Pular para o conteúdo principal

Harmonizando Mateus 2:13 e Lucas 2:22


“Depois de eles [os astrólogos] se terem retirado, eis que o anjo de Jeová apareceu a José num sonho, dizendo: ‘Levanta-te, toma a criancinha e sua mãe, FOGE PARA O EGITO e fica ali até eu te avisar; porque Herodes está prestes a procurar a criancinha para destruí-la.’” – Mateus 2:13.

“Completando-se também os dias para a purificação deles, segundo a lei de Moisés, TROUXERAM-NO A JERUSALÉM para o apresentarem a Jeová.” – Lucas 2:22.

Um leitor escreveu:

“Deparei-me hoje com uma questão que me deu o que pensar. A questão é: Em Mateus 2:13 diz que a família de Jesus fugiu para o Egito. Em Lucas 2:22 diz que os pais de Jesus o levaram ao templo. Percebi que em Lucas 2:21 diz que o menino foi circuncidado no 8° dia (tudo bem, entendo que poderia ter sido em qualquer lugar). O verso seguinte diz que, quando se cumpriram os dias da purificação (menino = 40 dias) eles o levaram a Jerusalém, o que demonstra que foi em outra ocasião, visto que os dois versículos estão em parágrafos distintos; ajudam neste entendimento. Todavia, como conciliar esses dados com o fato de Mateus dizer que os pais fugiram para o Egito?

“Fiquei confuso. Eu antes entendia que a fuga para o Egito havia se dado desde Belém. Será que eles haviam voltado à Jerusalém e, após isso, voltado para Belém, e receberam a visita dos magos do oriente, para então fugirem para o Egito?

“Estou tentando entender a lógica e espero contar com sua ajuda. Obrigado.”

Resposta: 

Os capítulos 6 a 8 do livro “O Maior Homem Que Já Viveu”[1] mostram a sequência de eventos envolvendo essas passagens. 

Disponível em: <http://www.jw.org/>.

O contexto de Mateus 2:13 indica que os astrólogos encontraram Jesus em casa: “E, ao entrarem NA CASA, viram a criancinha com Maria, sua mãe.” (Mateus 2:11) Jesus já tinha cerca de 1 ano ou mais de idade. As informações que Herodes obteve dos astrólogos que o levaram a eliminar todos os meninos “de dois anos de idade para baixo, segundo o tempo que tinha cuidadosamente averiguado dos astrólogos” também corroboram que isso não ocorreu logo após o nascimento de Jesus. Foi logo após essa ocasião que José, Maria e Jesus fugiram para o Egito.

O contexto de Lucas 2:21 indica que levaram Jesus de Belém a Jerusalém para “purificação”. Isso foi 40 dias após seu nascimento. Os “dias para a purificação” de uma mãe israelita eram um período de quarenta dias, conforme Levítico 12:1-4.

Estes acontecimentos se deram em datas bem distantes uma das outras. Em ambos os casos, José, Maria e Jesus moravam em Belém, e muito provavelmente, estavam alojados em alguma casa.

A Revista A Sentinela, de 15 de março de 1980, (páginas 30 e 31) afirma sobre isso:

Parece que Lucas simplesmente omite os acontecimentos intermediários (a volta de Jerusalém a Belém, a visita dos astrólogos e a fuga para o Egito), assim como também Mateus não menciona nada sobre os pastores, nem a viagem a Jerusalém, onde Simeão e Ana viram Jesus. É certo que os astrólogos não visitaram Jesus em Nazaré, porque Mateus diz outra coisa; e em Nazaré Jesus não teria estado em perigo duma ordem de matar crianças em “Belém e nos seus distritos”.

Herodes, o Grande, reinou de 39 AEC a janeiro/fevereiro de 1 AEC ou 1 EC. Segundo o historiador judeu Flávio Josefo, Herodes morreu pouco depois de um eclipse lunar e antes da Páscoa (que ocorria por volta de março/abril). Houve um eclipse total em 8 de janeiro de 1 AEC, cerca de três meses antes da Páscoa, e um eclipse parcial em 27 de dezembro de 1 AEC. (Estudo Perspicaz das Escrituras[2], volume 2, pp. 320-1.) 

Em 27 de dezembro de 1 AEC Jesus teria cerca de 1 ano e três meses. Somando esse período aos nove meses do período de gestação de Maria, chegamos a dois anos. Se a estrela apareceu aos astrólogos por ocasião do início da gravidez de Maria, isso explicaria a ordem de Herodes, de mandar “eliminar todos os meninos em Belém e em todos os seus distritos, de dois anos de idade para baixo, segundo o tempo que tinha cuidadosamente averiguado dos astrólogos”. – Mateus 2:16.

Resumindo:

Jesus nasceu em Belém no outono setentrional de 2 antes da Era Comum, possivelmente em princípios de outubro. Assim, ele deve ter sido apresentado no Templo em Jerusalém por volta de novembro de 2 AEC. Após isso, a família retornou a Belém, onde eles ficaram morando em uma “casa” até a vinda dos astrólogos, quando Jesus já era uma “criancinha” e não mais um bebê. (Mateus 2:11, 13) Após isso, a família fugiu para o Egito.


Notas:
[1] Publicada pelas Testemunhas de Jeová.
[2] Publicado pelas Testemunhas de Jeová.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org








Comentários

  1. Muito bom, Apologista!

    Já li o livro citado no artigo inúmeras vezes e realmente é bastante proveitoso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo esclarecimento!!!! Muito bom!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)