Pular para o conteúdo principal

Jesus foi ressuscitado com que corpo? Carnal glorificado ou espiritual? (Parte 4)

Fonte da ilustração: 
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/w20151115/deus-e-amor/


Contribuído.

5 – Respondendo supostas contradições

O que dizer dos relatos onde Jesus aparece comendo, é tocado e diz que possui corpo de carne e osso?

Lucas 24:30, 41-43 – Jesus comeu com os discípulos.
Lucas 24:39 – Jesus diz que um espírito não  tem carne e ossos como os discípulos estavam vendo que ele tinha na ocasião, e pediu para que toquem nele.
João 20:17 – Maria o segurou.
João 20:20 – Ele mostrou seus ferimentos aos discípulos.
João 20:27 – Tomé encostou nas marcas dos pregos nas mãos de Jesus.

É importante salientar que essas coisas que Jesus fez foram na verdade “sinais miraculosos”. Ou seja, milagrosamente Jesus se deu a conhecer de diversas maneiras, provando que havia sido ressuscitado:

Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. – João 20:30, NVI.

1- Jesus, embora se mostrasse com corpo materializado, realizava coisas impossíveis a um corpo de carne.

·    Lucas 24:31 – Jesus desaparece na frente de todos.
· Lucas 24:36 – Jesus aparece de repente no meio dos discípulos.
·    João 20:19 – Jesus entrou numa sala onde as portas estavam trancadas, aparecendo repentinamente no meio dos discípulos.
·    João 20:26 – Novamente, Jesus entra na sala que estava com as portas trancadas, aparecendo repentinamente no meio deles.

2- Jesus se apresentou com diferentes corpos em diferentes ocasiões.

·    Mateus 28:17 – Sua aparência não indicava que era o próprio Jesus; alguns discípulos duvidaram.
·    Lucas 24:15, 16 – Os discípulos o confundiram com um simples visitante de Jerusalém.
·    João 20:14, 15 – Maria o confundiu com um jardineiro.

3- O fato de Jesus ter comido ou ter se materializado para que seus discípulos pudessem tocá-lo também não indica que ele tinha um corpo de carne:
·    Gênesis 6:2, 4 – Nos dias de Noé, anjos se materializaram e foram capazes, inclusive, de ter relações sexuais com mulheres e lhes geraram filhos. – Judas 6.
·    Gênesis 18:2, 7, 8; 19:1, 12 – Anjos, nos dias de Abraão, se materializaram e tomaram uma refeição com ele. Inclusive, foram chamados de “homens”.
·    Juízes 13:3, 6 – Um anjo também é chamado de “homem de Deus”, certamente por sua materialização.

E o que dizer do sinal de Jonas (Mateus 16:4; Jonas 1:17) e do fato de Jesus dizer que reconstruiria o templo em 3 dias (João 2:18-22)? Não deveria ser o mesmo corpo?

O Sinal de Jonas – Embora possua algumas representações similares, o fato de o corpo de Jonas ter sido o mesmo após sair do grande peixe não possui relação com o sinal descrito por Jesus. Isso é querer encontrar literalidade onde não há. O ponto desse sinal é a restrição por três dias que Jonas teve dentro do peixe com a que Jesus teve na morte. – Jonas 1:17; Mateus 12:40.

O Templo, seu corpo. – Esse texto não obriga ao entendimento de que a ressurreição de Jesus seja corporal. Jesus usou de uma metáfora com aplicação à sua ressurreição – esse é o tema. O corpo representava o templo. Da mesma forma como a reconstrução do templo usou materiais novos e não suas antigas ruínas, Jesus também teria de assumir um novo corpo ao ser ressuscitado. No entanto, o foco de suas palavras aqui é sua ressurreição; não visa esclarecer com que espécie de corpo seria ressuscitado. – João 2:18, 22.

6 – Implicações em outras doutrinas básicas da cristandade

Implicação na TRINDADE

Para aqueles que defendem a ideia de que Jesus é o Deus supremo, o Todo-Poderoso, crer que Jesus possui hoje um corpo de carne glorificado cria um grande obstáculo para harmonizar tais doutrinas. – João 10:35.

João 4:24 e 2 Coríntios 3:17 afirmam que DEUS é ESPÍRITO.

LOGO, se Jesus NÃO é ESPÍRITO, NÃO pode ser Deus, por que Deus É espírito.

