Pular para o conteúdo principal

“Não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” – em que sentido?


Fonte: jw.org


Lemos em Atos 4:12: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” – Nova Versão Internacional.

Alguns, focalizando a atenção na frase “debaixo do céu não há nenhum outro nome” (além do nome de Jesus), entendem que o Nome divino, Jeová, não tem importância na salvação da humanidade. Essa conclusão é reforçada pelo fato de os tradutores da Bíblia terem eliminado ou diminuído amplamente o nome Jeová de suas traduções, substituindo-o por títulos tais como “Senhor”. Mas o que Atos 4:12 quer realmente dizer?

Uma expressão-chave despercebida no texto

Observe que o texto bíblico em análise afirma que “debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. A expressão “pelo qual” faz toda a diferença no entendimento correto dessa passagem. Em grego, “pelo qual” é tradução da expressão ἐν (en hoi), soma da preposição ἐν (literalmente “em”) com o artigo definido “o” no caso dativo.

De acordo com o Léxico Grego de Thayer, “a expressão ἐν ᾧ [en hoi] varia em significado de acordo com o sentido variável de ἐν”.[1]



A obra Acts – Baker Exegetical Commentary on the New Testament (“Atos – Comentário Exegético de Baker sobre o Novo Testamento”), do PhD e professor sênior de pesquisa do Novo Testamento no Dallas Theological Seminary Darrell L. Bock, comenta o seguinte sobre o texto de Atos 4:12:

4: 12 A conclusão teológica do discurso vem aqui. Simplificando, Pedro diz que não há nenhum outro lugar para buscar a salvação. Os dois usos de ἐν (en) para fazer referência a Jesus indicam os meios (Moule 1959: 77). Assim, a salvação não vem por meio de mais ninguém, nem há outro nome pelo qual alguém possa ser salvo. A observação é significativa, pois ninguém teve melhor acesso ao caminho e à revelação de Deus do que os judeus a quem Pedro fala. No entanto, até mesmo eles precisam dele. Na verdade, a frase “Não há em nenhum outro” (οὐκ ... ἐν ἄλλῳ οὐδενὶ, ouk ... en allõ oudenì) aparece antes do sujeito “salvação” em grego para enfatizar o ponto. Não há mais ninguém além de Jesus que tem os meios para proporcionar salvação, até mesmo aos judeus que têm acesso à revelação de Deus.

Pedro prossegue explicando (γρ, gar [a saber]) que nenhum outro nome existe debaixo o céu por meio do qual é apropriado (δεῖ, dei) ser salvo. Robertson 1934: 749 fala de quão exclusivamente ἕτερον (heteron, outro) é usado aqui. Todos os outros nomes não podem salvar. A frase ἐν  (en hõ) funciona como introdução a uma cláusula relativa: “por meio de quem é necessário ser salvo “(BDF §412.4). A expressão da necessidade em Lucas focaliza a vontade divina […].

[…]

Para Pedro, Jesus é o único caminho para a salvação. Witherington (1998: 194) observa corretamente, “Pedro [e/ou Lucas] não é defensor das noções modernas de pluralismo religioso” (também João 14:6; Hb 2:3; 1 Tim. 2:5). Marshall (1980: 100) afirma que esta é a consequência da ideia de que somente Jesus foi exaltado à mão direita de Deus(Negrito acrescentado.) 




Observe que o estudioso acima destaca que a preposição ἐν (en) em Atos 4:12 indica que Jesus é o meio, o instrumento “por meio” de quem, ou “por intermédio” do qual a salvação é fornecida à humanidade. Jesus é o “caminho” (o acesso) à salvação e à aproximação a Deus, e não a origem da salvação, que é Jeová. Como intermediário da salvação, não há “outro nome debaixo do céu” a não ser o nome de Jesus. Por outro lado, como Autor ou Origem da salvação, não há outro a não ser o nome de Jeová. Referindo-se a si mesmo como Fonte, Autor e Origem da salvação, Jeová declarou: “Eu sou Jeová, e além de mim não há salvador.” – Isaías 43:11.

Os textos citados pelo pesquisador adrede citado mostram o papel intermediário de Jesus Cristo:

“Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim [“através de mim”, O Livro].” – João 14:6.

“Como escaparemos nós, se tivermos descuidado de tão grande salvação? a qual, tendo sido anunciada ao princípio mediante o Senhor [Jesus], foi confirmada a nós pelos que a ouviram.” – Hebreus 2:3, Sociedade Bíblica Britânica.

“Pois há um só Deus e um só mediador [isto é: intermediário] entre Deus e os homens: um homem, Cristo Jesus.” – 1 Timóteo 2:5.

