Pular para o conteúdo principal

“Deus unigênito” em João 1:18 – um dilema para os trinitaristas! (Parte 1)


Fonte da ilustração: 
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/wp20140301/amor-deus-significa-vida-eterna/ 



Este artigo é a primeira parte de uma série especial sobre como o texto de João 1:18 constitui uma situação extremamente embaraçosa para os que defendem  a doutrina trinitária. A série destina-se a servir de importante material de apoio para todos os que desejam defender a verdade bíblica sobre a real identidade do Deus Todo-poderoso.


“Filho unigênito” ou “Deus unigênito”?




A princípio, ressaltamos que encontramos basicamente duas versões para o texto em apreço, conforme exemplificado pelas versões citadas abaixo:

“Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.” – Almeida Corrigida e Revisada Fiel. (Veja também ASV, BE, Darby, KJ, NIV, Webster, Reina Valera, Africaans [em afincâner], Elberfelder [em alemão], Luthero [em alemão], Schlachter [em alemão], Arabic Smith/Van Dyke [em árabe], Ave Maria, Bíblia Pastoral, Al, Bíblia de Jerusalém.)

“Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.” – Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira.  (Veja também NVI, SBB, ALA, BLH, NTLH, WH, NM.)

Os mais antigos e reputados manuscritos colocam monogenés theós (“Deus unigênito”): 

P75: Papiro Bodmer 14, 15, gr., c. 200 EC, Genebra, E.G.
אc: (Álefe) Códice Sinaítico, gr., quarto séc. EC, Museu Britânico, E.H., E.G.
P66: Papiro Bodmer 2, gr., c. 200 EC, Genebra, E.G.
B: Ms. Vaticano 1209, gr., quarto séc. EC, Cidade do Vaticano, Roma, E.H., E.G.
C°: Códice Ephraemi rescriptus, gr., quinto séc. EC, Paris, E.H., E.G.



Somente manuscritos posteriores rezam "o Filho unigênito”:

A: Códice Alexandrino, gr., quinto séc. EC, Museu Britânico, E.H., E.G.
Cc: Códice Ephraemi rescriptus, gr., quinto séc. EC, Paris, E.H., E.G, com modificação posterior.
It: Antigas Versões Latinas, Itala, do segundo ao quarto séc. EC; E.H., E.G.
Vg: Vulgata latina, de Jerônimo, originalmente produzida em c. 400 EC (Iuxta Vulgatam Versionem, Württembergische Bibelanstalt, Stuttgart, 1975).
Syc: Siríaco curetoniano, originalmente produzido no quinto séc. (Edição: The Curetonian Version of the Four Gospels, de F. Crawford Burkitt, Vol. I, Cambridge, Inglaterra, 1904).

Syh: Versão siríaca filoxeniana-harcleana, sexto e sétimo séc. EC; E.G.


Manuscrito Sinaítico


          (Para uma consideração sobre a legitimidade da expressão “Deus [ou deus] unigênito, veja o artigo “João 1:18 – Qual versão das Escrituras foi fiel ao original?”, do blog Tradução do Novo Mundo Defendida.)

9 Ocorrências
μονογεν - 3 Ocorrências
μονογεν
ς - 4 Ocorrências
μονογενο
ς - 2 Ocorrências.

Lucas 7:12 Adjetivo Nominativo Masculino Singular [Adj-NMS]
μονογεν
ς υἱὸς

Lucas 8:42 Adjetivo feminino nominativo singular
μονογεν
ς 

Lucas 9:38 Adj-NMS
μονογενής 

João 1:14 Adjetivo masculino genitivo singular
μονογενο
ς 

João 1:18 Adj-NMS
μονογεν
ς θες

João 3:16 Adjetivo masculino acusativo singular [Adj-AMS]
 υἱὸν τν μονογεν 

João 3:18 Adjetivo masculino genitivo singular
  μονογενος υο

Hebreus 11:17 Adj-AMS
τ
ν μονογεν 

1 João 4: 9 Adj-AMS
τ
ν μονογεν


1 “Único de uma espécie” ou “unigênito”?

         Em 1883, o Léxico Grego de Liddell e Scott interpretou monogenés como “Unigênito, único”. Contudo, o mesmo léxico recentemente revisado que está agora disponível on-line traduz monogenés desta forma:

        “-Γενής μονο, ές, Ep. e Ion. μουνο-γενής, (γένος) o único membro ou tipo de um parente.”


1.1  Mudança no sentido

Como o leitor pode verificar, foi eliminando o significado original de unigênito”. Destarte, o leitor atual não teria qualquer indício de que originalmente Liddell e Scott compreenderam a palavra para significar também unigênito”.


