Pular para o conteúdo principal

Arkhé em Apocalise 3:14 significa “príncipe” ou “princípio”?


Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/wp20140801/quem-criou-deus/

A NVI traduz arkhé em Apocalipse 3:14 assim: “O soberano da criação de Deus.” E O Livro pt[1] traduz assim: “O que governa a criação de Deus.”

Em razão de traduções como essas, recebi uma pergunta de um apologista cristão sobre o sentido de arkhé usado pelos trinitários para tentar provar que Jesus não teve princípio e que nem é uma criação de Deus, em Apocalipse 3:14:

E quanto às acusações sempre repetidas de que “ARKHÉ” também PODE significar “principal”, ou “governante” ou “soberano”, que pode ser primeiro em ranking ou qualidade e não necessariamente no tempo?

Ou à argumentação variante, de que ‘quando aplicado a pessoas, arkhé sempre se refere ao cargo da pessoa’, que pode significar ‘a fonte’ ou ‘o principiador’; e que isso seria demonstrados com muitas outras palavras derivadas que têm a mesma raiz de ARCHÉ; e que mesmo em português isso ainda se refletiria, pois o sufixo “ARC”, “ARCE” ou “ARQUI” tem o sentido de posição, governo e não de primazia no tempo (exemplos: arcebispo, arcanjo, arqui-inimigo, anarquia, monarquia, autarquia etc.)?

De fato, poderíamos ilustrar que em português, “PRINCIPal” tem o mesmo radical de “PRINCÍPio” também.

Qual o discurso mais eficiente para contra-argumentar tais estratégias, de tentar forçar outro entendimento em textos como Apocalipse 3:14?

Resposta:

O argumento de que palavras com a mesma raiz refletem o mesmo significado é simplesmente absurdo e antilinguístico. Como exemplo disso, temos εισέρχομαι (eisérkhomai) e εξέρχομαι (exérkhomai), ambas derivadas de έρχομαι (érkhomai = vir, literalmente: venho).

A primeira (eisérkhomai) significa “entrar” e a segunda (exérkhomai) significa “sair”. Em vez de terem o mesmo sentido, elas têm significados opostos! Portanto, palavras que têm a mesma raiz não têm forçosamente o mesmo sentido.

Veja o exemplo de uma palavra já citada: érkhomai. Ela significa “vir” em Mateus 8:9 (traduzida “vem” no imperativo e no indicativo), mas significa “ir” em Lucas 15:20 (traduzida “foi”, e não “veio”) e em João 21:3 (traduzida “vamos”). 

Uso de arkhé no texto grego do “Novo Testamento”

O primeiro sentido de αρχή (arkhé) apontado pelos léxicos do grego coiné é de “princípio”, “começo” e “início”. (Mateus 19:4; 24:8; Marcos 1:1, 13:8; Lucas 1:2; João 1:1; 15:27; Atos 11:15) Um segundo sentido é de “líder”, “autoridade”, “oficial”, “príncipe” (Lucas 12:11; 20:20). E o terceiro significado apontado é o de “reino”, “domínio”, “esfera de influência”. (Judas 6; Tito 3:1) No entanto, isso não quer dizer que um significado coincida com o outro. Cada um deve ser avaliado dentro do seu respectivo contexto.

Arkhé como “princípio”, “começo” e “início”:

Mateus 19:4: “Ele respondeu: ‘Não leram que aquele que os criou no princípio os fez homem e mulher[?]’”

Mateus 24:8: “Todas essas coisas são um começo das dores de aflição.

Marcos 1:1: “Princípio das boas novas a respeito de Jesus Cristo, o Filho de Deus. 

Lucas 1:2: “Assim como esses fatos nos foram transmitidos por aqueles que desde o princípio foram testemunhas oculares e proclamadores da mensagem.

João 1:1: “No princípio era a Palavra.”

João 15:27: “E vocês, por sua vez, darão testemunho, porque estiveram comigo desde o começo.”

Atos 11:15: “Quando comecei a falar, o espírito santo desceu sobre eles, da mesma forma como tinha descido sobre nós no princípio.

Arkhé como “líder”, “autoridade”, “oficial”, “príncipe”:

Lucas 12:11: “Quando levarem vocês diante de assembleias públicas, funcionários do governo [τς ρχς; tàs arkhàs] e autoridades, não fiquem preocupados com o que falar ou como falar em sua defesa, ou com o que vocês dirão.”

Lucas 20:20: “E, depois de observá-lo com atenção, eles enviaram homens que haviam contratado secretamente para fingir ser justos, a fim de apanhá-lo nas suas palavras, e assim entregá-lo ao governo [ τ ρχ; têi arkhêi] e à autoridade do governador.

Arkhé como “reino”, “domínio”, “esfera de influência”:

Judas 6: “E os anjos que não mantiveram sua posição original [τν αυτν ρχν; tèn heautôn arkhèn], mas abandonaram sua própria morada correta, ele reservou, em correntes eternas e em densa escuridão, para o julgamento do grande dia.

