Pular para o conteúdo principal

Debate sobre a Trindade - Parte 3




O referido José Raimundo volta a afirmar certas coisas que foram tratadas em minha última refutação, na parte 2 [o texto foi reproduzido conforme ele colocou]:

“Os testemunhas de Jeová negam a divindade de CRISTO,dizer que Ele não é igual ao Pai é negar a divindade de dEle,dizer que Ele é um deus menor como eles dizem,é contradizer Isaías 43:10, que diz antes de mim deus nenhum se formou,depois de mim,nenhum haverá, êxodo 4:16 não diz que moisés é deus,mas diz que ele será por DEUS,isto é (representante de DEUS),Moisés nunca pode dizer as palavras que JESUS disse,a onde estiver dois ou três reunidos em meu nome estarei no meio deles(onipresença),Moisés nunca pode dizer todo poder foi me dado no céu e na terra (onipotência),ninguém disse que em moisés está escondido todo tesouro da ciência e da sabedoria (onisciência), Efésios1:17,o Pai é denominado de o DEUS de CRISTO,por causa da missão de JESUS e identificação com os Homens mas isto não tira a igualdade dEle com o Pai,até porque Eles tem a mesma Glória, Honra e adoração para todo sempre Ap 5:13,14 


Resposta do Apologista:

Quanto à divindade de Cristo:

Bem, já ficou provado que ele era Filho no céu antes de vir à Terra.

Gálatas 4:4: “Deus enviou o seu Filho.”

e que ele continuou Filho após ter ido para o céu:
“E ao anjo da congregação em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus.” – Apocalipse 2:18.

Como diz Provérbios 30:4:

Quem subiu ao céu para descer? Quem ajuntou o vento na concavidade de ambas as mãos? Quem embrulhou as águas numa capa? Quem fez todos os confins da terra levantar-se? Qual é seu nome e qual é o nome de seu filho, caso o saibas?”

Então, a expressão “Filho” por si só já mostra que Jesus é menor que o Pai em poder, autoridade e tempo de existência. Mas a palavra Filho também mostra outra coisa:

Assim como um filho de um homem é humano e, portanto, tem natureza humana, o Filho de Deus é divino, e tem natureza divina.

Mas assim como um filho de um homem tem menor tempo de existência, autoridade e sabedoria que seu pai, da mesma forma o Filho de Deus tem menor tempo de existência (pois teve princípio), menos poder, autoridade e sabedoria que seu Pai, Jeová.

Portanto, dizer que Jesus não é igual ao Pai NÃO é negar a divindade de Jesus. O fato é que a Bíblia mostra que a sua divindade não o torna igual ao Pai em poder, autoridade e eternidade.
  
 No que se refere a Isaías 43:10:

Prezado, você precisa aprender a analisar o contexto de um versículo.

A parte do versículo 10 que você citou diz:

“Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum.”

Com isso você quis provar que não pode haver um deus menor, visto que depois de Jeová “continuou a não haver nenhum”.

Acontece que o contexto náo faz referência ao Verbo (Jesus), e sim a DEUSES FALSOS!

O versículo 12a diz:

“Eu mesmo o comuniquei, e salvei, e fiz que fosse ouvido, quando entre vós não havia nenhum deus estranho.”

Agora eu pergunto: o Verbo é um DEUS ESTRANHO para Jeová, seu próprio Pai?

É óbvio que Isaías 43:10 está falando dos deuses falsos das nações.

Veja mais uma passagem no mesmo contexto: Isaías 44:24:

Assim disse Jeová, teu Resgatador e Aquele que te formou desde o ventre: ‘Eu, Jeová, faço tudo, estendendo os céus por mim mesmo, estirando a terra. Quem estava comigo?’”

Se o texto estivesse abrangendo a pessoa do Verbo, haveria réplica, pois ele poderia responder: ‘Eu estava contigo!’

Mas, como a referência é aos deuses falsos, nenhum deles pode replicar a essa pergunta.

O termo “Deus” na Bíblia

Você afirmou: “êxodo 4:16 não diz que moisés é deus,mas diz que ele será por DEUS,isto é (representante de DEUS).”

De fato, eu não afirmei que Moisés é deus. O que eu disse foi:

“O termo ‘Deus’ foi usado para ele [Jesus] (João 1:1; Isaías 9:6), assim como foi também usado para Moisés (Êxodo 4:16; 7:1), por ambos terem recebido poder e autoridade da parte do Deus Todo-Poderoso, Jeová.”

E isso que eu falei realmente procede:

Êxodo 4:16 declara, na Almeida Corrigida e Revisada Fiel:

“E ele [Arão] falará por ti [Moisés] ao povo; e acontecerá que ele [Arão] te será por boca, e tu [Moisés] lhe serás por Deus.

