Pular para o conteúdo principal

Os demônios deram vida aos bastões dos sacerdotes-magos de Faraó?

Fonte: jw.org


“De modo que Moisés e Arão entraram até Faraó e fizeram assim como Jeová mandara. Portanto, Arão lançou seu bastão diante de Faraó e dos seus servos, e ele se tornou uma cobra grande. No entanto, Faraó convocou também os sábios e os feiticeiros; e os próprios sacerdotes-magos do Egito passaram também a fazer a mesma coisa com as suas artes mágicas. De modo que cada um deles lançou seu bastão no chão, e eles se tornaram cobras grandes; mas o bastão de Arão engoliu os bastões deles.” – Êxodo 7:10-12.

Um leitor trouxe a mim uma interessante questão. Ele escreveu:

“Me surgiu uma dúvida lendo esta semana a Bíblia e queria saber se poderia me ajudar: sabemos que um corpo, para ter vida, precisa do espírito (rúahh [em hebraico] ou pneúma [em grego]). E somente Jeová é o Detentor do poder de criação.

“A dúvida é: como é que os sacerdotes-magos de Faraó conseguiram dar vida a seus bastões, visto que eles viraram cobras? Aquelas cobras precisavam de espírito para viver, assim como qualquer outro animal. Que tipo de milagre foi usado ali pelo Diabo?

“A resposta pode até ser fácil, mas já pesquisei muito e não achei nada neste sentido. Se o irmão puder ajudar, agradeço.”

Resposta:

Com respeito à questão que você levantou, acredito que algumas passagens podem nos levar na correta conclusão do assunto:

“Contigo [Jeová] está a fonte da vida”. – Salmo 36:9.

“O próprio espírito de Deus me fez e o fôlego do próprio Todo-poderoso passou a fazer-me viver.” – Jó 33:4.

“Pois, por meio dele temos vida, e nos movemos, e existimos.” – Atos 17:28.

“Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” - Apocalipse 4:11.

“Jeová, o Deus dos espíritos de toda sorte de carne.” – Números 27:16.

”Todos eles [humanos e animais] têm apenas um só espírito.” – Eclesiastes 3:19.

Assim, tendo em vista os textos acima, não é possível concluir que os demônios possam dar vida a um ser inanimado. Tratava-se, portanto, de uma falsificação.

Há relatos de cristãos de países africanos, sobre os demônios colocarem em ação corpos humanos mortos. No entanto, isso não é animação (dar vida) e sim usar um cadáver, fazendo-o movimentar-se, assim como se faria com um boneco.

O texto bíblico não dá maiores informações, de modo a podermos concluir que os demônios usaram cobras mortas e as movimentaram. De qualquer forma, não era de jeito nenhum um ato criativo.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org















Comentários

  1. De fato os sacerdotes não poderiam criar a vida, mas isso não muda que de fato eles fizeram o ato com as cobras lá. Poderia ser uma mágica e não um milagre? A magia diabólica não pode criar vida mas nada impede que faça ilusões ou mesmo faça uma imagem se mover, ou mesmo poderiam demônios assumir formas aparentes de cobras.

    O exemplo do apologista foi bom, zumbi não é um ser vivo e um cadáver sem cérebro caminhando não seria uma ressurreição.

    A Bíblia fala sobre os portentos MENTIROSOS de Satanás, o que significa é que nem tudo é o que parece ser, isso é usado no caso de médiuns espíritas, sonhos, visões e psicografias que envolvam reforçar nas pessoas a crença no espiritismo, os demônios fazem o ato sobrenatural, mas não quer dizer que o espiritismo seja verdadeiro ou que os espíritos dos mortos possam se comunicar com os vivos de um outro plano.