Tito 3:1: Continue a lembrar-lhes que estejam sujeitos e sejam obedientes a governos [ρχας; arkhaîs] e autoridades, que estejam prontos para toda boa obra.”

Quando aplicado a pessoas, arkhé sempre se refere ao cargo da pessoa?

Esse argumento pode ser facilmente contestado com base no texto de Judas 6.

A expressão sua posição original [τν αυτν ρχν; tèn heautôn arkhèn], literalmente, “sua origem”, “seu princípio”, não se refere à autoridade deles, como as traduções da cristandade fazem parecer, por usarem expressões como “o seu principado” (ACRF; IBB; SBB), “suas posições de autoridade” (NVI). Sabemos disso, porque, em seguida, explica-se que tal arkhé tem a ver com a sua “morada” (“habitação”, ACRF; IBB; “morada”, NVI; “o lugar onde pertenciam”, O Livro, pt[2]), e não com a autoridade que tinham.

Mas o texto que decide terminantemente o assunto é Colossenses 1:18:

E ele é a cabeça do corpo, que é a congregação. Ele [Jesus] é o princípio [ρχ; arkhé]  o primogênito [πρωττοκος; protótokos] dentre os mortos, para se tornar aquele que é o primeiro [πρωτεων; proteúvon] em todas as coisas.”

Em primeiro lugar, temos o paralelo de arkhé com “primogênito” e com “primeiro”, palavras essas ligadas ao início. Segundo, mostra que o arkhé “da criação de Deus”, em Apocalipse 3:14, faz parte da criação, do mesmo modo em que “o primogênito dentre os mortos” esteve uma vez morto (Apocalipse 1:18), e “o primeiro em todas as coisas” evidentemente faz parte de “todas as coisas”.
                   
O referido leitor concluiu seus comentários:

O que sempre friso é que entendendo “O Princípio da Criação” como significando “O PRINCIPAL da Criação” não se modifica muita coisa.
Mas então, os léxicos gregos devem ter uma pá de palavras relacionadas a “ARKHÉ”, não é?

Resposta:

Os significados básicos são os expostos acima. O problema é que os trinitaristas querem “inventar” um sentido fora do contexto na tentativa desesperada de ofuscar o claro ensino de que Jesus teve princípio.


Notas:

[1] Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/ol/ap/3>.
[2] Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/ol/jd/1>. 



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

  1. É somente com respeito a Jesus que eles dizem outra coisa...! Segundo o que eu sei em toda a BÍBLIA ( me corrigir se eu estiver errado ) a palavra PRINCÍPIO aparece mais de 75 ( 77 pra falar a verdade ) Será que todas as ocorrências referente a PRINCIPE ou Governante ou Soberano!?
    É claro que não isso acontece só para com a pessoa do nosso senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Então vendo por esse lado até o próprio criador teve começo nessa dimensão pois Gêneses diz: No princípio Deus criou os céus e a Terra. E em São João 1:1 diz que No princípio era a palavra ou seja Jesus no grego é arkhé mais em hebraico é berrechid. A mesma palavra utilizada para Deus criador é utilizada para Jesus. E outro detalhe houveram quantos princípios. Porque se Jesus já foi principio criado de Deus então não tem como haver outro. Pois já houve um. Então como que fica se a biblia diz que no princípio Deus criou os céus e a Terra? Hum?

    ResponderExcluir
  3. Prezado Rodrigo:

    Gênesis 1:1 descreve uma AÇÃO de Deus “no princípio”: CRIAR os céus e a Terra Não diz respeito à Sua existência qual Ser. Já em João 1:1 se diz que “no princípio ERA (existia) a Palavra.” Diz respeito à existência do Filho de Deus, como tendo um princípio.

    No caso da existência do Deus Criador, Jeová, lemos no Salmo 90:2: “DE ETERNIDADE A ETERNIDADE, tu és Deus.”

    A palavra “princípio” é usada na Bíblia em relação a vários acontecimentos: o princípio da existência do Filho (Apocalipse 3:14), o princípio do universo físico (Gênesis 1:1), o princípio de quando o anjo que se tornou Satanás começou a pecar (1 João 3:8).

    Espero que esses comentários lhe tenham sido de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, essa é a verdade.

      Excluir
    2. A verdade é muito clara. Não há nenhuma menção bíblica de Jesus se fazer Deus. Ao contrário, ele sempre enalteceu seu pai e seu Deus. Tentar forjar a ideia em Apo. 3:14 de que Jesus é o Deus, o criador, entra em choque com todo o conteúdo das escrituras.