1.2 Associado a nascimento, geração

B.P. Harris, um trinitarista, em sua obra “Estudos no uso da palavra grega Μονογενής como encontrada no Evangelho de João, na Epístola aos Hebreus, em Primeiro Clemente e em outras fontes traduzida tanto como Unigênito, Único de uma Espécie, e Único e Unicamente”[1] comenta sobre isso:

Deve ser lembrado que monogenes” foi utilizado a partir de três perspectivas diferentes na Bíblia, pelo menos, do período de tempo a partir da LXX para o Grego do NT. 1) Monogenes foi usada de um pai - a perspectiva do pai (por exemplo, Juízes  11:34); 2) Monogenes foi usado de uma mãe - perspectiva de uma mãe (Lu 7:12); 3) Monogenes foi usada de um pai e mãe juntos - um marido e uma esposa perspectiva (Hb 11:17).

Eu estou contente em permanecer dentro da dobra de incontáveis milhões de cristãos ao longo dos últimos dois mil anos que sempre acreditaram na fé cristã histórica, especialmente em relação à doutrina do  Unigênito Filho de Deus. E assim, é com essa doutrina que gostaríamos de começar o nosso estudo, como podemos ver que μονογενής (monogenés) significa unigênito, e é assim revelado na Palavra de nosso Senhor.

2 Incoerência da tradução único Deus em João 1:18

          2.1 Excluiria o Pai e o espírito santo de comporem Deus

B. P. Harris, ele mesmo um trinitário, argumenta contra tal tradução:

Porque o Filho não é um só e único Deus. Dizer que o Filho é um só e único Deus significa que Deus, o Pai, não podia ser Deus, nem poderia o Deus Espírito Santo ser Deus, porque se eles são Deus, o Filho não seria o único Deus! … Dizer que o Filho é o único Deus destrói a doutrina fundamental que Deus subsiste em três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. … Para contornar esse problema, neotrinitários (que afirmam que os manuscritos que carregam a variante Deus em João 1:18 são os melhores manuscritos do que o manuscritos que carregam a variante Filho), reintroduziram o conceito de Filho no texto … Por isso, eles acabam traduzindo-o, como é feito na Today's New International Version, por o Filho unigênito. Mas, por causa de seu entendimento errado de monogenés, eles são forçados a reintroduzir a variante Filho no texto (o que eles anteriormente não aceitaram). Por quê? Para se amoldar aos seus conceitos  teológicos. Mas Deus nos adverte para não adicionar à Palavra de Deus, e é isso que eles se veem forçados a fazer.

Assim, por traduzirem por monogenés theós por “único Deus”, os atuais trinitaristas atentam contra a própria doutrina da Trindade, excluindo o Pai e o espírito santo de também serem “Deus”, conforme afirma a Trindade!

Na parte 2 desta série veremos evidências de que a expressão “único Deus” se aplica somente ao Pai.


Explicação das abreviações das traduções mencionadas:

Al: Almeida Revista e Corrigida
ALA: Almeida Revista e Atualizada
ASV: American Standard Version
BE: Basic English
BLH: Bíblia na Linguagem de Hoje
Darby: John Nelson Darby
KJ: King James Version
NIV: New International Version
NM: Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.
NVI: Nova Versão Internacional
NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje
SBB: Bíblia da Sociedade Bíblica Britânica.
WH: Westcott e Hort,  1881.


Nota:

[1] Título em inglês: Studies in the Usage of the Greek Word Μονογενς As Found in the Gospel of John, the Epistle to Hebrews, First Clement and Other Sources Variously Translated as Only-Begotten, One of a Kind, and One and Only. A menos que haja outra indicação, o autor dessa obra usa a  New American Standard Bible ao fazer suas citações bíblicas.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

  1. Muito bom artigo, provando que Jesus é mesmo Filho de Deus e não um anjo ou arcanjo, como fazem algumas seitas por aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os anjos são chamados de “filhos de Deus” (Jó 38:7; Salmo 89:6). Assim, não há problema em o Filho de Deus ser aludido como “anjo” no sentido etimológico da palavra: ‘mensageiro’. Em geral se entende que Jesus é o “mensageiro [anjo] da aliança” (ACRF) de Malaquias 3:1 e o “anjo de Jeová” em algumas passagens bíblicas. Quanto à identidade de Miguel, o arcanjo, veja os seguintes artigos:
      Quem é Miguel, o arcanjo? (Parte 1)
      http://www.oapologistadaverdade.org/2015/03/quem-e-miguel-o-arcanjo-parte-1.html
      Quem é Miguel, o arcanjo? (Parte 2)
      http://www.oapologistadaverdade.org/2015/03/quem-e-miguel-o-arcanjo-parte-2.html
      Quem é Miguel, o arcanjo? (Parte final)
      http://www.oapologistadaverdade.org/2015/03/quem-e-miguel-o-arcanjo-parte-final.html
      Miguel, o arcanjo – combatendo ideias erradas sobre a sua identidade
      http://www.oapologistadaverdade.org/2016/02/miguel-o-arcanjo-combatendo-ideias.html