    No caso das curas, seria interessante que muitas vezes os demônios façam a pessoa ACHAR que foi curada, sendo assim outro portento ou "obra poderosa" mentirosa do[s] Anticristo[s] [falsamente] feita em "nome do Senhor [Jesus]", a pessoa se sente bem, não sente os sintomas ou talvez até façam que a doença não seja mais detectada pelos médicos e tempos depois pode [misteriosamente?] morrer daquilo de repente,temos aí uma FALSA CURA, e podemos pensar no caso do FALSO EXORCISMO, onde o demônio não é expulso, ele simplesmente decide coincidentemente sair naquele momento para enganar as pessoas consentindo com a farsa ou ainda se mantém naquelas pessoas, simplesmente esconde aqueles sintomas mais chamativos de possessão, é interessante que ele pode substituir isso fazendo a pessoa agora achar que está possuída pelo espírito de Deus, fazendo ela cair, gargalhar, rolar no chão, pular, gritar e etc durante os cultos [babilônicos da cristandade], onde aquele[s] espírito[s] impuro[s] continua possuindo aquela[s] pessoa[s], mas agora fingindo ser santo.

    Em resumo o que eu quero dizer é que Satanás e seus demônios atuam sobrenaturalmente no mundo, mas com "milagres" MENTIROSOS que visam enganar as pessoas as mantendo na religião falsa, no espiritismo, na magia e no ocultismo. Não devemos ser confundidos.

    ResponderExcluir
  2. Apenas gostaria de frisar o texto acima que diz que os magos usaram de ARTES MÁGICAS, ou seja, mágica todos nós sabemos ser um truque muito bem feito que tem por objetivo ENGANAR A ASSISTÊNCIA, mas com toda certeza não era verdadeiro e muito menos poderia DAR VIDA. Apenas o Criador, Jeová Deus, pode fazer isso.

    ResponderExcluir
  3. A biblia diz que os magos lançaram seus bastoes no chão e estes se transformaram em serpentes. Nao vejo truque, ou ilusionismo, acho que Moises seriam muito cauteloso, uma vez que ele tinha conhecimento e entendimentos do que acontecia no Egito. Como poderia Moises deixar-se enganar ou como poderia o criador deixar isto acontecer. Quando leio esta parte nao vejo truque ou coisa parecida uma vez que a leitura nao dar margem a isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para entendermos uma passagem bíblica é necessário analisar todo o contexto bíblico, o qual não é possível concluir que os demônios possam dar vida a um ser inanimado. Tratava-se, portanto, de uma falsificação.

      Excluir
  4. Na África é comum os magos usarem animais demoníacas, uSam cobrase ,aves etc, isso não é diferente quanto na época de Moisés visto que o o Satanás tinha um controle parcial na terra e no céu, provavelmente nessa época ose Espirito maligno eram muito forte. Enfim Satanás não pode criar vidas , mas pode usar a criação de jeova pra fins dele.

    ResponderExcluir
  5. Bem, a Bíblia deixa claro que Satanás ,como Querubim, e seus demônios podem manipular a matéria desde o nível subatômico.
    Nos tempos pré-diluvianos, eles assumiram formas humanas, com corpos funcionais, com capacidade de comer , beber, gerar filhos híbridos...
    É claro quem para animar tais corpos, eles usaram sua própria força de vida que herdaram de Jeová, eles animavam suas formas humanas com eles mesmos. Isto indica que eles tem conhecimento avançado de genética, conhecem a constituição de um corpo humano e outros animais. Nós precisamos de avançados microscópios para enxergar o mundo celular, eles certamente não conhecer essa limitação.
    O que quero dizer é o seguinte, os demônios como bons materializadores e animadores de formas de vida, poderiam ter feito isso na corte de Faraó! A conversão da água em sangue, a reprodução das rãs, constituem um boa prova habilidade de converter matéria inanimada para orgânica. A limitação deles era não serem capazes desfazer as pragas; mas reproduzir pragas, era com eles mesmos!
    A questão clara era que essas formas não tinham vida, independentes dos demônios, mas eram animadas pelo poder deles.
    De fato se os anjos caídos pudessem dar vida, eles teriam ressuscitado muitos dos humanos importantes que estavam lhe servindo, mas não existe um relato sequer de ressurreição via poder demoníaco. Uma vez que o conhecimento da constituição genética de cada ser, especialmente, dos humanos, e a biografia de sua memória virtual, é algo que exclusivamente Jeová detém, portanto, fora do domínio de qualquer anjo rebelde ou não.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)