O que passa a ocorrer é a parousia de Cristo, com todas as atividades a ela atribuídas pela Bíblia. – Veja os artigos sob o link http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2012/04/estudo-sobre-presenca-e-vinda-de-cristo.html e o link http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2012/10/a-parousia-de-cristo-parte-2.html
Os textos de Jo 3:35 e 16:15 não provam que Cristo já´reinava no 1.º século.
"
Sempre existiu grande dificuldade para as pessoas verem Jesus Cristo como Rei que Reina.
João 16:15 "TODAS AS COISAS QUE MEU PAI TEM SÃO MINHAS"
"ELE, SABENDO QUE O PAI DERA TODAS AS COISAS NAS SUAS MÃOS" - JOÃO 13:3
"Todas as coisas que meu Pai tem" - TODAS
- "as coisas que meu Pai tem": O Reino Celestial composto de criaturas espirituais e pessoas na terra que foram adotadas para esse reino.
"ELE, SABENDO QUE O PAI DERA TODAS AS COISAS NAS SUAS MÃOS"
"SABER O QUE O PAI TEM FEITO"
João 14:15 “Se me amardes, observareis os meus mandamentos; 16 e eu solicitarei ao Pai e ele vos dará outro ajudador para estar convosco para sempre, 17 o espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque nem o observa nem o conhece.
João 17:23 Em resposta, Jesus disse-lhe: “Se alguém me amar, observará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos a nossa residência [CASA/REINO/MORADA] com ele.
24 Quem não me ama, não observa as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas pertence ao Pai que me enviou.
"Quem não me ama, não observa as minhas palavras"
"as MINHAS palavras" "as MINHAS palavras" "as MINHAS palavras" - Jesus
João 16:15 "TODAS AS COISAS QUE MEU PAI TEM SÃO MINHAS" - PALAVRAS DE JESUS
João 10:26 Mas, vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27 Minhas ovelhas escutam a minha voz e eu as conheço, e elas me seguem.
João 16:15 "TODAS AS COISAS QUE MEU PAI TEM SÃO MINHAS"
“Este é meu Filho, o amado; escutai-o.”
Além disso, a palavra “TODOS” e “TODAS” na Bíblia também têm sentido relativo. (1Co 15:27)
http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2012/09/jesus-e-o-criador-ou-um-ser-criado.html
"Pois Deus “lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés”. Mas, quando diz que ‘todas as coisas foram sujeitas’, é evidente que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas." Se todas as coisas fossem literalmente todas as coisas, não se excetuaria a pessoa de Deus. Tudo estaria sujeito a Cristo. É importante você ler mais ou meditar no que ler, deixando de lado o preconceito.
Ele lhe disse: “O que queres?” Disse-lhe ela: “Manda que estes dois filhos meus se assentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.”Jesus disse, em resposta: “Vós não sabeis o que pedis. Podeis beber o copo que eu estou para beber?” Disseram-lhe: “Podemos.” 23 Disse-lhes ele: “Bebereis, de fato, o meu copo,mas, assentar-se à minha direita e à minha esquerda ((((não é meu para dar))))), mas pertence àqueles para quem tem sido preparado por meu Pai
Como ja provado todas as coisas em sentido relativo o proprio jesus podia dizer essas palavras pois mesmo não sendo em sentido absoluto ele sabia que:
''no fim destes dias nos falou por intermédio dum Filho, a quem designou (((((herdeiro))))) de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas'' heb 1:2
A propria biblia esclarece esse ponto
''' e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja,'' efesios 1:22