      Excluir
    2. a cra de pau do anonimo e derrubada pelo vicio da crsitandade , chamndo esta de seita que chama jesus de arcanjo , ou seja na falta de argumento ...... falacia...

      Excluir
    3. O ANONIMO... VC CAIU EM CONTRADIÇÃO COM ESSE ARGUMENTO, SEGUNDO O QUE VC MESMO DISSE, ELOGIANDO O ARTIGO E CONFIRMANDO QUE JESUS É FILHO DE DEUS E NÃO É DEUS TE PERGUNTO....EM QUE CATEGORIA DE CRIATURA ELE ESTARIA ENTÃO: CELESTIAL OU HUMANA
      PENSE BEM EM SUA RESPOSTA POIS NINGUEM É MALUCO PRA AFIRMAR QUE ELE É DE NATUREZA HUMANA, E SE VC CONFIRMAR QUE A NATUREZA DE JESUS É CELESTIAL, SENDO CRIATURA,(NÃO CRIADOR...SEGUNDO OS TRINITARISTAS) ELE SÓ PODE SER ANJO,CLARO QUE DE ELEVADISSIMA POSIÇÃO, DE NATUREZA ANGÉLICA.
      E ISSO SÓ CONFIRMA QUE SEGUNDO VC MESMO ERRONEAMENTE DIZ, ESSA "SEITA" ESTARIA CERTA EM AFIRMAR E ENSINAR ISTO EM TODA TERRA HABITADA (MATEUS 28:19-20, ATOS 1:8) E ISTO SÓ INDICA QUE SOMOS A ÚNICA RELIGIÃO VERDADEIRA QUE ENSINA ESSA E OUTRAS VERDADES BIBLICAS

      Excluir
  2. Muito os argumento, quando comecei a me aprofundar sobre as escrituras, nunca tive duvida sobre que Jesus era o filho de Deus, (Filho) é uma coisa (Pai) é outra, onde está a complicação para entender isso?
    Filho não significa a quele que vem de algo? foi gerado?
    Pai não significa aquele que criou, projetou, deu a vida etc?
    Não vejo sentindo lógico para não entender isso.

    ResponderExcluir
  3. Ola irmãos, algo que me deixa confuso, é porque está tão na cara a posição de Jeová e Jesus e as pessoas do mundo não conseguem ver, as vezes acho que seja preguiça de estudar a bíblia, outros comodidade, outros conveniência e outro por ser apostata. Claro que sei que o deus desse mundo tem cegado as pessoas, mas quando na pregação a minha teoria que mais acredito, seria a responsabilidade com a verdade, a consciência bate mas forte naqueles que tem maior conhecimento da verdade, por isso elas por assim dizer são "obrigadas" a andar de acordo com princípios. Mas por exemplo eu digo que so me basta a fé, para que lê a bíblia, se eu digo Jesus morreu por todos e até os que cometem imoralidade sexual, porque não fazer tudo o que desejo. Os trinitaristas no meu ver eles sabem que Jeová é o Deus todo poderoso e Jesus seu filho e nosso rei. O que eles não querem é a responsabilidade que todo aquele que carrega o nome de Jeová tem, andar por princípios. Pois satanás ja fala deles, que o homem faria tudo pra salvar sua vida e viraria as costa para Jeová.Nós nos esforçamos andar por princípios bíblicos e a historia já comprava isso, em gerras passadas como hoje irmãos presos por sua consciência, como a questão também do sangue. Essa questao do Sangue, ela fortacele minha teoria, pois para eles melhor acreditar que importa é a vida ou salvar vidas nesse sistema do que ser obediente a Jeová mesmo com sua vida em jogo. Na minha opniao a grande maior parte sabe da verdade, claro que não toda a verdade sobre cada ponto, mas o suficiente para tomar posição correta. Digo por experiência própria, fiz um estudo de adventista e mostrei dezenas de textos e ele não refutava nenhum e no final ele falou, se eu acreditar em você tudo que acredito é mentira, o estudo não foi pra frente, justamente pelo fato da responsabilidade de quem sabe a verdade carrega. E quando digo que temos responsabilidade, para não é pesado, amamos a Jeová e fazemos isso por amor. Iava esquecendo de falar da pregação só nós fazemos esse trabalho de forma initerrupta, organizada e com habilidade, outros que tentam se você pedir pra falar de um tema ele se perde todo e no máximo que fazem é convites para curar e enriquecimento. E porque eles não conseguem, primeiro Jeová não abençoa e segunda falta de compromisso com a verdade, melhor fica em casa descansando,comendo e bebendo. Mas pensamos como Jesus, o meu alimento fazer a vontade do meu Pai. Abracos.

