Pular para o conteúdo principal

Se o Hebraico não tem letra “J” por que vários nomes têm?



Alguns questionam o uso do Nome de Deus na forma Jeová devido ao uso da letra jota. Temos que ter em mente que os que assim pensam deveriam também questionar o uso da letra jota em nomes tais como Jerusalém, Judá, Jesus, Jericó e muitos outros nomes.

Não me lembro de ver alguém advogar a mudança de tais nomes! A bem da coerência, não deveriam? O fato é que não há nada de coerente em criticar a letra jota em tais nomes. Seria o mesmo que dizer que em hebraico não se usa Abraão e que deveríamos falar Avraão (que é a maneira em que ocorre no texto massorético hebraico). Se a questão fosse de perfeita equivalência deveríamos ter a mudança em centenas ou milhares de nomes de pessoas e lugares na Bíblia.

Ao se traduzir a Bíblia translitera-se para que haja uma razoável correspondência fonética em português com a língua hebraica original. A letra hhete não possui uma equivalente em português. O mesmo acontece com a letra Ayin.  Os que defendem a correspondência exata de letras ficariam sem alternativas neste caso. O que mostra a incoerência desta suposição. Ou acham que são mais preparados que os eruditos e enciclopedistas que produziram léxicos e Dicionários exaustivos? Por que, então, não advogam uma revisão completa em todos os léxicos?

Saibam que, ainda que fizessem isso, não estariam seguindo o exemplo nem dos escritores judeus inspirados, os profetas e muito menos o exemplo dos apóstolos.

Quando a Tradução de João Ferreira de Almeida em algumas de suas edições apresentou o Nome de Deus vocalizado e vertido para se ler  “Jeová”, alguém poderia apontar uma crítica aos tradutores  feita por algum erudito em vista desta opção do emprego da letra jota?  Que se sabe, o debate envolvia a vocalização do tetragrama.

Como já abordei diversas vezes aqui nesta página, jamais vi alguém defendendo que Maria, a mãe de Jesus, deveria ser chamada de Miriam, somente porque “no hebraico seu nome não é Maria”. Existe algum artigo erudito fazendo isso? Existe algum artigo acadêmico falando nisso?

Alguns vão mais longe e alegam que a consoante “S” do nome Jesus faz uma ligação com o nome do falso deus Zeus. Isto seria o mesmo que dizer que todo substantivo masculino grego que termina com o SIGMA se refere a Zeus. Teríamos então uma longa lista de supostos nomes pagãos no texto da Bíblia. Só falta aparecer alguém dizendo que não devemos colocar o nome em nossos filhos de Natan ou Jonatan, visto que seria o mesmo que relacioná-los com Satan. Este é o tipo de raciocínio que apresentam alguns que defendem tais ideias.

Quando os apóstolos de Jesus escreveram o chamado “Novo Testamento”, preservaram eles os nomes hebraicos de modo a serem pronunciados da mesma forma pelos que liam e falavam grego? Não!

Uma simples leitura em Mateus no primeiro capítulo em grego revela que os apóstolos não preservaram a pronúncia de diversos nomes ao verterem nomes judaicos para o grego. Empregaram o equivalente grego de tais nomes. Até mesmo ao se referirem a Maria não usaram a forma hebraica “Miriam”.

Se levarmos a sério esse tipo de raciocínio, então estaremos dizendo que os apóstolos inspirados erraram ao grafar o nome dos servos de Deus da antiguidade. O uso da letra jota em inglês ou português é uma variação comum aos idiomas. Algo presente até mesmo dentro das antigas tribos israelitas. Nem mesmo entre eles havia uma pronúncia exata para a mesma palavra. Foi a própria cristandade que passou a usar o nome Jeová e até mesmo a escrevê-lo em suas antigas igrejas na Europa. Mas a discussão envolvendo a letra J e a vocalização do Nome de Deus só passou a se tornar um assunto preocupante para eles quando os Estudantes da Bíblia – as Testemunhas de Jeová – começaram a demonstrar a diferença entre Jeová Deus e Jesus Cristo, como sendo de fato duas pessoas distintas, com vontades distintas e não parte de uma trindade pagã.

