Pular para o conteúdo principal

Destaques da Leitura da Bíblia: 2 Crônicas 10-14


Fonte da ilustração: http://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/mensagem-da-biblia/israel-se-divide-em-dois-reinos/

É importante beneficiar-se da madureza dos experientes

2 Crônicas 10:8: “No entanto, ele rejeitou o conselho dos homens mais velhos e consultou os jovens que haviam crescido com ele e que agora eram seus ajudantes.


Oprimir outros resulta em desgraça

2 Crônicas 10:11: “Meu pai lhes impôs um jugo pesado, mas eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai castigou vocês com chicotes, mas eu o farei com chicotes farpados.’”

2 Crônicas 10:18, 19: “Então o rei Roboão lhes enviou Hadorão, que supervisionava os convocados para trabalho obrigatório, mas os israelitas o apedrejaram até a morte. O rei Roboão conseguiu subir no seu carro de guerra e fugiu para Jerusalém. Assim os israelitas se rebelaram contra a casa de Davi e continuam assim até hoje [quando foi escrito 2 Crônicas].


Nova Tradução do Novo Mundo facilita o entendimento

Em 2 Crônicas 10:11, 14, ocorre o termo hebraico ʽaq·rab·bím, que foi traduzido “azorragues” na Tradução do Novo Mundo edição de 1986, mas que na atual Tradução do Novo Mundo foi vertido por “chicotes farpados”. O termo hebraico significa literalmente “escorpiões”, daí a ideia de um chicote com farpas nas pontas.


É vital sempre seguir o arranjo de Jeová

2 Crônicas 11:16: “E, de todas as tribos de Israel, os que estavam com o coração determinado a buscar a Jeová, o Deus de Israel, seguiram os sacerdotes e os levitas e foram para Jerusalém a fim de oferecer sacrifícios a Jeová, o Deus dos seus antepassados.”

2 Crônicas 11:13 e 17: “E os sacerdotes e os levitas que estavam em todo o Israel deixaram os seus territórios e tomaram sua posição ao lado de Roboão. Por três anos eles fortaleceram o reinado de Judá e apoiaram Roboão, filho de Salomão, pois andaram no caminho de Davi e de Salomão por três anos.


Abandonar a Jeová resulta em se perder a sua proteção

2 Crônicas 12:1-4: “Assim que o reinado de Roboão ficou firmemente estabelecido e ele se tornou forte, ele abandonou a Lei de Jeová, e todo o Israel fez o mesmo. Visto que tinham sido infiéis a Jeová, Sisaque, rei do Egito, veio contra Jerusalém no quinto ano do rei Roboão. Ele tinha 1.200 carros de guerra, 60.000 cavaleiros e inúmeros soldados que vieram com ele do Egito — líbios, suquitas e etíopes. Ele tomou as cidades fortificadas de Judá e chegou a Jerusalém.


Corrigir-se humildemente resulta em bênçãos

2 Crônicas 12:6, 7, 12: “Em vista disso, os príncipes de Israel e o rei se humilharam e disseram: ‘Jeová é justo.’ Quando Jeová viu que eles tinham se humilhado, Jeová enviou a seguinte palavra a Semaías: ‘Eles se humilharam. Não vou destruí-los, mas os livrarei em breve. Não derramarei a minha ira sobre Jerusalém por meio de Sisaque. Visto que o rei se humilhou, a ira de Jeová se afastou dele, e ele não os destruiu totalmente. Além disso, ainda havia algumas coisas boas em Judá.


O conhecimento do propósito divino inspira a coragem e confiança

2 Crônicas 13:3: “Assim, Abias foi à guerra com um exército de 400.000 guerreiros valentes e treinados.  E Jeroboão pôs-se em formação de batalha contra ele com 800.000 homens treinados, guerreiros valentes.

Apesar da clara desvantagem militar, Abias tinha motivos para confiar na ajuda de Jeová. ele destacou:

1)    O pacto do Reino que Jeová fez com o Rei Davi e seus descendentes:
2 Crônicas 13:5: “Vocês não sabem que Jeová, o Deus de Israel, deu a Davi um reino sobre Israel para sempre, a ele e aos seus filhos, por meio de um pacto de sal?

2)   Que o fracasso de Roboão se devia à falta de confiança dele em Jeová:

2 Crônicas 13:7: “Então homens vadios, imprestáveis, juntaram-se a ele [Jeroboão]. E eles se mostraram superiores a Roboão, filho de Salomão, pois Roboão era jovem e inseguro [não confiava em Jeová], e não pôde oferecer resistência a eles.

3)    Que o reino de Jeroboão se baseava na idolatria e desprezava o arranjo divino dos sacerdotes arônicos:

2 Crônicas 13:8-11: “E agora vocês pensam que podem se sair bem contra o reino de Jeová nas mãos dos filhos de Davi só porque vocês são uma grande multidão e têm os bezerros de ouro que Jeroboão fez para serem os seus deuses. Não foram vocês que expulsaram tanto os sacerdotes de Jeová, os descendentes de Arão, como os levitas, e designaram os seus próprios sacerdotes, assim como os povos das outras terras? Qualquer um que chegasse trazendo um novilho e sete carneiros podia se tornar sacerdote de ídolos que não são deuses. Quanto a nós, Jeová é o nosso Deus, e nós não o abandonamos; nossos sacerdotes, os descendentes de Arão, estão servindo a Jeová, e os levitas os ajudam no trabalho. … Pois nós estamos cuidando da nossa responsabilidade para com Jeová, nosso Deus, mas vocês o abandonaram.

