Pular para o conteúdo principal

“Fé em Jesus” ou “fé de Jesus”? (Parte 3)

Fonte da ilustração: jw.org

As implicações teológicas

Trevin Wax, editor de assuntos bíblicos no LifeWay Christian Resources (“Recursos do Modo de Vida Cristão”), que optava pela tradução “fé (ou fidelidade) de Jesus Cristo, alista abaixo as razões que tinha para isso:

1. Traduzir pístis christou como “fidelidade de Cristo” evita a repetição em passagens-chave.

Romanos 3:21-22 parece estranho se traduzido como “a justiça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, para todos os que têm fé.” Pareceria mais coerente que a intenção de Paulo era “a justiça de Deus por meio da fidelidade de Jesus Cristo, a todos os que têm fé”.

O mesmo poderia ser dito de Gálatas 2:16: “Depositamos a nossa fé em Cristo Jesus, para sermos declarados justos pela fé em Cristo, e não por obras exigidas por lei.” A repetição é evitada se entendida como “depositamos a nossa fé em Cristo Jesus, para sermos declarados justos pela fidelidade de Cristo, e não por obras exigidas por lei”.

2. Traduzir pístis christou como “fidelidade de Cristo” parece dar mais glória a Cristo.

O tema da “união com Cristo” é poderoso na teologia paulina, e faz sentido uma série de passagens. Por exemplo, a KJ traduz Gálatas 2:20 com o genitivo subjetivo: “A vida que vivo hoje na carne eu vivo pela fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”.

Quando incorporada às categorias de teologia da Reforma, a “fidelidade de Cristo” reforça o apoio à doutrina da imputação. ”Somos justificados pela fidelidade de Cristo (sua perfeita obediência à vontade do Pai, a sua fidelidade até a morte em favor do povo da aliança”).

Filipenses 3:9 parece colocar mais ênfase na fidelidade de Cristo, ao invés de à nossa fé, como meio de fornecer a justiça necessária: “Não tendo a minha própria justiça, que é da lei, mas aquela que é através da fé de Cristo, a justiça que é de Deus pela fé.” (KJ).

3. A justaposição da infidelidade de Israel (obras da lei) e a fidelidade de Cristo (através da sua morte) fornece uma interpretação convincente das passagens-chave em Gálatas.

Ardel Caneday escreve: “Em Gálatas, o argumento de Paulo apresenta Cristo Jesus em contraposição à Torá, com a Torá no papel servo de Cristo, como preparação para Cristo, que agora chegou. A colocação antitética de Paulo de pístis christou com “obras da lei” coloca a fidelidade de Cristo Jesus como realizando o que a Lei não poderia fazer.

Mas, após fazer um estudo mais profundo do tema, Trevin Wax mudou seu conceito, preferindo agora a tradução “fé em Jesus Cristo”. Ele afirmou:

“Hoje, estou convencido de que os autores do Novo Testamento pretendiam que o pístis [fé] se referisse à ‘fé em Cristo’ em vez da fidelidade de Cristo.”

Observe, abaixo, seus argumentos em prol dessa tradução:

1. Nenhum dos pais da igreja adiantada ou leitores gregos adiantados dão uma leitura genitiva subjetiva de pístis christou. Na verdade, a discussão nem apareceu.

Barry Matlock escreve: “Não é que a leitura genética subjetiva seja explicitamente rejeitada entre os primeiros leitores gregos ... mas sim que não é mostrada essa opção, nem mesmo qualquer problema e, portanto, o objetivo é lido sem polêmica ou desculpas. O silêncio pode ser muito eloquente, e aqui conta bastante.”

2. O problema de “repetição” não é um problema tão grande como aparece pela primeira vez.

Em Rom. 3:21-22, Paulo provavelmente pretende colocar a ênfase no “todos”: isto é, a justiça de Deus através da fé em Jesus Cristo, para todos os que têm fé.

Também é provável que Paulo use a repetição intencionalmente. Em uma cultura oral, esta é uma técnica comum para obter o objetivo.

3. Gramaticalmente, existem outros lugares onde o genitivo se refere a Cristo como o objeto da ação.

Em Filipenses 3:8, Jesus Cristo é descrito como o objeto do conhecimento. A passagem fala do “valor superior do conhecimento de Cristo Jesus”. Em 1 Tessalonicenses, ele é descrito como o objeto da esperança. O texto grego reza  τῆς ἐλπίδος τοῦ κυρίου ἡμῶν Ἰησοῦ Χριστοῦ (tês elpídos toû kyríou hemôn Iesoû Khristoû; a esperança do Senhor nosso Jesus Cristo). Em ambos os casos, é claro a partir do contexto que Paulo não está falando sobre o conhecimento de Cristo ou a esperança de Cristo, e sim da esperança do cristão em Cristo. Não existe uma razão gramatical porque o mesmo não pode ser verdade para pístis christou (“fé em Cristo” e não “fé de Cristo”).

4. Traduzir pístis christou como “fé em Cristo” não detrai do papel de Cristo na salvação do homem.

A ênfase de Paulo na “fé em Cristo” não prejudica a verdade de que Deus, por meio de Cristo, é o único a produzir a salvação.

O teólogo Michael Bird escreveu: “A fé em Cristo significa confiar-nos ao evento do Evangelho, que inclui o ato teocêntrico de libertação produzido por Deus em Jesus, que inclui a sua vinda, fidelidade, morte e ressurreição. Assim, eu diria que a fidelidade de Jesus está implícita não no nome  pístis [fé], mas em  chrístos [Cristo].”

Concluindo suas observações, Trevin Wax afirma:

“Quanto mais eu estudo, mais estou convencido de que pístis christou deveria ser traduzido como ‘fé em Cristo’.”

De fato, a fidelidade de Cristo abriu o caminho para a salvação, mas a justificação individual também depende da ação do indivíduo em exercer fé em Jesus.

            O último artigo desta série irá avaliar o peso da evidência textual bíblica e o que tal evidência aponta como a tradução correta do assunto em pauta.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)