A obra Suffering in Romans, de Siu Fung Wu, faz uma análise da expressão ἐν  (en hoi) em Romanos 8:15, texto em que lemos:

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual [ν  (en hoi)] clamamos: Aba, Pai.” – Almeida Corrigida Fiel.

A Nova Versão Internacional e a Bíblia Pastoral traduzem  en hoi como “por meio do qual”.

E o livro Suffering in Romans traz o seguinte comentário:

Junto com não poucos comentaristas, eu tomo o ἐν  [en hoi] em Romanos 8: 15c como “por quem”. Ou seja, é pela capacitação do Espírito de υοθεσα [huiothesía, adoção] que “clamamos” (κρζω [krázo]) “Abba Pai” (Αββα πατήρ [Abba patér]). […] (Negrito acrescentado.)


Assim, a expressão ἐν  [en hoi] diz respeito à atuação do espírito santo como instrumento na unção e no estreitamento da relação dos cristãos com Deus, o Pai.  Numa nota de rodapé, a mesma obra afirma: 

Nas palavras de Moo, Romanos, 502, o Espírito pode ser pensado “como o agente através do qual a filiação do crente é concedida e confirmada”. (Negrito acrescentado.)
 


Conclusão

Portanto, Atos 4:12 afirma que, do ponto de vista do instrumento ou meio da salvação, “não há salvação em nenhum outro” além de em Jesus Cristo, e “debaixo do céu não há nenhum outro nome” além do nome de Jesus Cristo. Por outro lado, do ponto de vista do Autor ou Origem da salvação, “além de [Jeová] não há salvador”. (Isaías 43:11) Lemos em 1 João 4:14: “O Pai enviou seu Filho como salvador do mundo.” E João 3:17 declara: “Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para que ele julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.” Sim, Jesus é o intermediário da salvação, e é para este fato que aponta Atos 4:12.


Referências:

Bock, Darrell L. Acts – Baker Exegetical Commentary on the New Testament. Disponível em: <https://books.google.com.br/books>.

Bock, Darrell L. Biografia. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Darrell_L._Bock>.

Wu, Siu Fung. Suffering in Romans. Disponível em: <https://books.google.com.br/books>.


Nota:
[1] Disponível em: <https://biblehub.com/greek/1722.htm.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org












Comentários

  1. Mais um argumento destruído com sucesso.
    parabéns Apolo Epifânio que a fonte suprema da salvação Jeová continue lhe abençoando nessas magnificas defesas.

    ResponderExcluir
  2. Apolo, recebi esse argumento de um evangélico e achei bem pertinente:
    "Atos dos Apóstolos 17: 31. Porque determinou um dia em que julgará o mundo com o rigor de sua justiça, por meio do HOMEM que para isso estabeleceu. E, quanto a isso, Ele deu provas a todos, ao ressuscitá-lo dentre os mortos!” - Bíblia KJA Offline

    O Julgamento de Deus virá por meio de um homem e não por meio a um espírito.

    A palavra homem aqui no grego e Aner que significa alguém do sexo masculino, mas a raiz que gerou a palavra Aner seria:
    Anthropos termo usado para distinguir seres humanos de outros seres. Portanto Portanto palavra homem não indica alguém apenas do sexo masculino, mas tbm se referindo exclusivamente alguém cuja natureza não pode ser outra a não ser um ser humano que possui natureza física. Portanto o julgamento irá ocorrer por meio de um homem.

    Paulo diz que o mediador entre Deus e os homem chama-se JESUS CRISTO O HOMEM

    1 Timóteo 2: 5. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem. - Bíblia KJA Offline

    Homem aqui se refere a natureza física de Jesus! Jesus não é um espírito imaterial."

    Poderia fazer um artigo acerca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Vyktor.

      Posso sim fazer um artigo. Mas já vale ressaltar que as referências a Jesus como homem dizem respeito à época em que ele era humano e não estão afirmando que ele continuou sendo humano. Pois as Escrituras mostram que Jesus foi ressuscitado como pessoa espiritual. - 1 Pedro 3:18; 1 Coríntios 15:44, 45.

      Excluir
    2. Bom, verificando no texto grego Família 35 do Pickering, podemos ter uma visão mais clara do que ver esse texto traduzido em alguma versão.
      Podemos ver que do modo que esse texto está escrito pode-se ler:
      "...e apenas um mediador entre Deus e os Homens: Cristo Jesus, ó homens!"
      "Εἷς γὰρ Θεός, εἷς καὶ μεσίτης Θεοῦ καὶ ἀνθρώπων — ἄνθρωπος! — Χριστὸς Ἰησοῦς," (F35+ Προς Τιμόθεον Α 2:5)

      Excluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)