Devemos tomar cuidado com a falácia enganosa da pressuposição. Alguns presumem falsamente que, visto que no idioma hebraico não existe a letra J, então não devemos usá-la. O próprio nome Jesus possui uma letra que não existe uma equivalente nem em inglês nem em português. Devemos então inventar uma letra? Refiro-me a letra Ainע ), que possui um som típico dos semitas. Não é empregado no ocidente.

O que dizem  os dicionários?

Por que, então, os que falam a língua inglesa (e também a língua portuguesa) pronunciam tanto Josué e Jesus com um “j” ao invés de um “y” ou um “i”? De onde isto se originou? Representa isso alguma sorte de conspiração sinistra, como alguns afirmam, ou há uma explicação bem mais inocente?

Observe o que afirma o Dicionário de Inglês de Oxford (Oxford English Dictionary ou OED) a respeito da história da letra “j”:

“Esta décima letra do alfabeto em inglês e outras línguas modernas é, em sua origem, uma modificação comparativamente tardia da letra I. No alfabeto da Roma antiga, o “I”, a despeito de seu valor como vogal … tinha um valor consonantal aparentado com o moderno Y do inglês … algum tempo antes de 6º século, este som de Y, por compressão na articulação e consequente desenvolvimento de uma ‘pausa’ inicial, tornou-se um ditongo consonantal … No Velho Inglês, a consoante Y tanto quanto era usada, tinha (como ainda tem em todas as línguas germânicas continentais) seu valor em latim (y), mas na ortografia francesa introduzida pelos da conquista Normandina trouxeram no Velho Francês o valor da consoante i=g macio (dji) um som que o inglês tem retido desde então em palavras derivadas de outra fonte … do século 11 até o século 17, então, a letra i representou de uma vez  o som da vogal i, e a consoante com som (dji) bem diferente da vogal.”

Por todo o período medieval, as formas do moderno “i” e “j” foram usadas intercambiavelmente, e ambas as formas representaram a mesma letra. Como, então, o “i” e o “j” vieram a ser consideradas duas letras distintas do alfabeto?

“A diferenciação foi feita primeiro em espanhol, onde, desde a introdução inicial da impressão, vemos o j usado para a consoante e i somente para a vogal … Louis Elzevir, que imprimia em Leyden em 1595-1616, é geralmente considerado o responsável pela criação da distinção moderna do u e v,  e i e  j , que foi pouco tempo depois seguida pela introdução do U e J entre as letras maiúsculas por Lazarus Zetmer e Strasburg em 1619.” (OED, “J”).

As letras “i” e “j” continuaram por muitos anos a ser consideradas como meramente formas diferentes da mesma letra, até que no início do século 19, dicionários interligaram palavras com o I e o J em uma série.

A Bíblia Sagrada em parte algum coloca o hebraico como sendo uma língua insubstituível e a única que deve ser usada para se pronunciar o Nome de Deus ou de seu filho Jesus Cristo, enviado por Ele. – João 3:17;12:49.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org


Comentários

  1. olá porque é que os judeus tradicionais que seguem o judaismo e também os judeus messianicos que acreditam no novo testamento como verdadeiro e que jesus Ieshua é o messias todos eles dizem que o nome de Deus o tetragrama não é Jeová e que essa transliteração estar errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado José:

      Certo judeu de uma comunidade judaica mencionou a pronúncia atual do Tetragrama com um som bem semelhante à pronúncia “Iehovah” (Jeová). Mas, independente do conceito judaico, o que importa é que Deus tem um nome distintivo, que ocorre em quantidade superior a qualquer de seus títulos, que deve ser divulgado (Êxodo 9:16; Romanos 9:17) e que a pronúncia que se tornou comum nas línguas vernáculas é uma forma de Jeová.



      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)