É só comparar as preposições usadas:

Arão ser “POR boca” significa ser boca (porta-voz) de Moisés.

Moisés ser “POR Deus” significa ser Deus (alguém poderoso) para Arão.

E assim se deu. O que Arão declarava a Faraó, Moisés, com o poder do Deus Todo-Poderoso, de quem era representante, fazia com que se cumprisse.

Êxodo 7:1 declara:

Por conseguinte, Jeová disse a Moisés: “Vê, eu te fiz Deus para Faraó, e Arão, teu próprio irmão, se tornará teu profeta.”

A versão grega Septuaginta, usada nos dias de Jesus, declara:

kai eipen kurioc proc moushn legon idou dedoka se theon farao kai aarwn o adelfos sou estai sou profhths

“E falou Senhor a Moisés dizendo: eis que te coloquei Deus a faraó e Arão o irmão teu será teu profeta.”

O verbo grego “dédoka” (declinação de “dídomi”) significa dar, causar, e colocar, entre outros sentidos. Mas todos os sentidos indicam o que Jeová disse: “Eu te FIZ Deus para Faraó.”

Óbvio que Moisés não seria adorado. O termo “Deus” nesse caso indica ter poder e autoridade concedidos pelo Deus Todo-Poderoso.

Quanto a Jesus ter onipresença, onipotência e onisciência, isso não procede.

ONIPRESENÇA:

Mateus 18:20: Pois, onde há dois ou três ajuntados em meu nome, ali estou eu no meio deles.”

Isso é clara linguagem figurada. ‘Jesus está no meio’ no sentido de Jesus de fornecer ajuda e apoio a seus seguidores.

1 Coríntios 15:44, 45 diz:

Se há corpo físico, há também um espiritual. Até mesmo está escrito assim: ‘O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.’ O último Adão [Jesus Cristo] tornou-se espírito vivificante.”

Note que Jesus é espírito e tem corpo espiritual definido. Assim, ele não está em toda parte.

O próprio Jeová não é onipresente. Pois, sendo espírito e tendo corpo espiritual (1 Coríntios 15:44; João 4:24) ele tem um lugar fixo de morada.

O sábio Rei Salomão fala de Jeová como ouvindo “desde os céus, teu lugar estabelecido de morada”, isto é, os céus do domínio espiritual. (1Rs 8:30, 39)

Assim, o texto diz literalmente que Jeová Deus tem “um lugar estabelecido de morada”. 

Por isso, lemos em Deuteronômio 26:15:

Olha deveras para baixo desde a tua santa habitação, os céus, e abençoa teu povo Israel e o solo que nos deste, assim como juraste aos nossos antepassados, a terra que mana leite e mel.”

ONIPOTÊNCIA

Mateus 28:18: E Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: ‘Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.’”

É óbvio que isso não o torna onipotente, uma vez que FOI-LHE DADA tal autoridade. Quem dá sempre é maior.

Diferente de Jeová, que disse, em Jó 41:11:
“Quem me deu primeiro alguma coisa, que eu o deva recompensar? Debaixo dos céus inteiros, é meu.”

O único que é onipotente é Jeová, sendo ele também o único chamado de “Todo-poderoso”:

Gênesis 17:1:

“Quando Abrão atingiu a idade de noventa e nove anos, então apareceu Jeová a Abrão e lhe disse: ‘Eu sou o Deus Todo-poderoso.’”

ONISCIÊNCIA

Colossenses 2:3:

“Cuidadosamente ocultos nele se acham todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”

Isso não significa que Jesus saiba tudo.

Revelação (Apocalipse) 1:1 declara:

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus escravos as coisas que têm de ocorrer em breve. E ele enviou o seu anjo e a apresentou por intermédio dele em sinais ao seu escravo João.”

Uma vez que foi Deus quem deu a revelação a Jesus, isto torna claro que ele não sabe tudo.

Somente Jeová é onisciente:

Isaías 46:10: “Aquele que desde o princípio conta o final e desde outrora as coisas que não se fizeram.”

Romanos 11:33-35: “Ó profundidade das riquezas, e da sabedoria, e do conhecimento de Deus! Quão inescrutáveis [são] os seus julgamentos e além de pesquisa [são] os seus caminhos! Pois, ‘quem veio a conhecer a mente de Jeová ou quem se tornou o seu conselheiro’? 35 Ou: ‘Quem primeiro lhe deu, de modo que se lhe tenha de pagar de volta?’”

