Pular para o conteúdo principal

A questão do sangue – parte 1



Em novembro de 2011, o canal intitulado “O Publicador do Reino” lançou um vídeo que contém uma entrevista feita pela Rádio Jovem Pan com o radialista Gregório Garcia (conhecido no meio jornalístico como “Ringo”), na qual ele defende a posição bíblica sobre o uso de sangue nas transfusões.

Isso resultou em muitos comentários, perguntas e argumentações da parte dos que assistiram ao vídeo. E, por sua vez, resultou em muitas respostas dadas pelo redator do referido canal para ajudar os comentaristas a entender o ponto bíblico em questão.

Agora, tenho o prazer de publicar esse acervo de respostas para o benefício dos leitores deste site. As perguntas e respostas foram aqui reunidas em grupos temáticos para melhor didática e assimilação por parte dos leitores. Segue abaixo a primeira temática:

As transfusões de sangue não seriam um gesto de amor?

Comentarista:

Se for usar esse argumento de abster-se totalmente, então as Testemunhas de Jeová teriam que furar a veia e esvaziar o sangue da parte interior, visto que dizem ‘quem perder a vida irá salvá-la’. Mas a Primeira Epístola de João, capítulo 3, verso 16 é clara: que Jesus entregou sua vida por nós e devemos dar a vida pelos irmãos. Se a vida está no sangue, então devemos doar sangue; é mandamento e aí está o amor.

Resposta:

Seu comentário desconsidera totalmente o contexto bíblico. O fato de o sangue representar a vida não significa que o sangue SEJA LITERALMENTE a vida. Embora a Bíblia diga que ‘a vida da carne é o sangue’ (Levítico 17:14), ela explica que isso é em sentido representativo, ao dizer: ‘A vida da carne ESTÁ no sangue’. – Levítico 17:12.

Quando Jesus disse: ‘Todo aquele que perder a sua vida por minha causa, achá-la-á’, ele estava se referindo a estar disposto a morrer por manter a integridade como cristão, sem transigir na fé cristã.  – Mateus 16:25.

1 João 3:16 (texto que você citou) diz que Jesus Cristo ‘entregou a sua vida POR NÓS’ e não ‘PARA NÓS’. Ou seja, ele morreu em nosso lugar, em nosso benefício. Ele não transfundiu seu sangue para as nossas veias. Ele jamais faria isso, visto que a lei de Deus, o Pai de Jesus, ordena ‘abster-se de sangue’. (Atos 15:19, 20, 28, 29) Abster-se significa EVITAR, NÃO FAZER USO.

Assim, o texto não diz respeito a doar sangue. 1 João 3:16 fala sobre "entregar as nossas vidas PELOS nossos irmãos", e não PARA os irmãos. Em outras palavras, o texto fala sobre estar disposto a morrer por um irmão, ou seja, em lugar de um irmão. Não tem nada a ver com a questão do sangue. Isso está em plena harmonia com a lei divina de Atos 15:28, 29, de que os cristãos devem ‘abster-se de sangue’, do mesmo modo como devem se abster de imoralidade sexual.

Comentarista:

Não seria falta de amor evitar um tratamento que pode salvar a vida?

Resposta:

Com relação ao tema do sangue, é a Palavra de Deus que ordena que os que querem agradar a Deus se abstenham (não façam uso) do sangue:

Atos 15:19, 20: “Por isso, a minha decisão é não afligir a esses das nações, que se voltam para Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das coisas poluídas por ídolos, e da fornicação, e do estrangulado, e do sangue.

Atos 15:28-29: “Pois, pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação. Se vos guardardes cuidadosamente destas coisas, prosperareis. Boa saúde para vós!

Deus não iria ordenar algo que não fosse para o nosso bem. O Salmo 84:11 declara: “O próprio Jeová não reterá nada de bom dos que andam sem defeito.” Hoje, a Medicina tem demonstrado os malefícios da transfusão de sangue alogênico (de outra pessoa) e que qualquer procedimento médico pode ser feito sem o uso de sangue alogênico. Na realidade, a postura bíblica adotada pelas Testemunhas de Jeová prestou uma enorme contribuição à Medicina e, por consequência, à humanidade. Hoje, a ciência médica está reconhecendo progressivamente a sabedoria de se ater à lei divina sobre o sangue. A tendência mundial está levando a Medicina a usar técnicas de gerenciamento e de conservação do próprio sangue do paciente em procedimentos médicos, resultando em melhor custo/benefício.

Há duas classes de pessoas que evitam para si as transfusões alogênicas: as Testemunhas de Jeová e os médicos. Cada vez mais, estão surgindo no mundo inteiro hospitais que tratam os pacientes sem nenhuma transfusão de sangue alogênico. É o melhor tratamento – sem risco de contaminação, infecção hospitalar, reação hemolítica, imunossupressão, rejeição etc. Se um dia você precisar se submeter a uma cirurgia de grande porte e for tratado sem sangue, agradeça às Testemunhas de Jeová por esse imenso privilégio. Foram elas que deram impulso para desbancar o tratamento anticientífico e desnecessário das transfusões e proporcionaram aos médicos a busca e a consecução de tratamentos de qualidade sem sangue alogênico.

Jesus mostrou que desobedecer a Deus para tentar salvar a vida presente resulta no desagrado de Deus, comprometendo a vida eterna da pessoa. No caso das transfusões, não é uma questão de vida ou morte, uma vez que existem as técnicas de gerenciamento e conservação do próprio sangue, bem como agentes hemostáticos e estimuladores de medula – técnicas isentas de contaminação, infecção hospitalar, rejeição e de reação hemolítica.

[O próximo artigo desta série dará continuidade às questões relacionadas às transfusões de sangue.]


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradaspublicada pelas Testemunhas de Jeová.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo!! Era justamente isso que eu procurava! EXCELENTE ARTIGO.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Eu sou um grande leitor deste site, e me agrado muito em descobrir novas coisas a respeito da palavra de Deus.Não pertenço a religião nenhuma, mas encontrei no meu coração a necessidade de buscar a Deus e estou procurando a igreja verdadeira. As testemunhas de Jeová no momento estão vencendo ,mas esse artigo de alguma maneira me decepcionou quando ao conteúdo biblico explicativo e nao conseguir entender esta questão do sangue e gostaria de pedir a sua Ajuda e assim tomar minha decisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Já leu toda essa série de artigos (Partes 1 a 6)? Talvez os artigos abaixo possam ser de ajuda:

      “Uma conversa sobre a Bíblia – a Bíblia é contra transfusões de sangue?”

      “A ordem bíblica de evitar sangue se restringe ao sangue de uma criatura que foi abatida? Pode-se ingerir sangue de uma criatura que não foi morta?”

      Caso ainda permaneçam dúvidas, terei prazer em considerá-las.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)