Pular para o conteúdo principal

A Vida de Jesus - o Evangelho Unificado


Fonte da ilustração:
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1102009467

(Parte 9)
Grande Ministério na Galileia
(Mar. 1:14b, 15; João 4:44, 45) 

Então, Jesus entrou na Galileia, pregando as boas novas de Deus e dizendo: “Tem-se cumprido o tempo designado e o reino de Deus se tem aproximado. Arrependei-vos e tende fé nas boas novas.” O próprio Jesus, porém, dava testemunho de que um profeta não tem honra na sua própria pátria. Portanto, ao chegar à Galileia, os galileus receberam-no porque tinham visto todas as coisas que ele fizera em Jerusalém, na festividade, pois eles também tinham ido à festividade.

Fonte das ilustrações:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/jesus/ministerio-na-galileia/segundo-milagre-cana/

O Segundo Milagre em Caná
(João 4:46-54)

46 Por conseguinte, ele veio novamente à Caná da Galileia, onde transformara a água em vinho. Havia então ali certo assistente do rei[1], cujo filho estava doente em Cafarnaum.[2] 47 Quando este homem ouviu que Jesus saíra da Judeia para a Galileia, foi ter com ele e começou a pedir-lhe que descesse e sarasse seu filho, pois estava às portas da morte. 48 Jesus, porém, disse-lhe: “A menos que vós vejais sinais e prodígios, de modo algum acreditareis.” 49 O assistente do rei disse-lhe: “Senhor, desce antes de minha criancinha morrer.” 50 Jesus disse-lhe: “Vai; teu filho vive.” O homem acreditou na palavra que Jesus lhe falou e foi embora. 51 Mas, enquanto ainda estava descendo, vieram ao encontro dele seus escravos para dizer que seu menino estava vivo. 52 Começou assim a indagar deles a hora em que ficou melhor de saúde. Concordemente lhe disseram: “Ontem, na sétima hora,[3] a febre o abandonou.” 53 Portanto, o pai sabia que fora naquela mesma hora que Jesus lhe dissera: “Teu filho vive.” E ele e toda a sua família creram. 54 Demais, este foi o segundo sinal que Jesus realizou depois de sair da Judeia para a Galileia.

Fonte das ilustrações:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/jesus/ministerio-na-galileia/sinagoga-nazare/

Jesus visita Nazaré
(Luc. 4:14b-31a)

E a boa fama dele espalhou-se por toda a região circunvizinha. 15 Começou também a ensinar nas sinagogas deles, sendo tido em honra por todos.

16 E ele chegou a Nazaré, onde tinha sido criado; e, segundo o seu costume no dia de sábado, entrou na sinagoga e levantou-se para ler. 17 Foi-lhe assim entregue o rolo do profeta Isaías, e ele abriu o rolo e achou o lugar onde estava escrito: 18 “O espírito de Jeová está sobre mim, porque me ungiu para declarar boas novas aos pobres, enviou-me para pregar livramento aos cativos e recuperação da vista aos cegos, para mandar embora os esmagados, com livramento, 19 para pregar o ano aceitável de Jeová.”[4] 20 Com isto enrolou o rolo, entregou-o de volta ao assistente e se assentou; e os olhos de todos na sinagoga estavam atentamente fixos nele. 21 Principiou então a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta escritura que acabais de ouvir.”