    ResponderExcluir
  4. Então como Jesus foi criado de uma concepção masculina? Olha com todo respeito mais se Jesus foi criado de uma concepção masculina não tem lógica alguma Deus ser contra o homossessualismo. Não tem lógica alguma pois Jesus mesmo em São João 17:5 diz que já tinha glória antes de haver mundo. E a biblia diz no salmo que Deus não divide sua glória com ninguém. E São Paulo ainda diz em 1 Timóteo 3:16 o seguinte: 16 De fato, não há dúvida de que é grande o segredo sagrado da devoção a Deus: ‘Ele foi manifestado em carne,+ foi declarado justo em espírito,+ apareceu a anjos,+ foi pregado às nações,+ foi crido no mundo,+ foi recebido no céu em glória. Se Jesus não é Deus criador como fica essa passagem? E peguei ta tradução do novo mundo. Jesus só poderia mostras a Deus se ele fosse Deus criador. Uma criatura jamais poderia mostrar um ser divino e eterno. Pois para isso teria que ser o ser divino e eterno. Então como é que fica? Vocês vão continuar teimando que Jesus é Deus no mais pleno sentido do termo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus foi criado como ser espiritual, sendo a primeira criação de Deus. (Apocalipse 3:14; Colossenses 1:15) A glória que Jesus tinha no céu não é a mesmo glória de seu Deus e Pai, Jeová. (João 17:5; Isaías 42:8) Veja neste site o artigo “Jesus tem a mesma glória que seu Pai?” 1 Timóteo 3:16 não prova que Jesus seja o Deus Todo-Poderoso. Jesus não precisa ser o Deus Todo-Poderoso para nos mostrar quem é Deus. Ele faz isso por estar “ao lado do Pai”. – João 1:18.

      Excluir
    2. Caro Rodrigo, primeira coisa que devemos ter em mente é, a bíblia nao se contradiz. Qual a posição de Jeová sobre o homosexualismo, A Bíblia diz: “Os homens que praticam o homossexualismo . . . não herdarão o Reino de Deus.” (1 Coríntios 6:9, 10). segundo ponto Jesus foi gerado como ser espiritual no céu, a primeira criação provérbios 8:22, sendo assim sem sexo. Ja na terra Jesus foi gerado dentro de maria pelo poder de Deus Lucas 1:35. Em 1 timoteo 3 quando fala " ... segredo sagrado da devoção a Deus: ‘Ele foi manifestado em carne ..." ele nao está falando de Jeová na segunda parte mas de Jesus, esses dois pontos ele ta servindo pra esclarecer algo "segredo sagrado de devoção a Deus" e nao dizer que Jesus e Jeová mesma pessoa. Veja o que diz em Apocalipse 1 5 e da parte de Jesus Cristo, “a Testemunha Fiel”,+ “o primogênito dentre os mortos”+ e “o Governante dos reis da terra”.+Àquele que nos ama+ e nos livrou dos nossos pecados por meio do seu próprio sangue+ 6 — e fez de nós um reino,+ sacerdotes+ para seu Deus e Pai —, sim, a ele seja a glória e o poder para sempre. Amém.
      Aqui Jesus diz que tem um Pai e um Deus. Claro como um dia Ensolarado, rs. Nao é verdade.
      Pra finalizar e clarear veja Jesus dizendo varias vezes o texto "meu Deus". Apocalipse 3 12 “‘Aquele que vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e ele de modo algum sairá dali. E escreverei sobre ele o nome do meu Deus+ e o nome da cidade do meu Deus, a Nova Jerusalém,+ que desce do céu da parte do meu Deus, e o meu próprio novo nome.+ 13 Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às congregações.’14 “Ao anjo da congregação em Laodiceia+ escreva: Estas coisas diz o Amém,+ a testemunha+ fiel e verdadeira,+ o princípio da criação de Deus. Agora medite,quem principio da Criação e a testemunha fiel e verdadeira. Vou dar uma dica esta la em cima escrito apocalipse 1:5 e outra Provérbios 8:22.
      Nao caia nesse laço. 2 Coríntios 4:4
      entre os quais o deus deste mundo*+ cegou a mente dos descrentes,+ para que não brilhe sobre eles a luz*+ das gloriosas boas novas a respeito do Cristo, que é a imagem de Deus.

