Pular para o conteúdo principal

Jeová sabia que Adão e Eva pecariam?

Fonte da ilustração: jw.org

Jeová sabia que Adão e Eva pecariam?

Contribuído por A Verdade É Lógica.

Resposta: Não.

Motivo: Jeová não sabe de coisas ainda inexistentes que não dependem Dele, isto é, a futura decisão ainda não tomada em pensamento de um ser inteligente. Se Jeová soubesse que Adão e Eva pecariam, então podemos afirmar que Jeová teria causado isso. Como assim?

O modo de Jeová saber se Adão e Eva pecariam era por ler os seus corações e constatar uma inclinação para o pecado. Mas isso somente poderia ocorrer com seres pecadores, não com humanos sem pecado. Assim, se Jeová soubesse que Adão e Eva pecariam, é porque o próprio Jeová teria criado algo com inclinação ao pecado. Mas sabemos que Adão e Eva eram sem pecado ou fraquezas morais.

O mesmo ocorreu com o anjo que se tornou o Diabo. Sendo que tal anjo era sem pecado antes de ele começar a se contaminar de ambição por decisão própria, Jeová não saberia que ele faria isso a menos que Jeová tivesse causado o Diabo. E nós sabemos que Jeová não causou o Diabo.

Obviamente, porém, que Jeová sabia de todos os efeitos decorrentes das possíveis e variáveis escolhas livres de suas criaturas e nada Lhe era algo impossível de reverter mediante ações que inevitavelmente conduziriam tudo para o desfecho pretendido por Jeová.

Uma coisa que temos que ter em mente é: o futuro depende de Jeová. Portanto, o futuro não pode existir em ato sem o consentimento e conhecimento de Jeová. Assim, podemos afirmar que não existe uma dimensão da realidade na qual o futuro esteja ocorrendo nesse momento. Então, Jeová não espia pela “janela do futuro” para poder saber como o futuro será, como se o futuro acontecesse paralelamente ao presente sem que Jeová o tivesse causado. Jeová sabe o futuro porque ele CAUSA QUE VENHA A SER[1].

Existem vários mundos possíveis, mas Jeová estabelece circunstâncias e limites, os quais fazem com que o mundo seja construído e flua dirigindo-se para seu propósito, e isso sem interferir nas ações livres de suas criaturas inteligentes. Quando Ele direciona certos eventos, então mundos anteriormente possíveis deixam de existir devido à atualização do ordenado por Deus.

Podemos entender isso com a seguinte analogia:

Um navio sai da Europa e vem para o Brasil. Ele chegará ao seu destino. Mas o que ocorre DENTRO do navio depende das pessoas. Da mesma forma, Jeová SABE o futuro da humanidade, mas não porque olhou pela “janela do futuro” e viu que a humanidade se deu bem por conta própria e chegou ao paraíso, mas porque Ele CAUSA QUE VENHA A SER[1]. O que cada um de nós fará durante esse trajeto dependerá de nós e das circunstâncias nas quais Jeová permite que venhamos a estar, fazendo com que tragamos à superfície (realidade em ato) o que está em nosso coração.

Assim, podemos estar certos de que Jeová não viu pela “janela do futuro” que Adão e Eva pecariam, nem que o anjo, outrora justo, se tornaria o Diabo, simplesmente porque não existe a “janela do futuro”. O futuro depende de Jeová. É Ele quem causa o futuro. (Inclusive este é o significado do nome Dele). Portanto, não haveria nenhum sentido dizer que o futuro ocorre em alguma dimensão sem Jeová saber, e que Ele viaja no tempo para descobrir o futuro, mas descobre só partes do futuro.

Jeová não é um viajante do tempo. Jeová CAUSA o futuro que Ele desejar para a humanidade, e permite que os humanos tomem suas decisões durante esse trajeto. Jeová apenas interfere nas decisões de humanos quando isso afeta seu propósito. (Conforme o caso de Ciro, que foi escolhido para libertar Judá; dos astrólogos, que foram avisados por um anjo a não voltar para Herodes; e de Maria, que foi escolhida para ser mãe do Filho de Deus).