Quanto a Efésios 1:17:

Você afirmou: “Efésios1:17,o Pai é denominado de o DEUS de CRISTO,por causa da missão de JESUS e identificação com os Homens.”

Na verdade, eu estava esperando esse argumento. Mas sua afirmação está longe da verdade.

Ali não fala do Jesus humano, mas sim do Jesus celestial.

Novamente, você precisa aprender a considerar o contexto.

Os versículos 20-22 do mesmo capítulo declaram:

 Com que ele tem operado no caso do Cristo, quando o levantou dentre os mortos e o assentou à sua direita nos lugares celestiais, muito acima de todo governo, e autoridade, e poder, e senhorio, e todo nome dado, não só neste sistema de coisas, mas também no que há de vir. Sujeitou também todas as coisas debaixo dos pés dele, e o fez cabeça sobre todas as coisas para a congregação.”

Além disso, em Revelação 3:2 e 12, o glorificado Senhor Jesus Cristo no céu diz:

Revelação 3:2

“Fica vigilante e fortalece as coisas remanescentes que estavam prestes a morrer, porque não achei as tuas ações plenamente realizadas diante do meu Deus.”

Re 3:12

“‘Aquele que vencer — eu o farei coluna no templo do meu Deus, e ele, de modo algum, jamais sairá dele, e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte do meu Deus, e aquele meu novo nome.”

Não, meu amigo, é injustificável a afirmação de que se falava do Jesus humano. É cristalino que o Senhor Jesus Cristo no céu tem um DEUS.

Em parte alguma da Bíblia o Pai chama o Filho de “meu Deus”.

E o FATO da suposta primeira pessoa da Trindade ser DEUS da suposta segunda pessoa simplesmente destrói a fórmula trinitária de coigualdade entre ambos.

Quem foi adorado em Apocalipse 5:13 e 14? (Matéria extraída do blog Tradução do Novo Mundo Defendida, sob o tema: “Quem foi adorado em Apocalipse 5:14?)

Novamente, o contexto, sr. Raimundo:

Re 4:2 

havia alguém sentado no trono.

Re 4:9, 10

9 E sempre que as criaturas viventes dão glória, e honra, e agradecimento Ao que está sentado no trono, Aquele que vive para todo o sempre, 10 os vinte e quatro anciãos prostram-se diante Daquele que está sentado no trono e adoram Aquele que vive para todo o sempre.

Quem está sentado no trono e recebe adoração?

Re 5:1, 6, 7

E eu vi na mão direita Daquele que estava sentado no trono um rolo 6 E eu vi no meio do trono e das quatro criaturas viventes, e no meio dos anciãos, um cordeiro em pé, como se tivesse sido morto …. 7 E ele foi e o tirou imediatamente da mão direita Daquele sentado no trono.

Esse texto torna claro que O sentado no trono e o Cordeiro (Jesus Cristo) não são os mesmos.

Re 5:8

E, ao tomar o rolo, as quatro criaturas viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro

Re 5:12

dizendo com voz alta: “O Cordeiro que foi morto é digno de receber o poder, e as riquezas, e a sabedoria, e a força, e a honra, e a glória, e a bênção.”

Note que se prostram diante de Jesus mas não atribuem a ele ADORAÇÃO.

Observe que agora entra em cena O que está sentado no trono:

Re 5:13

E toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e todas as coisas neles, eu ouvi dizer: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, e a honra, e a glória, e o poderio para todo o sempre.”

Aos dois juntos se atribuem bênção, e a honra, e a glória, e o poderio, mas NÃO ADORAÇÃO.

Agora vejamos o verso 14:

14 E as quatro criaturas viventes diziam: “Amém!” e os anciãos prostraram-se e adoraram.

Afinal, quem foi adorado? Pelo contexto a resposta se torna óbvia: O sentado no trono.

Mas, para dar uma confirmação adicional disso, vejamos Apocalipse 5:14 na Almeida Corrigida e Revisada Fiel:

E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.

Quem é esse? O sentado no trono. (Re 4:10)

E nenhum desses textos diz que “Eles tem a mesma Glória, Honra” muito menos adoração, como você afirmou.

Então, gentilmente lhe dou um conselho amoroso: estude mais a Bíblia, e sem preconceitos, pois os preconceitos impedem que você enxergue a verdade.



Os artigos deste blog podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o blog oapologistadaverdade.blogspot.com


Comentários

  1. _MOISÉS é um representante_
    A parte sobre o REPRESENTANTE DE DEUS, Jesus também era representante de Jeová.