Obs.: Mesmo sendo espírito, isso não o torna forçosamente Deus, mas poderia ser um anjo também. (Hebreus 1:13, 14) No entanto, o fato de ele NÃO ser um ESPÍRITO já impede sequer a POSSIBILIDADE , ou seja, torna “IMPOSSÍVEL” que Jesus seja Deus.

Implicação no atributo ONIPRESENÇA

Se o corpo de Jesus está preso às regras físicas de um corpo de carne, tampouco ele pode ser onipresente, como afirma a cristandade.

Obs.: Mesmo sendo espírito, isso não implicaria forçosamente em ele possuir esse atributo. Deus é espírito, porém habita nos céus; não é onipresente. – Mateus 6:9[1].

Implicação em questões lógicas

Se Jesus tivesse um corpo físico, mesmo que glorificado, teria necessidades fisiológicas – teria que dormir, comer etc. (Pois esse argumento é usado para provar que sua ressurreição foi física – o fato de ele ter comido com os apóstolos – Lucas 24:41-43.)

Diante do exposto podemos concluir que, sem sombra de dúvidas, Jesus foi ressuscitado com corpo espiritual, tendo como base:

1- Comparação do corpo de Jesus com o Cordeiro Pascoal;
2- Comparação do corpo de Jesus com o véu (cortina) do tabernáculo;
3-O fato de o corpo de Jesus não ter sido encontrado;
4- O fato de as pessoas não reconhecerem Jesus por sua aparência física após sua ressurreição;
5- O fato de Jesus ter realizado coisas que somente um corpo espiritual poderia realizar, como aparecer e desaparecer subitamente e atravessar portas;
6- Evidências diretas de textos que afirmam que Jesus foi ressuscitado com corpo espiritual;
7- Evidências indiretas, onde o texto bíblico deixa implícito esse fato apesar de não estar abordando diretamente sobre o tema;
8-  O fato de Jesus estar no céu e que, para isso, existe uma regra que obriga a pessoa a ser um “ser espiritual”;
9-  O fato de que todas as realizações feitas por Jesus, que poderiam dar a entender que ele tinha um corpo físico, possuírem paralelos nas Escrituras com ações de outros seres espirituais que haviam se materializado.

Veja também:


Nota: 


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Comentários

  1. Ola! Corrijam-me se eu estiver errado, na parte de "O templo, seu corpo." acho que também poderia citar que as escrituras só mencionam um templo nos céus depois da ressurreição de Jesus como citado em Hebreus 9:24 e em muitas partes do livro de Revelação.

    Outro ponto que achei interessante, acho que há muitas partes de Hebreus capítulo 9 que poderiam ser usados para reafirmar que Jesus se desfez de seu corpo físico.
    Eu gostei muito desse artigo de quatro partes, pq esclareceu bem e acabei aprendendo mais, mt bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mas...esse site aceita críticas construtivas ou apenas opiniões que concordam?
    Com toda sinceridade!

    Pode-se postar pontos de vista sobre o assunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeoan.

      Tenho publicado opiniões divergentes dos conceitos apresentados nos artigos desde site, desde que tais opiniões sejam expressas de forma respeitosa.

      Excluir
  3. No caso, a palavra "CARNAL" refere-se ao MESMO CORPO que um indivíduo tinha antes de morrer. Certo!? João 11

    Alguns estudiosos da Bíblia admitem que Assim como Adão, Cristo nasceu com a natureza humana ANTES DA QUEDA, ou seja, sem a maldição do pecado em sua carga genética e natureza.

    Todavia, assim como Adão tinha a possibilidade VOLUNTÁRIA de pecar, Cristo também tinha(no sentido de não cumprir a missão de Deus).

    Isso nos ajuda a entender diversas outras perguntas que as pessoas se fazem.

    Os humanos que viverem aqui NA TERRA restaurada possuirão natureza GLORIFICADA?

    Se sim, por que o texto de 1Cor.15:50 menciona "Reino de Deus" como se tanto no CÉU como na TERRA restaurada "carne e sangue não os herdariam?

    Por essa e outras dilemas, acredito que o corpo de TODOS será GLORIFICADO, porém NÃO O MESMO corpo que é corruptível(que morreu), perecível (que se decompõs) amaldiçoado pelo pecado.