A humanidade não pode escolher impedir o paraíso. O Armagedom não vai depender de como os homens vão agir. Jeová CAUSARÁ isso.

Da mesma forma, dizer que Jeová sabia que Adão e Eva pecariam antes de Eva se corromper implica em dizer que Jeová causou isso, pois Jeová não pode saber de uma decisão sem base para isso. (Adão e Eva não tinham inclinação para o pecado).

Por que Jeová sabia que Jó não pecaria? Porque Jeová conhecia o coração de Jó.  Mas Jeová não espiou pela “janela do futuro” para descobrir isso. Se fosse deste jeito, Satanás nem ao menos contestaria algo que Jeová já viu pela “janela do futuro”. O futuro não existe em ato para que Jeová possa dar uma espiada e dizer que ocorrerá. Conforme dito, isso significaria que nada depende de Jeová, e que Jeová seria apenas um viajante do tempo.

Jeová também conhecia o coração de Abraão. Mas a fidelidade dele só pôde ser comprovada após o ato:

“E ele prosseguiu, dizendo: ‘Não estendas tua mão contra o rapaz e não lhe faças nada, pois AGORA SEI deveras que temes a Deus, visto que não me negaste o teu filho, teu único.’” – Gênesis 22:12.

Assim, o futuro não existe em ato para que Jeová espie pela “janela do futuro” e nos conte como será. Jeová direciona os eventos e nada foge do seu controle.

Isso fica mais que claro na seguinte declaração de Jesus.

 “Ou você pensa que não posso apelar ao meu Pai, para que ele me forneça neste momento mais de 12 legiões de anjos? NESSE CASO, COMO SE CUMPRIRIAM AS ESCRITURAS QUE DIZEM QUE AS COISAS TÊM DE ACONTECER DESTE MODO?” – Mateus 26:53, 54.

Notamos aqui que havia COOPERAÇÃO da parte de Jesus para que a profecia se cumprisse. O que prova que o futuro não existe em ato em nenhuma dimensão para que Jeová espie pela “janela do futuro” a fim de descobrir o que ocorrerá, como se Ele não soubesse nem causasse.

Assim, fica claro que, a menos que houvesse algo no coração de Adão e Eva que os delatasse a Jeová, Ele não poderia saber de algo que não existe. Certamente Jeová sabia o RESULTADO de uma rebelião, mas não poderia saber que seres sem pecado pecariam.


Nota:
[1] “Causa Que Venha A Ser” é o significado do nome divino Jeová.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Comentários

  1. Boa noite Sr. Apologista

    O assunto foi bem abalizado,inclusive a matéria: w11 15/4 p. 28 Lembra-se?
    Deus sabia que Adão e Eva pecariam?
    Não. Jeová os dotou de inteligência e de livre-arbítrio, com a capacidade de poderem escolher obedecer, ou não. Embora Deus possa prever o futuro, ele usa essa habilidade de modo seletivo. — 1/1, páginas 13-15.

    Acredito que os seguintes comentários abaixo acrescidos ao artigo seriam pertinentes:
    w11 1/1 p. 14 Deus sabia que Adão e Eva pecariam?
    Mesmo assim, alguém talvez questione: ‘Mas como é possível que um Deus todo-sábio não soubesse o que ia acontecer?’ De fato, um aspecto da grande sabedoria de Jeová é sua capacidade de saber ‘desde o princípio o final’. (Isaías 46:9, 10) No entanto, ele não precisa usar essa capacidade, assim como ele nem sempre precisa usar plenamente seu imenso poder. De maneira sábia, Jeová usa sua habilidade de prever as coisas de forma seletiva, quando isso é necessário e de acordo com as circunstâncias.

    *** w11 1/1 p. 15 Deus sabia que Adão e Eva pecariam? ***
    O amor foi a principal razão de Jeová ter escolhido não saber de antemão que Adão e Eva pecariam
    Também o artigo:
    *** w70 15/12 p. 746 par. 10 A lei justa do rei eterno é a verdade ***
    . A lei, de não comer de certa árvore, servia para testar a obediência de Adão ao Projetista e Controlador legítimo da criação, e o reconhecimento da soberania de seu Criador e Legislador por parte de Adão.




    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)