22 E todos começaram a dar-lhe testemunho favorável e a maravilhar-se das palavras cativantes que saíam de sua boca, e diziam: “Não é este um filho de José?” 23 A isto lhes disse: “Sem dúvida aplicareis a mim a seguinte ilustração: ‘Médico, cura-te a ti mesmo; as coisas que ouvimos acontecer em Cafarnaum faze também aqui no teu próprio território.’” 24 Mas ele disse: “Deveras, eu vos digo que nenhum profeta é aceito no seu próprio território. 25 Por exemplo, em verdade vos digo: Havia muitas viúvas em Israel nos dias de Elias, quando o céu ficou fechado por três anos e seis meses, de modo que sobreveio grande fome a toda a terra, 26 contudo, Elias não foi enviado a nenhuma destas mulheres, mas apenas a Sarefá,[5] na terra de Sídon,[6] a uma viúva.[7] 27 Havia também muitos leprosos em Israel, no tempo de Eliseu, o profeta, contudo, nenhum deles foi purificado, a não ser Naamã,[8] o homem da Síria.”[9] 28 Ora, todos os que ouviam estas coisas na sinagoga ficaram cheios de ira; 29 e levantaram-se e o conduziram às pressas para fora da cidade, e o levaram à beirada do monte em que se situava a sua cidade,[10] a fim de o lançarem de cabeça para baixo. 30 Mas ele passou pelo seu meio e seguiu caminho.

31 E desceu a Cafarnaum, uma cidade da Galileia.


Fonte da ilustação:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/biblia-ensina/quem-e-jesus-cristo/

Cumpre-se a profecia de Isaías 9:1, 2
(Mat. 4:13-17)

13 Além disso, depois de deixar Nazaré, veio morar em Cafarnaum, à beira do mar, nos distritos de Zebulão[11] e Naftali,[12] 14 para que se cumprisse o que fora falado por intermédio de Isaías, o profeta, dizendo: 15 “Ó terra de Zebulão e terra de Naftali, ao longo da estrada do mar, além do Jordão, Galileia das nações! 16 O povo sentado na escuridão viu uma grande luz, e quanto aos sentados numa região de sombra mortífera, levantou-se sobre eles uma luz.” 17 Daquele tempo em diante, Jesus principiou a pregar e a dizer: “Arrependei-vos, pois o reino dos céus se tem aproximado.”

Explicação das siglas usadas:
 AEC: Antes de nossa Era Comum.
EC: Era Comum
it: obra Estudo Perspicaz das Escrituras, publicada pelas Testemunhas de JeováO número em sequência indica o volume.


Notas:
[1] Herodes Ântipas. – It-1, p. 395.
[2] A uns 26 km de Caná. – It-1, p. 395.
[3] Das 12-13 horas.
[4] Isa. 61:1, 2a.
[5] [Possivelmente duma raiz que significa “refinar”]. Cidade fenícia, ‘pertencente a’, ou, pelo visto, dependente de Sídon, nos dias de Elias. – It-3, p. 540.
[6] Cidade da Fenícia. A Fenícia era a região demarcada pela faixa litorânea ao longo da margem oriental do Mediterrâneo entre a Síria e Israel, limitada ao L pelos montes do Líbano. Correspondia aproximadamente ao atual país do Líbano. Durante muitos anos, a principal cidade da antiga Fenícia era Sídon, mas ela foi mais tarde suplantada em importância por Tiro, cidade fundada por colonos de Sídon. – It-2, p. 114.
[7] 1 Reis 17:8-16; 18:1.
[8] [Duma raiz que significa “ser agradável”]. Um chefe do exército sírio do décimo século AEC, durante os reinados de Jeorão, de Israel, e de Ben-Hadade II, da Síria. – It-3, p. 48.
[9] 2 Reis 5:1-14.
[10] Isto não quer dizer que Nazaré ficava à própria borda ou beira do monte, mas ficava num que tinha uma borda da qual queriam lançar Jesus. Alguns o identificaram com um penhasco de uns 12 m de altura ao SO da cidade. – It-3, p. 70.
[11] [Tolerância; ou, possivelmente: Moradia (Habitação) Elevada]. Sexto filho de Léia, esposa de Jacó. A região designada à tribo de Zebulão ficava entre o mar da Galileia ao L e o Mediterrâneo ao O. – It-3, p. 814.
[12] [Minhas Lutas]. Segundo filho de Bila, serva de Raquel. O território designado à tribo de Naftali ficava na parte setentrional da Terra da Promessa. (Deut. 34:1, 2) Ao L, ela confinava com o mar da Galileia e o rio Jordão. A região designada a Zebulão confinava com Naftali tanto ao O como ao S. – It-3, p. 58.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)