Pular para o conteúdo principal

Jesus morreu pelo modo romano ou no modo judeu?

Fonte: jw.org

            Certo leitor comentou:

‘Se Jesus fosse morto a maneira judaica, ele seria apedrejado, pois era assim que eles condenavam as pessoas. Mas Jesus foi morto a maneira romana por crucificação.’


            Resposta:

A mesma Escritura (a Bíblia) que registra em pormenores a vida e morte de Jesus também mostra que ele morreu de modo a cumprir a Lei mosaica, que exigia que um criminoso amaldiçoado fosse pendurado num madeiro. 

Gálatas 3:10-13: “Todos os que confiam em obras exigidas por lei estão sob maldição, pois está escrito: ‘Maldito é todo aquele que não continua em todas as coisas escritas no rolo da Lei, deixando de fazê-las.’ Além disso, é evidente que por lei ninguém é declarado justo diante de Deus, pois ‘o justo viverá em razão da fé’. Ora, a Lei não se baseia em fé. Em vez disso, ‘quem fizer estas coisas viverá por meio delas’. Cristo nos comprou,livrando-nos da maldição da Lei por se tornar maldição em nosso lugar, pois está escrito: ‘Maldito é todo aquele pendurado num madeiro.’”

Deuteronômio 21:22, 23: “Se um homem cometer um pecado que mereça a sentença de morte e for morto, e você o pendurar num madeiro, seu cadáver não deve ficar a noite toda no madeiro. Você deve se certificar de enterrá-lo naquele dia, pois quem é pendurado num madeiro é amaldiçoado por Deus. Você não deve tornar impura a terra que Jeová, seu Deus, lhe dá como herança.

Além disso, os romanos usavam a crux simplex (um pau de uma única viga).


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.com.br




Comentários

  1. Eu estava assistindo alguns vídeos no YouTube sobre o "santo sudário de turim". E em um determinado momento do vídeo, um bispo católico admite que de acordo com o sudário Jesus foi pregado nos pulsos e não nas mãos e segundo a época dizem que ele morreu muito rápido comparado com os criminosos que eram pregados. A ciência fez um estudo sobre isso e comprovou que alguém pendurado numa estaca morreria mais rápido que pregado numa cruz. Isso talvez seja fortes indícios de que foi mesmo num madeiro e não numa cruz......!!!

    ResponderExcluir
  2. Os judeus lhe responderam: “Nós temos uma lei, e é segundo a lei que ele deve morrer,+ porque se fez filho de Deus.”+. João 19:7. Nicinho

    ResponderExcluir
  3. LI EM CERTO LIVRO DE AUTOR CONCEITUADO, ASSIM COMO A EDITORA, DUAS COISAS SOBRE JESUS:
    1- ELE NASCEU NO ANO 105 a.C.
    2- MORREU APEDREJADO, SEGUNDO O COSTUME JUDEU E PENDURADO EM UM MADEIRO.
    PELA DATA DE NASCIMENTO E MORTE, VÊ-SE QUE ELE FOI MORTO ENTORNO DE 9 ANOS ANTES DOS ROMANOS CONQUISTAREM JERUSALÉM, CONQUISTA ESSA OCORRIDA NO ANO 63 a.C, por POMPEU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jorge:

      Uma data fundamental é o ano 29 da Era Comum, equivalente ao 15.° ano de Tibério César, que foi nomeado imperador pelo Senado romano em 15 de setembro de 14 EC (calendário gregoriano). Foi no ano 29 EC que Jesus foi batizado. Na ocasião, Jesus tinha cerca de 30 anos. (Lucas 3:1-3, 21, 23) Assim, ele nasceu no ano 2 antes da Era Comum (visto que não havia ano zero). Visto que Jesus foi morto com 33 anos e meio, segundo os Evangelhos, ele morreu no ano 33 da Era Comum.

      Excluir
  4. Ele morreu no ano 31 EC. Morreu em um instrumento de morte judaico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)