Pular para o conteúdo principal

A Vida de Jesus – o Evangelho Unificado (parte 45)

Fonte da ilustração: https://www.jw.org

Almoça com um fariseu; proclama ‘ais’ contra líderes religiosos
(Luc. 11:37-53)
37 Tendo falado isso, certo fariseu pediu-lhe que almoçasse com ele. De modo que entrou e se recostou à mesa. 38 No entanto, o fariseu ficou surpreso quando viu que não se lavou primeiro antes do almoço. 39 Mas o Senhor disse-lhe: “Ora, vós fariseus limpais por fora o copo e o prato, mas por dentro estais cheios de saque e de iniquidade. 40 Desarrazoados! Quem fez o exterior também fez o interior, não fez? 41 Não obstante, dai como dádivas de misericórdia as coisas que estão no íntimo, e, eis que todas as [outras] coisas acerca de vós serão limpas. 42 Mas, ai de vós, fariseus, porque dais o décimo da hortelã, e da arruda, e de todas as [outras] hortaliças, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus! Estas coisas tínheis a obrigação de fazer, mas sem omitir aquelas outras. 43 Ai de vós, fariseus, porque amais os primeiros lugares nas sinagogas e os cumprimentos nas feiras! 44 Ai de vós, porque sois como aqueles túmulos memoriais que não estão em evidência, de modo que os homens andam sobre eles e não [o] sabem!”
45 Em resposta, certo dos versados na Lei disse-lhe: “Instrutor, dizendo estas coisas também insultas a nós.” 46 Ele disse então: “Também ai de vós, versados na Lei, porque carregais os homens de cargas difíceis de levar, mas vós mesmos não tocais nas cargas nem com um dos vossos dedos!
47 “Ai de vós, porque construís os túmulos memoriais dos profetas, mas os vossos antepassados os mataram! 48 Vós, certamente, sois testemunhas das ações de vossos antepassados, contudo, consentis nelas, porque estes mataram os profetas, mas vós construís [os seus túmulos]. 49 Por esta razão, a sabedoria de Deus também disse: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão a alguns deles, 50 para que o sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do mundo, seja exigido desta geração, 51 desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias,[1] que foi morto entre o altar e a casa.’ Sim, eu vos digo, será exigido desta geração.
52 “Ai de vós, versados na Lei, porque tirastes a chave do conhecimento; vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando!”
53 Assim, ao sair dali, os escribas e os fariseus principiaram a apertá-lo terrivelmente e a assediá-lo com perguntas sobre coisas adicionais, 54 armando-lhe ciladas para apanhar algo de sua boca.

Explicação das siglas usadas:

it: obra Estudo Perspicaz das Escrituras, publicada pelas Testemunhas de JeováO número em sequência indica o volume.

Nota:
[1] “Jeová lembrou-se”. Filho do sumo sacerdote Jeoiada. Zacarias, primo do infiel Rei Jeoás, advertiu o povo de seu desvio espiritual. O povo, com participação de Jeoás, assassinou Zacarias “no pátio da casa de Jeová”. (2 Crô. 24:21) O altar de ofertas queimadas estava no pátio interior, do lado de fora e diante da entrada do santuário. (2 Crô. 24:17-22, 25) No primeiro século EC, Crônicas era o último livro do cânon das Escrituras Hebraicas. De modo que a frase de Jesus, ‘desde Abel até Zacarias’, era similar à expressão: “Desde Gênesis até Apocalipse.” – It-1, p. 307; It-3, p. 807.


O texto acima unificado da Bíblia Sagrada é baseado na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)