    2 Coríntios 5:1-4

    Veja as palavras: "revestir"(vestir novamente), "não seremos achados nús"(sem corpo), "para que aquilo que é mortal(que morre) seja consumido pela vida"(contrastando com o mortal- consumido pelo imortal).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jean:

      O que entendo é que os humanos serão perfeitos em todos os sentidos assim como Adão e Eva eram antes de pecar. Paulo falou sobre Adão: “O primeiro homem vem da terra e é feito do pó. … Como aquele feito do pó, assim são também os que são feitos do pó.” (1 Coríntios 15:47) Assim, Adão tinha corpo físico como nós temos, porém era um corpo perfeito.
      O verbo “revestir-se”, aplicado à ressurreição dos que irão para o céu, parece ser uma metáfora, pois a morte desses será semelhante à de Cristo, (Filipenses 3:10) o qual não tomou de volta seu corpo físico, mas o deu definitivamente para pagar os pecados da humanidade. – João 6:51.

      Excluir
  4. Sem sombra de dúvidas, realmente Jesus Cristo ressuscitou um ser ESPIRITUAL!

    Mas, por que dizer que ele se tornou um "ESPÍRITO" é PERIGOSO e torna a palavra "ruah"/"peneuma"(espírito), interpretada ao Bel prazer da teologia popular (uma vez é um segmento ABSTRATO e IMPESSOAL[força ativa], e outra vez algo CONCRETO e CONSCIÊNTE[real])?...– hum! como assim!??

    Veja!...

    Após a redenção, teremos, não há duvidas, natureza espiritual. Mas quer isso dizer que seremos imateriais? De maneira nenhuma! Em certa medida, somos espirituais desde a nossa conversão. (1Cor 14:37; Gál 6:1). Somos mesmo classificados como "espírito"¹ (João 3:6). No entanto, o nosso estado material não sofreu a mínima diminuição. Somos tão concretos como antes. O justo que se encontrar vivo por acasião da volta de Cristo, seu corpo se CONVERTERÁ em corpo imortal e/ou Celestial, num tipo de substância que não se decompõe 1 Cor 15:51-54. O ESPÍRITO NÃO PODERIA SUBSISTIR SEM O CORPO, ASSIM COMO NÃO PODE HAVER MÚSICA SEM INSTRUMENTO.

    Teremos, sim, corpos gloriosos, de substância incorruptível, conforme o corpo glorioso (Filipenses 3:21) de Jesus.


    1. Por que os anjos e outros seres são chamados de "espíritos, então?

    A Bíblia é recheada de Figuras de Linguagem que servem de finalidade para deixar os textos mais atrativos.

    Os anjos são chamados de espíritos porque POSSUEM espírito.

    Essa figura de linguagem chama-se SINÉDOQUE. Dize-se, por exemplo, segundo esta figura, "cem tetos" por "cem casa"; "200.000 almas" por "200.000 pessoas" etc e etc.

    Se o significado de "espírito" continuar ainda RELATIVO para a Cristandade, isso vai complicar bastante, tanto em relação ao "espírito santo" que pra maioria é uma ENTIDADE (um espírito que possui um espírito[não faz sentido!]{adventistas}), quanto em um "estado intermediário" espírito desencarnado(pentecostais).

    O universo espiritual POR ENQUANTO está restrito ao campo de nossa MENTE, mas quando da vinda de Jesus Cristo, veremos realmente como as coisas são!

    "Pois atualmente vemos contornos indefinidos por meio de um espelho de metal, mas então será face a face. Atualmente eu conheço em parte, mas então conhecerei de modo exato, assim como eu sou conhecido de modo exato."– Coríntios 13:12

    "pois estamos andando pela fé, não pela vista."–2 Coríntios 5:7

    Baseado nessa cosmovisão, existe um vasto campo de pesquisa da palavra de Deus.

    Outra coisa! Realmente pecam ao afirmar que O CORPO CARNAL continua. Como brilhantemente expuseram neste material!

    Por que naturalmente o corpo se decompõe, e se não, ele é TRANSFORMADO (um "segredo sagrado" como o próprio Paulo afirma [e não os pentecostais! "é "mistériooo"])1 Coríntios 15:51-52

    E algumas pergunta de raciocínio...

