Pular para o conteúdo principal

Existe diferença entre as expressões “meus sábados” e “seus sábados”?

Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/cristaos-guardar-sabado/


Contribuído por Servo do Reino.


Um dos argumentos dos sabatistas para dizer que a guarda do sábado ainda é obrigatória é fazer distinção entre as expressões "meus sábados", como se esses sábados fossem de Jeová e, portanto, a ordem sendo eterna, e a expressão "seus sábados", como se estes se referissem apenas aos sábados cerimoniais dos israelitas, sendo, portanto, somente estes não mais obrigatórios.

O que a Bíblia nos diz sobre isso? Passemos a analisar.

Por exemplo, João 20:17 fala de “meu Deus” e “vosso Deus”. Seriam dois Deuses diferentes, ou se trata da mesma pessoa – de um só Jeová?

Outro exemplo seria a respeito do Templo em Jerusalém. Jeová, por diversas vezes, chama este lugar de “minha casa”. (Ver Jeremias 12:7 ou 1 Reis 9:7.) Mas, em Mateus 23:28, Jesus diz: “Eis que a VOSSA casa vos fica abandonada.”

Será que teríamos agora dois templos diferentes? Ou será que se trata do mesmo local?

A casa de Jeová é dele porque é usada para Sua adoração. A casa era dos judeus porque ali que eles podem adorar a Deus e estava no território deles, ou seja, o território de Israel.

E sobre os sábados? Vejamos esse texto:

Neemias 8:1,2: “E todo o povo passou a ajuntar-se como um só homem na praça pública que havia diante do Portão das Águas. Disseram então a Esdras, o copista, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que Jeová ordenara a Israel. Por conseguinte, Esdras, o sacerdote, levou a lei perante a congregação de homens, bem como de mulheres e de todos os suficientemente inteligentes para escutar, no primeiro dia do sétimo mês.”

Prestemos atenção em alguns detalhes.

A leitura: LIVRO DA LEI (portanto, estava fora da arca, escrito por Moisés).

Data da leitura: primeiro dia do sétimo mês (não importa que dia da semana este caísse, seria um sábado cerimonial).

E como a Bíblia se refere a esse sábado cerimonial? Será que diz que é o sábado dos judeus, “seus sábados”?

A resposta está nos versos 8 e 9: “E continuaram a ler alto no livro, na lei do verdadeiro Deus, fornecendo-se esclarecimento e dando-se o sentido dela; e continuaram a tornar a leitura compreensível. E Neemias, isto é, o Tirsata, e Esdras, o sacerdote, o copista, e os levitas que instruíam o povo passaram a dizer a todo o povo: ‘O dia de hoje é santo PARA JEOVÁ, vosso Deus. Não pranteeis nem choreis.’ Porque todo o povo estava chorando ao ouvir as palavras da lei. E ele prosseguiu, dizendo-lhes: ‘Ide, comei as coisas gordurosas e bebei as coisas doces, e enviai porções àquele para quem nada se preparou; pois este dia é santo PARA NOSSO SENHOR, e não vos sintais magoados, porque o regozijo de Jeová é o vosso baluarte.’”

Portanto, um sábado cerimonial era o sábado de Jeová, não dos judeus.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas acima são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)