Pular para o conteúdo principal

Lucas 23:40 prova que Jesus é Deus?

Fonte da ilustração: jw.org

Um leitor escreveu:

Um estudante de Teologia me questionou Lucas 23:40.
Na João Ferreira de Almeida diz: “Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação?” – Lucas 23:40.
Ele citou que DEUS estava sendo condenado da mesma forma que os demais malfeitores. Ou seja, um deles reconheceu Jesus como DEUS. 
Como refutar esse raciocínio?
Desde já agradeço!

Resposta:

Ele está simplesmente forçando a aplicação do texto. A menção de “Deus” por um dos malfeitores não significa que tal malfeitor estivesse usando esse termo para Jesus. Inclusive, isso seria impensável, pois seria entender que o malfeitor estaria entendendo que Deus estava pregado numa estaca por meros homens! O próprio malfeitor explicou o que ele queria dizer:

“E no nosso caso isso é justo, pois estamos recebendo o que merecemos pelas coisas que fizemos. Mas este HOMEM [não Deus] não fez nada errado.” (Lucas 23:41) Ou seja, o malfeitor dizia ao outro malfeitor que zombar de um homem inocente seria falta de temor de Deus.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

  1. Essa passagem inclusive ajuda a entender a expressão de espanto de Tomé: "Meu Senhor e Meu Deus!"
    Da mesma forma que o ladrão arrependido não estava se referindo a Jesus como sendo Deus. Tomé também falou de Deus, mas não estava se referindo a Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Imagina, se ele estivesse se referindo à divindade de cristo segundo a trindade, significaria que o malfeitor era mais informado sobre a “veracidade “ da doutrina que os próprios apóstolos que e nenhum momento tinham apoiado tal doutrina que aó começou a tomar forma séculos mais tarde

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)