Fonte da ilustração: www.jw.org
Exortação à prontidão; ilustrações dos escravos
vigilantes e do mordomo fiel
(Luc. 12:32-59)
32 “Não temas, pequeno rebanho, porque vosso Pai
aprovou dar-vos o reino. 33 Vendei as coisas que vos
pertencem e fazei dádivas de misericórdia. Fazei para vós mesmos bolsas que não
se gastem, um tesouro que nunca falhe, nos céus, onde o ladrão não chega perto
nem a traça consome. 34 Pois onde estiver o vosso
tesouro, ali estará também o vosso coração.
35 “Os vossos lombos estejam cingidos e as
vossas lâmpadas acesas; 36 e vós mesmos sede como homens
que esperam pelo seu amo, ao voltar ele do casamento, para que, ao chegar e
bater, possam imediatamente abrir-lhe. 37 Felizes são
aqueles escravos, cujo amo, ao chegar, os achar vigiando! Deveras, eu vos digo:
Ele se cingirá e os fará recostar-se à mesa, e chegando-se, ministrar-lhes-á. 38 E,
se chegar na segunda vigília, [ou] mesmo na terceira, e os achar assim, felizes
são! 39 Mas, sabei isto, que, se o dono de casa tivesse
sabido em que hora viria o ladrão, teria ficado vigiando e não teria deixado
que se arrombasse a sua casa. 40 Vós também,
mantende-vos prontos, porque o Filho do homem vem numa hora que não achais
provável.”
41 Pedro disse então: “Senhor, dizes esta
ilustração a nós ou também a todos?” 42 E o Senhor
disse: “Quem é realmente o mordomo fiel, o discreto, a quem o seu amo há de
designar sobre todo o corpo de assistentes, para que lhes dê a sua medida de
mantimentos no tempo devido? 43 Feliz é aquele escravo,
se o seu amo, ao chegar, o achar fazendo isso! 44 Eu vos
digo verazmente: Ele o designará sobre todos os seus bens. 45 Mas,
se aquele escravo chegar a dizer no seu coração: ‘Meu amo demora em vir’, e
principiar a espancar os servos e as servas, e a comer e beber, e ficar
embriagado, 46 o amo daquele escravo virá num dia em que
não [o] espera e numa hora que não sabe, e o punirá com a maior severidade e
lhe determinará uma parte com os infiéis. 47 Então,
aquele escravo, que entendeu a vontade de seu amo, mas não se aprontou, nem fez
em harmonia com a sua vontade, será espancado com muitos golpes. 48 Mas
aquele que não entendeu, e assim fez coisas que merecem golpes, será espancado
com poucos. Deveras, de todo aquele a quem muito foi dado, muito se reclamará
dele; e a quem encarregaram de muito, deste reclamarão mais do que o usual.
49 “Eu vim dar início a um fogo na terra, e que
mais hei de desejar, se já foi aceso? 50 Deveras, tenho
um batismo com que [devo] ser batizado, e como estou aflito até que termine! 51 Imaginais
que vim dar paz na terra? Deveras, eu vos digo que não, mas antes divisão. 52 Pois,
doravante haverá cinco divididos numa casa, três contra dois e dois contra
três. 53 Estarão divididos, pai contra filho e filho
contra pai, mãe contra filha e filha contra [sua] mãe, sogra contra sua nora e
nora contra [sua] sogra.”
54 Prosseguiu então a dizer também às multidões:
“Quando vedes uma nuvem surgindo nas regiões ocidentais, dizeis imediatamente:
‘Vem uma tempestade’, e assim se dá. 55 E quando vedes
soprar um vento sulino, dizeis: ‘Haverá uma onda de calor’, e assim ocorre. 56 Hipócritas,
sabeis examinar a aparência externa da terra e do céu, mas, como é que não
sabeis examinar este tempo específico? 57 Por que não
julgais também por vós mesmos o que é justo? 58 Por
exemplo, quando vais com o teu adversário em juízo perante um governante,
empenha-te, no caminho, a livrar-te da disputa com ele, para que nunca te
arraste perante o juiz, e o juiz te entregue ao oficial do tribunal, e o
oficial do tribunal te lance na prisão. 59 Eu vos digo:
Certamente não sairás dali até pagares a última moeda pequena de muito pouco
valor.”[1]
Ilustração da figueira
(Luc. 13:1-9)
Naquela mesma época, estavam ali presentes certos
que lhe relataram o caso dos galileus,[2]
cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles. 2 Ele
lhes disse, assim, em resposta: “Imaginais que esses galileus se mostraram
piores pecadores do que todos os outros galileus, porque sofreram tais coisas? 3 Deveras,
eu vos digo que não; mas, a menos que vos arrependais, sereis todos igualmente
destruídos. 4 Ou aqueles dezoito, sobre os quais caiu a
torre de Siloé, matando-os, imaginais que eles se mostraram maiores devedores
do que todos os outros homens que habitam em Jerusalém? 5 Deveras,
eu vos digo que não; mas, a menos que vos arrependais, sereis todos destruídos
da mesma maneira.”
6 Prosseguiu então, contando a seguinte
ilustração: “Certo homem plantara uma figueira no seu vinhedo e veio procurar
fruto nela, mas não achou nenhum. 7 Ele disse então ao
vinhateiro: ‘Já faz agora três anos que venho procurar fruto nesta figueira,
mas não achei nenhum. Corta-a! Realmente, por que devia ela manter o solo
inútil?’ 8 Em resposta, este lhe disse: ‘Amo, deixa-a
também este ano, até que eu cave em volta dela e lhe ponha estrume; 9 e,
se então produzir fruto no futuro, [muito bem]; mas, se não, hás de cortá-la.’”
Explicação das siglas usadas:
it: obra Estudo Perspicaz das Escrituras, publicada pelas Testemunhas de Jeová. O número em
sequência indica o volume.
w:
revista A Sentinela. Os números em sequência indicam,
respectivamente, o ano, o dia e o mês da publicação.
[1] Lit.: “o último lépton”, moeda judaica, de cobre ou de bronze, equivalente a 1⁄2 quadrante, ou a US$ 0,006. – NM, nota sobre Lucas 12:59; It-1, p. 721.
[2] Josefo relata que, para construir um aqueduto para trazer água a Jerusalém duma distância de uns 40 km, Pilatos usou dinheiro do tesouro do templo em Jerusalém. Pelo visto, com o apoio das autoridades do templo, Pilatos usou os bens dedicados ao templo, chamados de “corbã”. Grandes multidões protestaram contra este ato, quando Pilatos visitou a cidade. Pilatos mandou soldados disfarçados infiltrarem-se na multidão e, em dado sinal, atacarem as pessoas, resultando em feridos e alguns mortos entre os judeus. Pelo visto, o projeto foi levado a termo. A fraseologia em Lucas 13:1 parece indicar que os referidos galileus foram mortos bem na área do templo. Talvez Lucas 13:1 se refira a esse incidente. Uma vez que os galileus eram súditos de Herodes Ântipas, o governante distrital da Galileia, tal matança pode ter sido pelo menos um fator contribuinte para a inimizade que existia entre Pilatos e Herodes até a ocasião do julgamento de Jesus. (Luc. 23:6-12) – It-3, p. 268; w05 15/9 p. 11.
O
texto acima unificado da Bíblia Sagrada é baseado na Tradução do Novo Mundo das
Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de
Jeová.
A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações
citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.
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fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
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