Pular para o conteúdo principal

João 10:27-30 e a doutrina da predestinação

Fonte da ilustração: jw.org


Um leitor escreveu:

Olá, apologista. Conversando com um batista, eles usam como base João 10:27-30 para apoiar a doutrina de que “uma vez salvo, salvo para sempre”.  Como posso refutar esse raciocínio?  
Desde já, um muito obrigado.

Resposta:

Lemos em João 10:27-30: “Minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou vida eterna, e elas jamais serão destruídas, e ninguém as arrancará da minha mão. O que o meu Pai me deu é maior do que todas as outras coisas, e ninguém pode arrancá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um.”

O que Jesus quis dizer é que ele se responsabiliza pelas pessoas que são realmente ovelhas dele, não permitindo que sejam destruídas em sentido espiritual, ou desviadas do rebanho.

Por outro lado, diversos textos mostram que os discípulos de Cristo precisam perseverar até o fim para serem salvos, o que seria desnecessário se não houvesse possibilidade de desvio:

“Mas quem perseverar até o fim será salvo.” – Mateus 24:13.

“E vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim será salvo.” – Mateus 10:22.

“Pela sua perseverança, vocês preservarão a sua vida. – Lucas 21:19.

“Pois vocês precisam de perseverança, a fim de que, depois de terem feito a vontade de Deus, recebam o cumprimento da promessa.” – Hebreus 10:36.

“Feliz aquele que continua a perseverar em provação, porque ao ser aprovado receberá a coroa da vida, que Jeová prometeu aos que continuam a amá-lo.” – Tiago 1:12.

“Não tenha medo das coisas que você está para sofrer. O Diabo continuará lançando alguns de vocês na prisão, para que sejam plenamente provados, e vocês terão tribulação por dez dias. Mostre-se fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.” – Apocalipse 2:10)

“Venho depressa. Persista em se apegar ao que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.” – Apocalipse 3:11.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org



Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)