Pular para o conteúdo principal

A terra existirá para sempre – que “terra”? (Parte 2)


Desmistificando o sofisma da “terra prometida” e de sua suposta correspondência com o céu

Lemos no Salmo 37:9-11: Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam em Jeová possuirão a terra. Apenas mais um pouco, e os maus deixarão de existir; você olhará para onde estavam, e eles não estarão lá. Mas os mansos possuirão a terra e terão grande alegria na abundância de paz.”

Como foi raciocinado no artigo anterior, trata-se da “terra” onde havia pessoas más. No céu não há seres maus; os únicos maus – o Diabo e seus anjos – foram expulsos de lá. – Apocalipse 12:7-9.

Também, a passagem não diz respeito à conquista da terra da promessa pelos israelitas. Primeiro, porque quando essa passagem foi escrita, essa conquista já havia ocorrido; segundo, porque entender dessa forma implicaria em dizer que os maus e injustos somente se restringiam aos povos que anteriormente habitavam aquela terra (a Palestina). Acontece que, entre os conquistadores israelitas e seus descendentes, também havia pessoas más e injustas. E, por último, tal interpretação nega a verdade fundamental de que o propósito de Deus para com a Terra é de que ela seja um paraíso habitado por pessoas justas, bem como a verdade fundamental de que ele não muda de propósito.

Lemos em Gênesis 1:27, 28: E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Além disso, Deus os abençoou e Deus lhes disse: ‘Tenham filhos e tornem-se muitos; encham e dominem a terra; tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus e sobre toda criatura vivente que se move sobrea terra.’”

Isaías 45:18 declara: “Pois assim diz Jeová, O Criador dos céus, o verdadeiro Deus, Aquele que formou a terra e que a fez, aquele que a estabeleceu firmemente, que não a criou simplesmente para nada, mas a formou para ser habitada: ‘Eu sou Jeová, e não há outro.’”

Isaías foi escrito bem depois de Deus ter proferido seu propósito para com a Terra, evidenciando que tal propósito não havia mudado após o surgimento do pecado. Num segundo plano, prova que a Terra nunca ficará desabitada, pois essa situação iria contra o propósito de Jeová, de que ela seja habitada. E, por último, prova que a Terra ficará em condições paradisíacas, sem o pecado e sem as consequências do pecado (doença, velhice e morte), pois somente assim ela ficará habitada como Deus queria ao declarar seu propósito para com a Terra.

O textos a seguir demonstram a imutabilidade do propósito divino:

Isaías 14:24, 27: “Jeová dos exércitos jurou: ‘Assim como intencionei, assim acontecerá, e o que determinei se cumprirá. Pois Jeová dos exércitos determinou que fosse assim, e quem pode frustrar isso? Sua mão está estendida, e quem pode fazê-la recuar?’” (Veja também Isaías 55:11.)

O último artigo desta série mostrará as consequências da crença na destruição da Terra sobre as verdadeiras doutrinas bíblicas.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.


Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. simplesmente brilhante esses artigos, somente quem não quer entender procura buscar outras explicações para o que está muito claro na palavra de Deus; é bem simples, como nós poderíamos confiar em um Deus que se diz Todo-Poderoso mas que não é capaz de levar adiante seus propósitos, e que por causa e 3 criaturas rebeldes teria que modificar seu objetivo declarado; não da né gente. É claro que a terra e as pessoas justas que sobreviverem ao Harmagedon ou forem ressuscitadas viverão aqui nesta terra que será transformada num paraíso, assim como Jeová sempre quis, qualquer outro ensino que não seja esse é pura bobagem e perda de tempo. Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)