    Diz o Senhor Jesus: (João 7:29; 16:27 e 17:8)
    `` Eu o conheço, porque sou representante dele, e Este me enviou.``
    `` Pois o próprio Pai tem afeição por vós, porque tivestes afeição por mim e acreditastes que saí como representante do Pai`` `` Porque eu lhes tenho dado as declarações que me deste, e eles as têm recebido e têm certamente chegado a saber que saí como teu representante, e eles têm acreditado que tu me enviaste.``

    É interessante como a pessoa pode representar a si mesmo.


    _Sobre a ONIPRESENÇA_
    Você estar presente onde dois ou três atuam em seu nome não é onipresença, pois onipresença é você JÁ ESTAR EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO.

    Ele está onde tem dois ou três em seu nome? E onde não tem dois ou três em seu nome...ele não está, logo não é onipresente, a pessoa onipresente está tanto onde tem 3 cristãos quanto onde tem 1 ateu, ele não faz distinção de onde está, simplesmente já está em todos os lugares.

    Essa passagem do evangelho se entendida literalmente apenas mostraria uma multipresença, mas não uma ONIpresença, ele estaria em vários locais, mas nunca em todos. Além do mais se fosse onipresente, não poderia VOLTAR como diz a doutrina do segundo advento, como vai voltar se já está aqui? Ou seja, nem mesmo os próprios evangélicos creem nisso de que Jesus é onipresente, eles dizem isso da boca pra fora, eles acreditam que ele está no céu com um corpo de carne e que irá voltar a Terra nas nuvens, ponto! Nem creem na presença de Cristo no pão e no vinho da santa ceia, falam que é uma presença simbólica.


    _SOBRE A ONISCIÊNCIA_
    Romanos 16:27 diz que Deus (Jeová) é "o único sábio", então seu conhecimento e sabedoria vão além da de Cristo.

    De toda forma Mateus 24:36, Marcos 13:32 e Apocalipse 1:1 já resolvem a parada.

    Sobre Jeová a Bíblia diz:
    (Isaías 40:13) ``Quem, como seu homem de conselho, pode fazê-lo saber alguma coisa?``
    Mas sobre Jesus a Bíblia diz:
    (Apocalipse 1:1) ``Revelação que Deus deu a Jesus Cristo"


    _SOBRE A ONIPOTÊNCIA_
    Sobre Jeová a Bíblia diz:
    (1 Crônicas 29:11) ``Teu é o reino, ó Jeová, que te ergues como cabeça sobre todos`
    Mas sobre Jesus a Bíblia diz:
    (1 Corintios 11:3) "A cabeça de todo homem é o Cristo; por sua vez, a cabeça da mulher é o homem; por sua vez, a cabeça do Cristo é Deus"

    Sobre Jeová a Bíblia diz:
    (Daniel 4:35) "E ele age segundo a sua própria vontade entre o exército dos céus e os habitantes da terra. E não há quem lhe possa deter a mão ou quem lhe possa dizer: ‘Que estás fazendo? ’"
    Mas sobre Jesus a Bíblia diz:
    (João 5:19) ``Digo-vos em toda a verdade: O Filho não pode fazer nem uma única coisa de sua própria iniciativa``

    Sobre Jeová a Bíblia diz:
    (Gênesis 17:1) ``Apareceu Jeová a Abrão e lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso."``
    Mas sobre Jesus a Bíblia diz:
    (João 14:28) ``O Pai é maior do que eu``


    A distorção bíblica que se fazem com os textos para tentar usurpar a Soberania do Pai é muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelos seus argumentos, Saga. Realmente, são muito bons.

      Excluir
  2. Bom , sou estudante da bíblia , ex Batista e fico maravilhado com.os argumentos deste site. Pergunto: como posso me tornar tão sábio quanto vocês?alem de orar e ler a biblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua demonstração de apreço pelos meus esforços em divulgar a verdade bíblica. Com relação à sua pergunta, temos o texto de 2 Coríntios 3:5: "Não que estejamos qualificados por nós mesmos para considerar que qualquer coisa venha de nós, mas a nossa qualificação vem de Deus." O uso contínuo das Escrituras, principalmente em raciocinar com outros, ao longo do tempo, nos ajuda a conquistar um acervo de informações bíblicas bem práticas. É isso que tento passar nos artigos deste site.

      Excluir
  3. Como posso então raciocinar com vocês ou ainda melhor , estudar com vocês. Porque de fato , meu instrutor é bem desenvolvido, porém não vai além "daquilo" que está no contexto. ( não sei se fui infeliz neste comentário). Você ou vocês tem algum grupo de conversação através de whats up ou outra forma que diminua a distância? Caso afirmativo , posso participar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado:
      Eu publico artigos e me comunico com os leitores pelo e-mail alistado abaixo de cada artigo.

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)