Pular para o conteúdo principal

Daniel 10:13 prova que o arcanjo Miguel não é Jesus Cristo?

Fonte da ilustração: jw.org

Contribuído por A Verdade É Lógica.

Um argumento frequentemente usado para tentar refutar a identidade de Miguel com o Senhor Jesus Cristo é o texto de Daniel 10:13, que declara: “[...] eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me [...].”  Almeida Corrigida e Revisada Fiel.

Os que discordam de que Miguel seja Jesus Cristo dizem que a expressão “um dos primeiros príncipes” mostra que Miguel não é o único, e, sendo que Jesus é o único, eles não são a mesma pessoa.

No entanto, tal argumentação é frágil por 3 motivos:

1) Ela implica em alegar que não poderiam existir outros primeiros (maiores) príncipes caso Jesus seja Miguel. Tal alegação é falsa, pois há seres celestiais poderosíssimos, uns mais que outros – sendo Jesus um deles;

Jó 38:8 diz que “todos os filhos de Deus começaram a bradar em aplauso” ao verem a criação do mundo. Dentre eles estava o Unigênito. Jesus é um dos filhos de Deus, mas também é O FILHO. Assim como Miguel é um dos maiores príncipes, mas é também O Príncipe.

2) Quanto `a alegação de que, por Miguel ser um dos “primeiros príncipes”, ele obrigatoriamente não poderia ser o mais destacado deles, tal afirmação também é falsa. Miguel pode muito bem ser “um dos primeiros príncipes” e ao mesmo tempo ser o mais destacado e único em sua posição;

E também vemos na expressão “VOSSO Príncipe” (não “um dos vossos príncipes”) que Miguel REINA ou age com autoridade REAL e que é ELE o escolhido para ser o Príncipe.  Daniel 10:21.

3) Tal declaração também ignora o que Daniel 12:1 diz:

“[...] Miguel, o grande príncipe.”

Daniel 10:21 diz: “E não há ninguém que se mantenha forte comigo nestas [coisas] EXCETO Miguel, vosso príncipe.”

Neste texto vemos INDISCUTIVELMENTE a singularidade de Miguel na expressão “exceto Miguel”, ou somente Miguel.

Note que Daniel diz claramente:

A) Miguel é um dos primeiros príncipes;

Mas, ao mesmo tempo:

B) Miguel é O GRANDE PRÍNCIPE;

C) “Somente Miguel” se mantinha forte com o anjo enviado a Daniel;

Em suma, existem outros grandes ou “primeiros príncipes”, e Miguel é um destes, mas é também o maior e singular entre tais, pois só ele é dito como “o grande príncipe”, e “exceto Miguel” (o único que se mantinha forte com o anjo enviado a Daniel).

          The International Standard Bible Encyclopedia (Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional, 1930, Vol. 3, página 2048) declarou:



Tradução:

Os eruditos protestantes anteriores geralmente identificaram Miguel com o Cristo pré-encarnado, encontrando apoio para sua visão, não apenas na justaposição do “filho” e do arcanjo em Rev. [Apocalipse] 12, mas também nos atributos referidos a ele em Dnl [Daniel] (para um uma discussão completa ver Hengstenberg, Offenbarung, I, 611-222 e uma interessante pesquisa em inglês pelo Dr. Douglas no BD da Fairbairn). JOHN A. LEES.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org


Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)