Com base em tudo isso, Abias podia ter total base para confiar no apoio de Jeová:

2 Crônicas 13:12: “Agora vejam! O verdadeiro Deus está conosco, liderando-nos, e também os seus sacerdotes com as trombetas, para dar o toque de guerra contra vocês. Ó homens de Israel, não lutem contra Jeová, o Deus dos seus antepassados, pois vocês não serão bem-sucedidos!”

A fé do Rei Abias, baseada em evidências convincentes, e num comportamento em harmonia com as normas divinas, levou Jeová a salvá-los:

2 Crônicas 13:15, 18, 20: “Os homens de Judá deram um grito de guerra. Quando os homens de Judá deram o grito de guerra, o verdadeiro Deus derrotou Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá. Assim, os homens de Israel foram humilhados naquela ocasião, mas os homens de Judá se mostraram superiores, porque confiaram em Jeováo Deus dos seus antepassados. E Jeroboão nunca mais recuperou o seu poder na época de Abias; depois Jeová o golpeou, e ele morreu.”

Mostrando a importância do conhecimento para nutrir a fé, o apóstolo Paulo escreveu:

De modo que a fé segue ao que se ouve. E o que se ouve vem por meio da palavra a respeito de Cristo.– Romanos 10:17.


Precisamos nos preparar para o futuro

2 Crônicas 14:6, 7: “Ele [o Rei Asa] construiu cidades fortificadas em Judá, pois a terra estava em paz e não houve guerra contra ele durante esses anos, visto que Jeová lhe deu descanso. Ele disse a Judá: ‘Vamos construir estas cidades e fazer ao redor delas muralhas e torres, portões e trancas. Pois a terra ainda está em nosso poder, visto que buscamos a Jeová, nosso Deus. Buscamos a ele, e ele nos dá descanso de todos os inimigos ao nosso redor.’ Assim, eles foram bem-sucedidos na construção.

Sobre essa atitude sábia do Rei Asa, temos o comentário da revista A Sentinela de 15 de março de 2001, p. 11 § 6:

6 É sábio prevenir-se contra dificuldades que podem surgir inesperadamente. O Rei Asa reconheceu que um período de paz era a ocasião certa para ele edificar suas defesas. (2 Crônicas 14:2, 6, 7) Sabia que no momento do ataque seria tarde demais para se preparar. De modo similar, decisões sobre como agir ao surgirem tentações são tomadas melhor com a cabeça fria, num ambiente tranqüilo. (Salmo 63:6) Daniel e seus amigos tementes a Deus tomaram a decisão de continuar fiéis à lei de Jeová antes de ser pressionados a comer as iguarias do rei. Por isso não hesitaram em se apegar às suas convicções e não comeram do alimento impuro. (Daniel 1:8) Antes de surgirem situações tentadoras, reforcemos nossa resolução de continuar moralmente puros. Assim teremos força para resistir ao pecado. – w01 15/3 p. 11, par. 6, sob o tema “Como vencer a fraqueza humana”.


Importância do nome de Deus

2 Crônicas 14:9-12: “Mais tarde Zerá, o etíope, veio contra eles com um exército de 1.000.000 de homens e 300 carros de guerra. Quando ele chegou a Maressa, Asa saiu para lutar contra ele, e eles se puseram em formação de batalha no vale de Zefata, em Maressa. Então Asa invocou a Jeová, seu Deus, dizendo: ‘Ó Jeová, para ti não faz diferença se aqueles que tu ajudas são numerosos ou fracos. Ajuda-nos, ó Jeová, nosso Deus, pois confiamos em ti, e em teu nome viemos contra esta multidão. Ó Jeová, tu és o nosso Deus. Não deixes que nenhum homem mortal se mostre mais forte do que tu.’ Assim, Jeová derrotou os etíopes diante de Asa e de Judá, e os etíopes fugiram.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Comentários

  1. Olá, irmão. Embora o assunto acima seja outro, gostaria de lhe pedir um favor. Peço-lhe que elabore um artigo levantando as principais diferenças entre o parecer "dispensacionalista" e a chamada "teologia dos Pactos", além de fornecer as definições da terminologia usada por teólogos da Cristandade com relação a tais assuntos. Pelo que eu li a respeito, as Testemunhas de Jeová não se encaixam em nenhuma dessas vertentes teológicas, embora possuam como crença alguns pareceres de ambos, como por exemplo, o reinado milenar sendo literal (uma ideia também "dispensacionalista") e o Israel natural não sendo mais o povo pactuado de Jeová atualmente, sendo este substituído pelo "Israel de Deus", um Israel espiritual (uma ideia prevalecente na "teologia dos Pactos"), dentre outros.

    Além disso, peço que o irmão faça um retrospecto "histórico" acerca do "dispensacionalismo" e o conceito do irmão Russell e dos Estudantes da Bíblica a respeito do assunto (pelo que eu estudei, os mesmos tinham ideias dispensacionalistas, inclusive usavam uma tabela que continha "eras escatológicas" e a pirâmide de Gizé, conceitos obviamente aceitos na época por se tratarem de ideias correntes). Em outras palavras, gostaria que o irmão elaborasse um artigo mencionando como o "momento histórico" (o século XIX) influenciou até mesmo o irmão Russell em tais assuntos.

    Qualquer coisa, peça o Queruvim para elaborar tal artigo. Ficarei feliz se o fizer. Desde já agradeço. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Marcinei:

      Um colaborador deste site, o Historiador JW, contribui com uma pesquisa sobre o tema, que estará disponível no futuro próximo.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)