Pular para o conteúdo principal

A Vida de Jesus – o Evangelho Unificado (Parte 67)

Fonte da ilustração: jw.org
Cura de dois cegos em Jericó
(Mat. 20:29-34; Mar. 10:46-52; Luc. 18:35-43)
E chegaram a Jericó. Ora, quando ele e seus discípulos estavam saindo de Jericó, seguia-lhe uma grande multidão. Chegando ele então perto de Jericó[1], eis que havia dois[2] cegos, sentados à beira da estrada, mendigando. Certo [deles chamava-se] Bartimeu (filho de Timeu).[3] Visto que ouviam uma multidão passar por ali, começou a indagar de que se tratava. Relataram-lhe: “Jesus, o nazareno, está passando por aqui!” Ao ouvirem que era Jesus, o nazareno, que estava passando por ali, principiaram a gritar e a dizer: “Senhor, tem misericórdia de nós, Filho de Davi!”
A isso, muitos [dos] que iam na frente [da] multidão começaram a dizer-lhes severamente que ficassem calados; mas eles gritavam tanto mais [e] ainda mais alto, dizendo: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!” Jesus parou então e disse: “Chamai-os.” E chamaram os cegos, dizendo-lhes: “Coragem! Levantai-vos, ele vos chama.” Lançando de si a sua roupa exterior, pularam de pé e foram ter com Jesus. Tendo-se aproximado, Jesus perguntou-lhe: “Que quereis que eu faça para vós?” Disseram-lhe: “Senhor, faze que os nossos olhos se abram.”
Penalizado, Jesus tocou-lhes os olhos [e] disse-lhe: “Recuperai a vossa vista. Ide, vossa fé vos fez ficar bons.” E eles receberam imediatamente visão, e começaram a segui-lo pela estrada, glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isso, deu louvor a Deus.

Explicação das siglas usadas:

it: obra Estudo Perspicaz das Escrituras, publicada pelas Testemunhas de JeováO número em sequência indica o volume.
w: revista A Sentinela. Os números em sequência indicam, respectivamente, o ano, o dia e o mês da publicação.

Notas:
[1] O livro Archaeology and Bible History (A Arqueologia e a História Bíblica, 1964, p. 295), diz: “A Jericó do tempo de Jesus era uma cidade dupla. . . . A antiga cidade judaica ficava a cerca de uma milha [1,6 quilômetro] da cidade romana.” Assim, é possível que Jesus tenha realizado o milagre quando estava saindo da cidade judaica e se aproximando da cidade romana ou vice-versa. – w08 1/5 p. 31; It-1, p. 311.
[2] Mateus menciona dois cegos, sendo especifico quanto ao número, ao passo que Marcos e Lucas mencionam apenas um cego, restringindo-se ao homem a quem Jesus dirigiu diretamente a palavra. – w88 1/2 p. 5.
[3] [Honrado]. – It-3, p. 712.


O texto acima unificado da Bíblia Sagrada é baseado na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org





Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)