      Excluir
  4. Às vezes fico me perguntando: Quando terminou a criação do mundo invisível e começou a criação do universo físico? Quem veio primeiro? O plano espiritual ou o material?
    Bem, para mim o lógico é entendermos que Deus principiou a sua obra pelas coisas superiores, de cima.(Hebreus 11:3)
    Isso corrobora com Jó 38:4-7 onde os anjos aplaudiam a criação de nosso planeta. Eles já existiam aos milhões e eram unidos.
    Aquele governante que fora por muitos séculos prometido à Israel tinha sua "origem" nos tempos de longa duração e iria governar na força do nome do SEU Deus (Miquéias 5:2,4). E quando Deus o convida na bela tarefa da formação do homem, Ele lhe diz: Façamos o homem (Não "criemos o homem").
    Quando passamos a apreciar as coisas pela perspectiva das Escrituras aí percebemos como se torna fácil o entendimento da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexei,

      em certo sentido eu admiro o Diabo. Deixe-me explicar:

      A verdade da palavra de Deus é tão pura, tão cristalina, tão simples e fácil de entender, e nessa verdade eu incluo a identidade de Jeová e seu Filho, a condição dos mortos, a não existência de uma alma imortal ou mesmo de um inferno, a esperança de vida eterna na terra etc...que me admira como as pessoas não conseguem entender coisas tão simples.

      Sinceramente, temos que admitir que o Diabo trabalha bem. Ele consegue "cegar" a mente das pessoas de uma maneira que a verdade não entra num ninho de cobras de doutrinas falsas e satânicas. Essas mentiras são tão ilógicas, tão contraditórias que me admira como BILHÕES de pessoas ainda acreditam nelas. O Diabo é muito esperto.

      Mas os sinceros a reconhecerão (a verdade) e a aceitarão. Por isso fico muito feliz de encontrar aqui na net meus irmãos de fé que também estão felizes de saber e poder adorar nosso Deus de uma forma verdadeira.

      Excluir
  5. A SERVIÇO DO REINO DISSE:"em certo sentido eu admiro o Diabo".SAI PRA LÁ!!!! ESTA FRASE É HORRÍVEL!!
    POR OUTRO LADO, EU ENTENDI O QUE VOCÊ QUIS DIZER.
    CREIO QUE VOCÊ PODERIA MANIFESTAR A SUA IDEIA COM OUTRAS PALAVRAS, TIPO:
    "EU FICO CHOCADO COMO O ATAQUE DO DIABO É EFICAZ CONTRA A VERDADE PURA E CLARA DA PALAVRA DE DEUS". TIPO ASSIM, DESTACANDO COMO AS TÁTICAS SATÂNICAS SÃO PERIGOSAS, SEMELHANTE A UM VÍRUS MORTAL QUE SE ESPALHA EM UMA PANDEMIA GENERALIZADA!!
    AFINAL, PARA CONFIRMAR O SEU PENSAMENTO, O DIABO CONSEGUIU ATINGIR NÃO SÓ BILHÕES DE PESSOAS, MAS ATÉ MESMO ANJOS, QUE VIAM E CONVIVIAM COM JEOVÁ E JESUS!! IMAGINA A FORÇA DA MENTIRA QUE ELE USOU PARA CONSEGUIR DESVIAR ATÉ MESMO OS ANJOS, QUANTO MAIS HUMANOS LIMITADOS EM ENTENDIMENTO E VISÃO ESPIRITUAL!! POR ISSO É QUE DEVEMOS CONSTANTEMENTE NOS AVALIAR E NOS PRECAVERMOS CONTRA A MENTIRA APÓSTATA, PARA NOS CERTIFICARMOS QUE ESTAMOS FIRMES NA FÉ!
    "Essas coisas lhes aconteceram como exemplos e foram escritas como aviso para nós,+ para quem já chegou o fim dos sistemas de coisas.
    12 Portanto, quem pensa estar de pé, tome cuidado para não cair.+ 13 Não sobreveio a vocês nenhuma tentação a não ser as que são comuns aos homens." _ 1 Coríntios 10:11-13

    “Persisti em examinar se estais na fé, persisti em provar o que vós mesmos sois.” — 2 CORÍNTIOS 13:5
    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2005526

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comandante Vila Maria,

      não foi minha intenção enaltecer o Diabo. Mas estamos numa guerra, uma guerra espiritual, e é essencial para vencer a guerra conhecer as taticas do inimigo,

      Como estrategista, o Diabo é inteligente. Temos que admitir isso. E com isso, podemos vencer a guerra. Abraço, fique com Jah

      Excluir
  6. Está escrito: "“Serpentes, descendência de víboras,+ como fugirão do julgamento do inferno" Mateus 23.33. Esta foi uma declaração de Jesus. O inferno é real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo:

      A tradução que você citou traduz erroneamente por “inferno” a palavra grega geena, que tem o sentido, não de “tormento”, mas de “destruição eterna”. O Deus de amor jamais pensou em atormentar pessoas num lugar de tormento. (1 João 4:8) Ele mesmo disse: “[Os israelitas infiéis] construíram os altos sagrados de Tofete, que fica no vale do Filho de Hinom, para queimar no fogo seus filhos e suas filhas, ALGO QUE EU NÃO HAVIA ORDENADO E QUE JAMAIS HAVIA OCORRIDO NO MEU CORAÇÃO.” – Jeremias 7:31.
      Para ter um entendimento bíblico do assunto, veja este link:
      https://sites.google.com/site/tjdefendidasapologia/doutrina/mangueiraaoinferno

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)