      Excluir
  5. Queridos, se me permitem, sou um cristão batista e, atualmente faço um estudo bíblico com um ancião da organização dos TJ em minha cidade. Por conta de minhas origens, aprendi que a trindade era uma doutrina inegociável, porém não, tinha fundamentos para tal. Depois, mudei de entendimento, a partir de uma literatura escrita por um "unicista" ("Eu e o pai somos um" - de Ricardo Nicotra). Hoje, meu orientador e eu debatemos por horas a respeito da natureza e posição de Cristo. Me sinto obrigado a considerar algumas coisas com vocês. Primeiro, não sejam arrogantes a ponto de acreditarem que são "a" [única] organização de Jeová. O Messias rompeu com o institucionalismo, contrariando os judeus, os quais até então detinham a única instituição religiosa aprovada por Jeová. Posteriormente, os cristãos cometem o equivoco de novamente institucionalizarem O Caminho - eis a igreja romana! Fica demonstrado que não é essa a vontade de Deus para o seu povo. Mas, "Os verdadeiros adoradores que o Pai busca o adorarão não neste nem naquele 'monte', mas em espírito e em verdade". Em segundo lugar, negais a divindade de Jesus como Unigênito do Pai? E, se ele é Deus, por que lhe negarmos a glória? Mas que diz a escritura? "Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: "Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! (Apocalipse 5:13) " Portanto, irmãos, a este Jesus Deus exaltou e lhe deu um nome que que está acima de todo nome, sujeitando a Cristo todas as coisas, exceto é claro Aquele que todas as coisas lhe sujeitou. Então vos pergunto: será que erramos quando dirigimos louvor ao Cordeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Wanderley:
      Os artigos deste site não estão eivados de exclusivismo. Meu entendimento é de que a religião, ou forma de adoração, verdadeira é o cristianismo. Tal qual ocorreu com o judaísmo, hoje existem várias formas de cristianismo expressas pelas instituições religiosas que o professam. A obrigação de tais instituições é expressar o cristianismo estabelecido por Jesus. Infelizmente, contudo, muitas instituições não estão fazendo isso. Um dos exemplos disso é que advogam a doutrina da Trindade, ao passo que tanto o judaísmo quanto o cristianismo são unitários.
      Quero deixar claro que o unitarismo bíblico não nega a divindade de Jesus Cristo. Por ser Filho do Deus Todo-Poderoso, Jesus tem divindade, do mesmo modo que um filho de homem tem humanidade. Os unitários atribuem ao Filho de Deus “a bênção, a honra, a glória e o poder”. (Apocalipse 5:13) Por outro lado, reconhecem que o Pai é maior que o Filho e que a adoração deve ser prestada exclusivamente ao Pai. Pois “os verdadeiros adoradores ADORARÃO O PAI”, e não o Filho nem o espírito santo. – João 4:23, 24).
      Parabéns pela sua mente aberta e sua disposição de analisar conceitos divergentes dos seus.

      Excluir
    2. Já eu, acho que esse relato do Wanderley não é verdade, quando ele diz que estuda com um ancião das testemunhas de Jeová.
      Pelo teor do comentário dele a impressão que eu tive foi que o Wanderley inventou que está estudando com um ancião somente para servir de base forte para o que vem a seguir no comentário: que mesmo um "ancião TJ" não é capaz de convencer o Wanderley quanto às verdades bíblicas ensinadas pelas TESTEMUNHAS DE JEOVÁ!
      Esse é o ponto central do comentário do Wanderley: dizer que as testemunhas de Jeová não são o cristianismo verdadeiro e que Jesus é Co-igual ao Pai, devendo ser adorado da mesma forma que o Pai.

      Excluir
  6. Isso irrelevante seja uma ancião ou não que está instruindo essa pessoa, pois Jesus instruiu Judas que o traiu, Jeová instruiu um anjo que hoje é conhecido como satanas. O coração das pessoas é que vão mostrar se a mensagem vai ser aceita ou não e tambem temos o fator tempo, eu tambem muitas vezes demorei para aceitar alguns ensinos, mas hoje nao tenho duvidas sovre elas. Se a pessoa busca conhecimento como tesouro, entenderá o que é temer a Jeová.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)