    Jesus se materializou dizendo que tinha carne e ossos, ou já era material e apenas em ocasiões especiais realizava milagres miraculosos como atravessar a parede? (Inversão)

    E "sangue e carne não herdarão o REINO DE DEUS"...se na ótica da "matéria é intrisicamente má" esse texto fala de corpo MATERIAL, então tanto no céu quanto na TERRA restaurada não haverá matéria, Certo? Algo que Deus considerou BOM na Criação?

    Partindo da premissa de definição primária de "espírito" o texto de 1 Pedro 3:18(texto base de vocês tjw) pode ser respondido através de seus versos posteriores.

    Obrigado pela oportunidade!

    Jeová vos abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jean:

      Os vários sentidos da palavra “espírito” foram considerados na série de artigos intitulada “Estudo de Pneumatologia”. (Queira ver.) Quanto ao nosso entendimento do assunto da ressurreição, existe tanto essa série de artigos nos quais você está comentando como também nas observações que fiz a você em minhas respostas.

      Abraços e que Jeová também o abençoe por meio de Cristo.

      Excluir
  5. Jesus ressuscitou num corpo espiritual que é um corpo glorificado e/ou celestial!

    Esse versículo CONFIRMA este FATO: Efé.3:21

    O único 'porém', está na questão se realmente foi conservada a sua(de Cristo) CARNE HUMANA ANTERIOR À RESSURREIÇÃO. (como bem elaborado nessa matéria, dizendo que seu corpo foi "queimado" por nós)

    A resposta é: Seu estado(ou carne) humana NÃO SOFREU DECOMPOSIÇÃO, to.da.vi.a sofreu uma TRANFORMAÇÃO, um REVESTIMENTO de corpo celestial glorioso. Seu corpo carnal foi CONVERTIDO em um corpo glorioso...e isso é espiritual !

    Textos que CONFIRMAM essa tese: 1 Cor 15:51-54; 2 Cor 5:1-7

    Portanto, as referências relacionadas à morte de Jesus e seu recebimento de vida "no/em espírito" 1 Ped. 3:18 está relacionada ao "espírito de Cristo" Rom.8:9, pois da mesma forma que a música só existe com um instrumento, o espírito(ou vida) só sub-existe com corpo.

    ResponderExcluir
  6. "2- Jesus se apresentou com diferentes corpos em diferentes ocasiões."

    A imagem no começo da matéria mostra Jesus Cristo em uma forma mais "madura",por assim dizer.

    Acredito que também exista a possibilidade dele não ser reconhecido exatamente por isso... não mudou a fisiologia ou fisionomia, houve porém uma mudança em uma forma de "ancião", até porque Cristo morreu 'novo', com seus 30 e poucos anos. Da mesma forma que mmudamos com o tempo mas NÃO TOTALMENTE; os discípulos estavam muito tristes para reparar o pouco do Jesus adulto que aqui viveu!

    Sei que não é isso, mas esse tópico 2 soou como "reencarnação"!

    Mas, são duas teorias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jean:

      Jesus disse sobre a destinação de seu corpo: “O pão que eu DAREI é a MINHA CARNE a favor da vida do mundo.”

      Assim, seu corpo físico seria o pagamento pelos pecados herdados de Adão. (Romanos 5:12) Por esta razão, Paulo fala da “OFERTA do corpo de Jesus Cristo, de uma vez para sempre”. (Hebreus 10:10) O corpo de Jesus foi OFERECIDO.

      Paulo esclareceu que tal oferta do corpo de Jesus foi prefigurada pelas ofertas queimadas no antigo arranjo da Lei mosaica: “Pois OS CORPOS DAQUELES ANIMAIS cujo sangue é levado para dentro do lugar santo pelo sumo sacerdote, COMO OFERTA PELO PECADO, SÃO QUEIMADOS fora do acampamento. Portanto, Jesus também sofreu fora do portão da cidade para santificar o povo com o seu próprio sangue.” (Hebreus 13:11, 12) Nas ofertas queimadas o adorador não ficava com parte alguma do animal. Ou seja, o animal ofertado não retornava ao ofertante. Assim, parece apropriado entender que o corpo ofertado por Jesus Cristo não retornou a ele. Pois, se Jesus tivesse retomado seu corpo carnal, o resgate pela salvação da humanidade não teria sido pago.

      Excluir
  7. Ótima explicação que desfaz ensinamentos catolicos os quais busca adoração ao corpo carnal de Cristo e veneração a Maria .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)